“Criança Ativa” dos Jogos do Alto Alentejo junta centenas de “mini atletas” em Elvas esta terça-feira

A 24.ª edição dos Jogos do Alto Alentejo chegou ao fim este domingo, dia 21 de junho, em Nisa, mas a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) continua a promover iniciativas que aliam o desporto à inclusão e à educação. Neste âmbito, o Estádio Municipal de Atletismo de Elvas recebe esta terça-feira, 23 de junho, a atividade “Criança Ativa”, que reunirá centenas de crianças dos 15 concelhos do distrito de Portalegre.

A iniciativa, organizada no âmbito dos Jogos do Alto Alentejo, resulta de uma parceria da CIMAA com a Câmara Municipal de Elvas e tem como principal objetivo incentivar a prática desportiva entre os mais jovens, proporcionando-lhes contacto com diferentes modalidades. As atividades terão lugar no Estádio Municipal de Atletismo de Elvas, a partir das 9 horas.

“Mais uma iniciativa que demonstra a abrangência que a Câmara Municipal tem. Ainda há bem pouco tivemos o Kids Athletics, com uma panorâmica muito agradável naquele estádio de atletismo, e vamos ter a ‘Criança Ativa’, que tem a ver com todo o distrito de Portalegre. Esperamos mais um evento de grande animação e colorido com os nossos miúdos, porque é importantíssimo criarmos nos mais jovens hábitos de vida saudáveis que possam ter continuidade no tempo”, diz o vereador da Câmara Municipal de Elvas, Hermenegildo Rodrigues.

O autarca sublinha ainda o papel do desporto no desenvolvimento das crianças, quer ao nível do bem-estar físico, quer na vertente social e educativa. “Todos sabemos que hoje é reconhecido o valor do desporto na formação, no bem-estar e também na intervenção social. Este é mais um evento que acolhemos de braços abertos, reforçando a aposta que o município tem vindo a fazer nesta área”, acrescenta.

A atividade contará com a participação de crianças provenientes de todo o distrito, sendo cada município responsável pelas inscrições e pelo transporte dos participantes até Elvas.

Ao longo da manhã, os jovens terão oportunidade de experimentar várias modalidades desportivas através de jogos lúdicos e atividades recreativas. Para além do atletismo, estarão representadas, entre outras, modalidades como o futebol e o voleibol.

Segundo Hermenegildo Rodrigues, o objetivo passa por dar a conhecer a diversidade da oferta desportiva existente na região. “Pretendemos oferecer aos miúdos a possibilidade de contactar com várias modalidades que se praticam no nosso distrito, para que conheçam a vasta oferta disponível e possam encontrar aquela que melhor corresponde aos seus interesses”, conclui.

“Criança Ativa” promete, assim, transformar o Estádio Municipal de Atletismo de Elvas num espaço de convívio, aprendizagem e promoção de estilos de vida saudáveis, envolvendo centenas de crianças numa jornada dedicada ao desporto e à diversão.

Campo de jogos de Degolados reabre após obras de recuperação dos estragos provocados pelo tornado

Mais de um ano depois dos danos causados pelo tornado que atingiu a freguesia de Degolados, no concelho de Campo Maior, em maio de 2025, o campo de jogos local voltou a abrir portas à população, após uma intervenção de recuperação promovida pela Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal.

O fenómeno meteorológico provocou estragos significativos naquela infraestrutura desportiva, afetando o relvado sintético, os balneários, o bar e vários anexos do recinto. A situação motivou a autarquia a avançar com obras de requalificação para devolver o espaço à comunidade.

O presidente da Junta de Freguesia de Degolados, Florival Cirilo, explica que a recuperação do campo Rogério Martins era uma prioridade para o executivo. “Eu mesmo antes de entrar para este novo mandato, tinha aqui esta pedra no sapato, porque custava-me muito ver o campo fechado desde maio de 2025, que foi quando o tornado assolou Degolados e danificou as instalações desportivas”, refere.

Segundo o autarca, a intervenção tornou-se essencial para garantir que os jovens e restantes utilizadores voltassem a usufruir de um equipamento considerado importante para a freguesia. “Eu e o meu executivo queríamos reparar, assim que possível, o campo de futebol, porque não fazia sentido termos aquelas instalações dignas e a juventude não estar a usufruir daquele espaço”, sublinha.

As obras contaram com o apoio financeiro do Município de Campo Maior e representaram um investimento na ordem dos 15 mil euros. Além da recuperação do relvado sintético, foram reparados diversos elementos danificados pelo tornado. “Ficaram paus na vedação todos danificados. O tornado danificou todo aquele espaço, a vedação exterior, e foi tudo reparado. Agora aproveitámos e pintámos toda a envolvente do recinto desportivo, retirámos todas as ervas e reparámos alguns buracos que ficaram no espaço. Enfim, reparámos tudo aquilo que ficou danificado pelo tornado”, explica Florival Cirilo.

Com a reabertura do campo, a Junta de Freguesia pretende incentivar a prática desportiva e devolver à população um espaço de convívio e lazer. “Aquilo que nós, o Executivo, pretendíamos é que os jovens e não só, todos aqueles que queiram fazer desporto, usufruam do espaço. São essas as nossas competências: proporcionar a todos a prática desportiva e era do interesse recuperar o espaço e devolvê-lo à população”, conclui o presidente da Junta de Freguesia de Degolados.

Campo Maior de luto pela morte de Francisco Fonenga

O concelho de Campo Maior está de luto pelo falecimento de Francisco Manuel Pepino Fonenga, figura amplamente reconhecida pelo seu percurso cívico, político e associativo.

Nascido a 24 de abril de 1948, Francisco Fonenga destacou-se ao longo da sua vida pelo serviço prestado à comunidade, tendo exercido funções como deputado da Assembleia da República, eleito pelo círculo eleitoral de Portalegre. A sua carreira política ficou igualmente marcada pelo desempenho do cargo de vereador a tempo inteiro na Câmara Municipal de Campo Maior.

Para além da atividade política, Francisco Fonenga teve uma forte ligação ao movimento associativo local, integrando as direções do Sporting Clube Campomaiorense e do Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes, instituições onde deixou um legado de dedicação e compromisso.

Em nota de pesar, o Município de Campo Maior manifestou o seu profundo pesar pelo falecimento de Francisco Fonenga, destacando o seu contributo para o concelho e para a região.

Neste momento de dor, a autarquia apresentou as mais sentidas condolências à família e amigos de Francisco Manuel Pepino Fonenga, associando-se ao luto de todos aqueles que com ele privaram e trabalharam ao longo dos anos.

Politécnico de Portalegre em Bruxelas para reunião do Conselho de Reitores da EU4DUAL

O Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre participou na recente reunião do Conselho de Reitores da EU4DUAL – European University Alliance for Dual Education, reforçando o compromisso da instituição com uma estratégia de internacionalização cada vez mais ambiciosa e alinhada com os desafios do ensino superior europeu.

A EU4DUAL é uma aliança europeia que reúne universidades e instituições de ensino superior de vários países europeus, promovendo um modelo inovador de formação dual que articula ensino, investigação e ligação às empresas. Para o Politécnico de Portalegre, esta aliança representa uma oportunidade estratégica para ampliar a sua presença internacional, aumentar a mobilidade de estudantes, docentes e investigadores e desenvolver projetos conjuntos de elevado impacto académico e económico.

Entre os principais temas abordados na reunião esteve a preparação de novos cursos de mestrado e doutoramento em associação entre as instituições parceiras da aliança. Estas ofertas formativas internacionais permitirão aos estudantes beneficiar de percursos académicos partilhados, experiências multiculturais e acesso a redes de conhecimento e investigação de dimensão europeia, reforçando a atratividade e competitividade do Politécnico de Portalegre.

Um dos aspetos mais distintivos da EU4DUAL é a sua forte ligação ao tecido empresarial europeu, contando com a colaboração de empresas de referência mundial como a Mercedes-Benz, a BMW, a Airbus, a SAP, entre outras. Esta proximidade ao setor empresarial constitui uma mais-valia para os estudantes e investigadores, facilitando o desenvolvimento de projetos aplicados, estágios internacionais, inovação colaborativa e oportunidades de empregabilidade altamente qualificadas.

A participação ativa do Politécnico de Portalegre na EU4DUAL confirma o seu posicionamento como uma instituição aberta ao mundo, comprometida com a excelência académica, a inovação e a construção de uma formação superior cada vez mais internacional, interdisciplinar e orientada para os desafios da sociedade e da economia europeias.

MAEE acolhe “Cinema no Pátio”

O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires (MAEE) recebe, no próximo dia 25 de junho, quinta-feira, pelas 21h30, a iniciativa “Cinema no Pátio”, proporcionando ao público uma experiência cultural ao ar livre num dos espaços mais emblemáticos da cidade.

Nesta sessão será exibido o documentário “Os Portugueses”, da autoria de Vicente Alves do Ó, uma obra cinematográfica que convida à reflexão sobre a identidade, a memória e as vivências da sociedade portuguesa, através de diferentes testemunhos e perspetivas.

A iniciativa integra a programação cultural promovida pelo Município de Elvas e pretende aproximar a comunidade do cinema e das artes visuais, valorizando simultaneamente os equipamentos culturais do concelho e criando momentos de convívio e partilha entre os participantes.

A entrada é livre e aberta a toda a população, sendo esta mais uma oportunidade para desfrutar de uma noite de verão dedicada à cultura, num ambiente acolhedor e de grande beleza patrimonial, como é o pátio do MAEE.

“Cidade Pre0cupada” transforma Montemor-o-Novo e Casa Branca em palco de criação artística

A “Cidade Pre0cupada”, a decorrer até 28 de junho, volta a ocupar Montemor-o-Novo e a aldeia de Casa Branca com uma programação multidisciplinar centrada na criação artística, na experimentação e na participação comunitária.

Promovido pelas Oficinas do Convento, o evento assume-se como uma plataforma de encontro para práticas culturais desenvolvidas fora dos circuitos dominantes, promovendo a coexistência de diferentes linguagens artísticas sem hierarquias.

“A Cidade Pre0cupada é um evento multidisciplinar que vai na sua 17ª edição e que pretende divulgar ideias e conceitos criativos que escapam ou pretendem escapar à esfera do convencional. A nossa programação é distribuída entre a cidade de Montemor e a aldeia de Casa Branca e pretende assumir-se enquanto uma plataforma de apresentação e encontros para práticas culturais desenvolvidas fora dos circuitos dominantes”, refere Joana Sacristão, gestora de comunicação das Oficinas do Convento.

A responsável sublinha ainda a diversidade da programação e a lógica de igualdade entre áreas artísticas: “Nós todos os anos temos uma série de atividades que se dividem entre oficinas, música, cinema, caminhadas, exposições. Estas atividades alteram-se todos os anos e pretendem aumentar a participação comunitária, numa coexistência sem hierarquias. Não damos mais ou menos visibilidade, sendo música, teatro ou o que seja.”

A programação, que se renova anualmente, é dirigida a diferentes públicos e de participação gratuita, reforçando o caráter comunitário da iniciativa.

Entre os destaques desta edição encontra-se o Open Studio de Sérgio Carronha, integrado no projeto Terracronia, no âmbito de Évora Capital da Cultura, bem como uma caminhada com workshop orientada por Sara Anjo, que propõe uma experiência pelo rio, cruzando prática artística e território.

O evento integra ainda várias oficinas para crianças e adultos e um conjunto de exposições distribuídas pelo território. Destaca-se a mostra “Pianos Preparados e outras entranhas”, patente no edifício da Associação Operária Montemorense, junto ao Jardim Público.

Com a edição já em andamento, a “Cidade Pre0cupada” reforça o seu papel como espaço de experimentação cultural e encontro comunitário em Montemor-o-Novo e Casa Branca.  

Weekend’Art poderá transformar-se num festival no futuro

A quarta edição do Weekend’Art chega ao fim este domingo, 21 de junho, após três dias de animação no Jardim das Laranjeiras, em Elvas. Promovido pela associação Gota d’Arte, o evento reúne música ao vivo, dança, feira de artistas, demonstrações de artes marciais e diversas atividades culturais, consolidando-se como uma referência no panorama artístico local.

O crescimento registado ao longo das últimas edições faz com que a organização já olhe para o futuro com ambição. O presidente da direção da Gota d’Arte, Luís Rosário, revela que o objetivo passa por transformar o Weekend’Art num verdadeiro festival.

“O nosso objetivo é tornar este evento num festival. Ano após ano temos vindo a dar-lhe um bocadinho mais de dimensão. A Feira dos Artistas tem vindo a crescer e acreditamos que há potencial para continuar a evoluir”, assegura.

Apesar da ambição, Luís Rosário reconhece que a organização do evento já representa um desafio significativo, devido ao elevado número de participantes, expositores e contactos envolvidos. Além disso, aponta limitações logísticas, nomeadamente ao nível das infraestruturas disponíveis, como os stands utilizados, que também servem outros eventos da cidade, como o Festival Medieval.

Ainda assim, o responsável acredita que existe margem para ampliar a iniciativa. Entre os objetivos está aumentar o número de artistas presentes e criar condições para que os visitantes possam permanecer mais tempo em Elvas durante o fim de semana.

“Porque não pensar que, de hoje para amanhã, as pessoas que visitam Elvas nestes dias possam passar cá o fim de semana e pernoitar num espaço agradável, como é o Jardim das Laranjeiras? Poderá ser um sonho, um objetivo, como lhe quiserem chamar”, remata.

Com uma adesão crescente de artistas e público, o Weekend’Art continua a afirmar-se como uma montra da criatividade e da cultura local, alimentando a expectativa de que, num futuro próximo, possa ganhar uma nova dimensão e assumir o formato de festival.

Clubes de Verão voltam a animar férias das crianças de Campo Maior entre julho e agosto

Entre 1 julho e 31 de agosto, as crianças de Campo Maior voltam a poder ocupar as suas férias, com diversas atividades, no decorrer de mais uma edição dos Clubes de Verão.

Idas à piscina e visitas a vários espaços museológicos da vila, a par de muitas atividades divertidas, serão apenas alguns dos ingredientes deste programa municipal, para o qual já se encontram abertas as inscrições.

Com isto, a Câmara Municipal, tal como explica a vereadora Paula Jangita, procura apoiar as famílias, numa altura em que os mais novos estão de férias, ao mesmo tempo que proporciona às crianças um conjunto diversificado de atividades lúdico-desportivas. “Vamos ter monitoras e formadoras com as crianças e serão promovidas algumas atividades, para que elas se sintam acompanhadas, ao mesmo tempo que damos apoio às famílias”, refere a autarca.

Prometendo algumas novidades no que concerne às atividades a serem desenvolvidas com os mais novos, Paula Jangita espera que tudo possa “correr bem” e que as crianças “aproveitem a experiência”.

A iniciativa é destinada a crianças dos cinco aos dez anos, com a Câmara Municipal a permitir um total de cem inscrições.

Contrariamente ao que acontecia até aqui, os Clubes de Verão não terão, desta vez, o seu quartel-general no Centro Comunitário da vila. “Vamos ter uma alteração de espaço, mas depois, atempadamente, essa informação irá ser transmitida aos pais e aos seus encarregados de educação das crianças que estiverem inscritas nas atividades dos Clubes de Verão”, revela ainda a vereadora.

Os Clubes de Verão vão funcionar ao longo de dois meses, com interrupção entre os dias 8 e 16 de agosto, por ocasião das Festas do Povo. As inscrições podem ser feitas no Centro Comunitário.

João Grilo vence Federação de Évora do PS e Tiago Teotónio Pereira lidera em Portalegre

O presidente da Câmara Municipal do Alandroal, João Grilo, foi eleito presidente da Federação Distrital de Évora do Partido Socialista, após ter sido o único candidato a apresentar-se a sufrágio nas eleições internas realizadas esta semana. A candidatura de João Grilo à liderança da estrutura socialista distrital tinha sido anunciada em maio e acabou por receber a confiança dos militantes para conduzir a federação nos próximos anos.

No distrito de Portalegre, Tiago Teotónio Pereira foi eleito presidente da Federação Distrital do PS, sucedendo a Luís Testa, que deixou o cargo após integrar a direção nacional do partido. A candidatura “Novo Impulso: Servir o Alto Alentejo”, liderada por Tiago Teotónio Pereira, defendia a renovação da estrutura partidária e uma maior mobilização dos militantes em torno dos desafios da região. 

Escolas de Karaté de Elvas e Monforte participaram no Weekend’Art 2026

As escolas de Karaté do MotoClube Alentejano de Elvas e do Karate Kontact Monforte participaram, uma vez mais, no Weekend’Art 2026, promovendo uma aula aberta ao público no Jardim das Laranjeiras. A iniciativa permitiu dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos praticantes e incentivar a comunidade a contactar de perto com esta modalidade marcial.

Orientadas pelo Sensei Paulo Ramalhete, recentemente reconduzido como representante em Portugal da World Koshiki Karatedo Federation (WKKF), as duas escolas aproveitaram o evento para mostrar o trabalho realizado em prol da formação desportiva e pessoal dos seus atletas. Os grupos preparam agora a participação nas 25 Horas de Karaté, em Cortegaça, no próximo mês de setembro, iniciativa integrada nas comemorações dos 25 anos da Associação de Karaté do Porto (AKP), entidade na qual ambas estão filiadas.