Nova viatura ligeira dos Bombeiros de Elvas fará a diferença no combate às chamas em locais de difícil acesso

Os Bombeiros Voluntários de Elvas estão prestes a reforçar a sua frota automóvel com uma viatura ligeira de combate a incêndios, que, juntamente com uma ambulância de transporte de doentes sentados, resulta de um investimento na ordem dos 110 mil euros.

Este veículo de combate a incêndios, que era um desejo antigo do comandante da corporação, Paulo Moreiras, tal como o próprio explica, será importante para fazer face aos fogos que possam deflagrar, por exemplo, no centro histórico de Elvas. “O centro histórico tem limitações do ponto de vista das ruas e das acessibilidades, que não vão mudar. Temos é que adequar os meios que compramos em função daquilo que são as condições, neste caso, daqueles a quem temos de prestar socorro”, explica.

Trata-se de uma viatura que “prima” por ser um veículo ligeiro, ao contrário dos outros que os Bombeiros de Elvas têm, de combate a incêndios, no seu parque automóvel, “não existindo aqui a exigência de ter carta de condução de veículos pesados para poder manusear este veículo”.

Por outro lado, este veículo permitirá aos operacionais dar uma melhor resposta a incêndios que possam deflagrar em contentores do lixo, sendo este “um fenómeno”, entre “atos de puro vandalismo ou negligência”, que, cada vez mais, afeta a cidade, muitas vezes, em zonas de difícil acesso.

“Este carro, garantidamente, vai trazer-nos também uma melhor capacidade resposta também no espaço de ambiente rural, onde se revela extremamente eficaz, porque um veículo florestal de combate a incêndios não entra tão facilmente numa zona de olival, numa zona de floresta mais fechada”, garante o comandante. Prova disso foram, este verão, os incêndios entre Vila Fernando e Barbacena, onde o combate às chamas se revelou mais eficaz quando apoiado pelos veículos ligeiros das Brigadas de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, da Força Especial de Sapadores Bombeiros Florestais sediada na Serra de São Mamede e das equipas da Unidade Especial de Proteção e Socorro da GNR.    

João Manuel Nabeiro lidera única lista candidata à Associação das Festas do Povo de Campo Maior

Depois dos campomaiorenses terem dito “sim” à realização daquele que é o maior ex-líbris festivo do concelho, já em 2026, a Associação das Festas do Povo vai a eleições esta segunda-feira, 1 de setembro.

A sufrágio apresenta-se uma única lista, liderada por João Manuel Nabeiro, tal como revela o presidente da Assembleia-Geral da direção cessante, Jorge Pedras, que adianta que o ato eleitoral irá realizar-se entre as 18 e as 22 horas, na sede da associação, situada na antiga Escola do Bairro Novo, na Rua dos Combatentes da Grande Guerra.

Da lista que se apresenta a votação, para além de João Manuel Nabeiro, faz ainda parte o antigo presidente da associação, João Rosinha.

“Como o povo diz, só há festas quando o povo quer, por isso esperamos que todos os sócios compareçam e para que contribuam para que as festas sejam uma realidade”, diz Jorge Pedra.

Este ato eleitoral reveste-se de especial importância para assegurar a continuidade do trabalho desenvolvido pela associação e a preservação de uma das tradições mais emblemáticas e reconhecidas do concelho e do país. A associação apela, por isso, “à mobilização e participação ativa de todos os associados neste momento decisivo para o futuro da instituição”.

Atualmente, a Associação das Festas do Povo de Campo Maior conta com cerca de 400 sócios, que são chamados a votar, nas eleições desta segunda-feira.

Clubes de Verão de Campo Maior encerram com momentos de diversão no Quantum Park

Os Clubes de Verão, promovidos pela Câmara Municipal de Campo Maior, chegaram ao fim na semana passada, sendo que ao longo destes meses de férias animaram e proporcionaram atividades aos cerca de cem crianças campomaiorenses.

Com o tema dedicado ao “circo”, houve momentos de muita folia, brincadeira e festa dentro e fora do Centro Comunitário. As idas às Piscinas Municipais para um mergulho não faltaram, sendo que as crianças também visitaram os espaços turísticos e museológicos de Campo Maior para recordar a sua história e tradições, bem como a Biblioteca Municipal João Dubraz.

As crianças despediram-se deste projeto com a ida ao Quantum Park, em Lisboa, onde testaram as suas habilidades em atividades emocionantes que fizeram desafiar a gravidade de forma divertida e segura.

Os Clubes de Verão são um projeto do Município que contam já com alguns anos de existência e que têm vindo a ganhar cada vez mais seguidores entre as crianças campomaiorenses e as suas famílias, uma vez que tornam a pausa letiva do verão num período muito mais divertido e pedagógico, ao mesmo tempo que permitem que as famílias disponham de um local onde as suas crianças possam passar o seu tempo livre.