Jogos do Alto Alentejo: “um exemplo a nível nacional” de união, desporto e valorização do território

A 24ª edição dos jogos do Alto Alentejo envolveu, ao longo de quatro meses, entre março e junho, mais de quatro mil participantes em atividades desportivas relacionadas com mais de 30 modalidades.

Organizada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), a iniciativa, dirigida a públicos de todas as idades, terminou no passado domingo, 21 de junho.

Em declarações à Rádio ELVAS, o 1º secretário executivo da CIMAA, Carlos Nogueiro, destaca o facto de esta ter sido a primeira edição dos Jogos do Alto Alentejo a contar com a adesão dos 15 municípios do distrito de Portalegre. “Se olharmos para o histórico, há municípios que entraram e outros que saíram. Infelizmente, só agora é que conseguimos a agregação dos 15 concelhos”, refere, considerando que este é um marco importante.

Para Carlos Nogueiro, o sucesso da iniciativa explica-se não apenas pela componente desportiva: “há sempre o interesse da população em participar nesta iniciativa, pelo que aquilo é a oportunidade da atividade desportiva, mas sobretudo também cultural, do património e social”.

Por outro lado, e a pensar na população mais velha, a CIMAA procura associar, a cada edição dos Jogos do Alto Alentejo, diferentes modalidades desportivas a caminhadas, dando a possibilidade aos participantes de visitarem museus ou monumentos dos diferentes concelhos do distrito. “Damos a oportunidade à população que conheça o seu território e que também faça a sua divulgação para vir visitar o Alto Alentejo”, assegura.

Fazendo um balanço da edição deste ano, Carlos Nogueiro considera que “o resultado foi claramente positivo” e destaca a forte adesão registada ao longo dos quatro meses de atividades, aproveitando para agradecer o trabalho desenvolvido pelos técnicos de desporto dos vários munícipios envolvidos na organização.

O responsável dá ainda conta que a CIMAA “está já a pensar na 25ª edição dos jogos” e considera que a iniciativa “é extremamente importante”, uma vez que “reflete aquilo que é a coesão territorial e aquilo que o desporto pode fazer para os respetivos territórios”. “Acho que também é um exemplo a nível nacional”, remata.

Esta 24ª edição dos Jogos do Alentejo, que entre terça e quarta-feira, dias 23 e 24 de junho, ainda contou com atividades destinadas aos mais novos em Elvas e Ponte de Sor, após a cerimónia de encerramento em Nisa no domingo, teve a sua sessão de abertura a 14 de março em Campo Maior.

OMTL abre portas ao futuro: jovens de Elvas ganham experiência e bolsa no verão

O programa de Ocupação Municipal de Tempos Livres (OMTL), promovido pela Câmara Municipal de Elvas, tem início esta segunda-feira, 29 de junho, e decorre até 4 de setembro, proporcionando a jovens do concelho uma experiência de ocupação durante o período de férias escolares.

Destinado a jovens, dos 15 aos 25 anos, inseridos no sistema de ensino ou em formação profissional, o programa permite a ocupação de quatro horas diárias ao longo de duas semanas, associada à atribuição de uma bolsa.

A iniciativa pretende, por um lado, incentivar o contacto com atividades profissionais enriquecedoras e, por outro, promover valores de convivência, companheirismo e cidadania ativa, com especial enfoque na importância do voluntariado.

Para além disso, o OMTL procura contribuir para o desenvolvimento de competências individuais, ajudando os participantes a descobrirem capacidades muitas vezes desconhecidas e a terem um primeiro contacto mais próximo com o mundo laboral, através de experiências práticas em diferentes áreas.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, destaca a importância do programa no apoio à juventude e na criação de oportunidades durante o período de férias.

“A nossa missão foi nunca esquecer, evidentemente, aquilo que há necessidade de fazer pela nossa juventude. E aqui estamos nós, precisamente, num período de férias escolares com um programa para os ocupar. E ocupar com dois objetivos. Em primeiro lugar, para que eles se sintam úteis para a própria sociedade. E em segundo lugar, para que possam também ter um pequeno pé de meia para evitar andar a aborrecer os pais constantemente a pedir qualquer importância”, afirma.

O autarca sublinha ainda que os participantes são colocados em projetos de acordo com as suas preferências: “Cada um vai ser colocado no projeto que escolheu, na associação que gosta de trabalhar”, refere, acrescentando que a autarquia mantém este tipo de iniciativas há mais de 25 anos.

Rondão Almeida destaca ainda a relevância do programa no contexto regional, defendendo que Elvas “vê o futuro a dez, 15 e 20 anos à frente”, reforçando a aposta contínua em políticas de apoio à juventude e ocupação dos tempos livres.

Festival Raya de regresso com grandes nomes da música portuguesa e aposta reforçada nos artistas emergentes

O Festival Raya está de regresso a Campo Maior, entre quinta-feira e domingo, de 2 a 5 de julho, prometendo quatro dias de música, animação e diversidade artística no recinto instalado no parque de estacionamento das Piscinas Municipais da vila.

A edição deste ano do evento, promovido pela Câmara Municipal, junta alguns dos nomes mais sonantes da música portuguesa, como Nininho Vaz Maia, Bispo e Syro, a projetos emergentes e talentos locais.

“Temos todos os ingredientes para que possamos voltar a ter aqui um grande Festival Raya”, assegura o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, que explica que, com o evento, a autarquia continua a “querer marcar um momento” no concelho, com a participação dos “grandes nomes da música nacional”.

O autarca destaca ainda a relevância dos nomes mais sonantes do cartaz – Nininho Vaz Maia, Bispo e Syro -, sublinhando a sua projeção no panorama musical nacional. Ao mesmo tempo, realça a aposta em artistas em início de carreira: “o Bluay, que é um jovem que também está a ter agora a sua rampa de lançamento e que nós também quisemos promover”, bem como Noninho Navarro.

“Paralelamente a todos os artistas que farão as aberturas, nós vamos conseguir também projetar aqui muitos nomes jovens que querem fazer da música a sua vida”, acrescenta o autarca, destacando as participações de Drezin’ e do grupo Cat, Phill & The Blues Dogs no festival.

O programa dos três primeiros dias do festival encerra com a tradicional componente de DJ’s, que o presidente descreve como muito bem recebida pelo público local, garantindo noites de convívio e música. “Esperemos que o tempo também nos ajude. Gostávamos de ter aqui a temperatura dos últimos dias, nesse fim de semana, para que pudéssemos ter ali noites longas e divertidas com amigos, com família, a ouvir boa música”, acrescenta.

O Município de Campo Maior, no âmbito do festival, volta a apostar no Raya Kids, no domingo, num dia dedicado às famílias e aos mais novos. “Nós no ano passado experimentámos essa nova situação de dedicarmos o domingo ao dia da família… a experiência correu efetivamente muito bem e então, este ano, decidimos repeti-la também em dose dupla”, diz Rosinha.

Este derradeiro dia do festival contará com entrada gratuita e pretende transformar o recinto num espaço intergeracional, com Luís Rosinha a deixar um convite à população: “que todas as famílias se dirijam até ao recinto próximo das nossas piscinas municipais e que passem um fim de tarde com os mais pequenos. Eles merecem que, num festival que nós queremos que seja para todas as idades, também chegue aos nossos mais novos.”

Programa completo e bilhetes

O programa desta edição do Festival Raya arranca na quinta-feira, com o cabeça de cartaz Nininho Vaz Maia, acompanhado por Bluay, Funk Edition e DJ Pekedy.

Na sexta-feira, 3 de julho, sobem ao palco Bispo, Cat, Phill & The Blues Dogs, Dupla Mete Cá Sets e DJ Pouca, que encerra a noite.

O sábado, 4 de julho, terá Syro como principal destaque, num alinhamento que inclui ainda Drezin’, Noninho Navarro, La Mala Noche e DJ Dinga.

Já o último dia do festival, domingo, 5 de julho, será dedicado ao público mais jovem com o Raya Kids, incluindo atuações do Projeto de Formação de Música do Município de Campo Maior, Miraculous e DJ Ovelha Choné.

Os bilhetes estão disponíveis online na Ticketline, no Centro Cultural de Campo Maior e nas bilheteiras do recinto durante os dias dos espetáculos.