Concerto à luz das velas na Sé de Elvas promete levar público a “viajar por diferentes sensações e emoções”

A antiga Sé de Elvas será palco, na noite deste sábado, 20 de dezembro, de um grande Concerto à Luz das Velas, com João Mendonza e Ensemble Ibérico.

Integrado na programação do evento “Elvas Cidade Natal”, este concerto, que promete uma noite inesquecível, de acordo com o diretor artístico e músico do Ensemble Ibérico, Luís Zagalo, contribuirá para “desacelerar o tempo”, levando o público a focar-se nos valores desta quadra festiva.

“Num tempo que é de muitas vivências importantes, e que é também, por norma, um tempo muito acelerado, num certo sentido, a música e este contacto com a música viva, próxima e direta pode permitir, justamente, desacelerar o tempo e voltar a focar em alguns dos elementos que são identitários e fundamentais desta quadra e do Natal, que é o facto de podermos estar juntos e podermos celebrar uma data importante também de forma coletiva. E a música, a arte em geral, tem esse poder, naturalmente impulsionada também, neste caso concreto, por um cenário idílico, de muitas, muitas velas, por grinaldas, castiçais e arranjos florais”, começa por dizer.

Quanto ao repertório deste espetáculo, muito associado ao Natal, mas também aos “valores universais que o alimentam”, Luís Zagalo revela que foi escolhido com “muito cuidado”. “Quisemos construir um alinhamento que faça as pessoas terem a possibilidade de viajar por diferentes contextos, por diferentes sensações, emoções e, ao mesmo tempo, de poderem, se calhar, em função dessa mesma viagem, contemplar diferentes ambientes”, assegura.

Com um repertório eclético, o concerto irá, naturalmente, agradar a diferentes tipos de público, mas também criar “uma dinâmica em termos de conceção do próprio espetáculo, que o enriquece e que o torna verdadeiramente mais dinâmico”.

Por mais que João Mendoza seja um cantor lírico, neste espetáculo irá interpretar temas que irão para além desse estilo musical. “O João é um cantor que tem uma formação clássica, de cantor lírico, mas que se insere, tal como este concerto, num princípio que é um princípio mais abrangente. Ele vai cantar, efetivamente, algumas referências do repertório que são dessa matriz, como por exemplo ‘Ave Maria’ de Bach/Gounod e ‘Nessun Dorma’ de Puccini, mas depois também canta outro repertório: música tradicional, música de filmes e grandes canções de sempre”, explica ainda o diretor artístico do espetáculo.

O início do concerto na Sé de Elvas está marcado para as 21h30. As entradas são gratuitas.

Município de Ponte de Sor recebe menção honrosa nos Prémios dos Fundos Europeus

O Centro de Negócios da Indústria Aeronáutica e Aerospacial de Ponte de Sor, executado pelo Município de Ponte de Sor, recebeu uma Menção Honrosa, na categoria “ Portugal+”, dos Prémios dos Fundos Europeus, na edição da “Mostra dos Fundos Europeus”, promovida pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão, IP – AD&C, que decorreu em Coimbra.

O projeto do Aeródromo Municipal foi reconhecido entre centenas de candidaturas, reforçando o seu contributo para a modernização, competitividade e desenvolvimento do território.

A participação do Município integrou também a representação do Alentejo, em parceria com a @ACIPS – Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sor, no âmbito do projeto Aerospace 4.0, dedicado à internacionalização e promoção do cluster, onde o Portugal Air Summit se destacou como exemplo de liderança nacional.

Campo Maior: Banda 1º de Dezembro celebra o Natal com Concerto no Mosteiro da Imaculada Conceição

A Banda 1º de Dezembro apresenta o seu tradicional concerto de Natal, na tarde deste domingo, 21 de dezembro, no Mosteiro da Imaculada Conceição, em Campo Maior.

O espetáculo, que conta com a participação especial de Olinda Moriano, servirá para brindar, não só o público, como as monjas do convento, com o espírito de Natal. “Como já fizemos dois concertos, um no Jardim Florido e outro na Santa Casa da Misericórdia, decidimos fazer o nosso próprio evento, também para brindar as irmãs com um concerto de Natal de outra espécie”, começa por dizer o maestro da banda, Francisco Pinto.

Este será um concerto assente “num espírito da reflexão e da paz”, para a recordar, diz o maestro, que há que acabar com a guerra. Do repertório do concerto fazem parte os mais diversos temas clássicos de Natal. O espetáculo inicia-se com “Instant Concert”, de Harol L Walters. Segue-se “Cinema Paradiso”, de Robert Longfied, e Avé Maria, de Franz Schubert, com a voz de Olinda Moriano, que aceitou o desafio lançado pela banda, mesmo fugindo um pouco da sua zona de conforto, dado tratar-se de um tema de canto lírico.

Ao longo do espetáculo serão ainda interpretados “I Will Follow Him”, de Rom Sebregt, “Silent Night”, de James Swanningen, “Happy Christmas”, de John Lennon, “The Name’s Claus… Santa Claus”, de Mark Williamos, “Eine Klein Christmas”, de Mozart, e “Um Grande Natal”, de Margarida Louro. Haverá ainda espaço, no final do concerto, para uma surpresa.

A intenção é que o presépio que, todos os anos, embeleza o mosteiro, venha a ser o pano de fundo da atuação da banda. O início do espetáculo, de acesso livre do público, está marcado, este domingo, para as 16 horas.

Município de Campo Maior continua com a entrega de prémios da iniciativa “Comércio Local – Onde Tudo se Faz Natal”

Decorreu no dia 19 de dezembro o terceiro sorteio da iniciativa “Comércio Local – Onde Tudo se Faz Natal”. Estiveram presentes a Vereador Paulo Pinheiro, e as comerciantes convidadas Maria Jacinta Mercês e Marta Branco.

Pode consultar a lista de premiados na imagem a baixo. Os premiados podem levantar os seus prémios a partir de terça-feira, dia 23 de dezembro, no Centro Cultural de Campo Maior. Excecionalmente a data limite para recolher o seu prémio será estendida até dia 9 de janeiro de 2026 devido à época festiva.

Os vales agora sorteados poderão ser utilizados até 28 de fevereiro.

APPACDM de Elvas celebra o Natal na instituição

A festa de Natal da APPACDM de Elvas decorreu na tarde de ontem, 19 de dezembro, para os utentes da instituição, familiares e colaboradores, com várias atividades.

Os utentes apresentaram momentos de representação, dança e música aos familiares, tendo o vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, marcado presença na festa de Natal da instituição, que culminou com um lanche convívio entre todos os presentes.