
Uma das tradições de Degolados, no concelho de Campo Maior, é recriada na tarde desta quinta-feira, 29 de maio, pelas senhoras que frequentam o Atelier das Artes.
Trata-se da tradição da Maia, que remonta à década de 60. “Era uma tradição que já estava perdida, que acontecia sempre na primavera, mais propriamente no mês de maio”, começa por explicar a secretária do executivo da Junta de Freguesia de Degolados, Olga Madeira.
Nessa altura, “um grupo de meninas, vestidas de branco, todos ou quase todos os dias de maio, saia à rua, com uma boneca vestida de branco e amarelo – o amarelo dos malmequeres – e uma toalha e iam pedir dinheiro de porta a porta”. Terminado o mês de maio, o dinheiro angariado era entregue à família no seio da qual nascia o primeiro bebé na aldeia. “Era uma ajuda para o enxoval do bebé”, recorda Olga Madeira, que adianta que a tradição, “passados poucos anos acabou”.
O desafio de realizar esta recriação foi feito por Olga Madeira às alunas do Atelier das Artes, que viveram essa tradição, em particular Ernestina Cachaço, que sempre lhe falou muito sobre esta tradição. “Falei com ela e perguntei-lhe se estava disposta a aceitar este desafio: a dizer-nos o que era a Maia e a tentar recriar o que era a Maia naquela altura”, explica.
Esta recriação vai contar com teatro, poesia, para além de música e dança, numa tarde que contará com a presença de utentes de diferentes instituições convidadas, como a CURPI, o Centro Comunitário, o lar da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior e o Lar e Centro de Dia de Degolados.
O objetivo é que, daqui para a frente, esta recriação possa vir a acontecer anualmente. “Todos os anos, no mês do maio, era tentar-se colocar em prática esta tradição. Talvez para o ano, possamos já fazer com as meninas a irem à rua”, revela ainda a secretária.
O início da atividade, no Centro Polivalente de Degolados, está marcado, esta quinta-feira, para as 14h30.