Concerto de fado com José Gonçalez, José Geadas e Miguel Ramos esta quinta-feira em Badajoz

No âmbito do 4º Festival de Fado de Estremoz, José Gonçalez, José Geadas e Miguel Ramos apresentam-se em concerto, na noite desta quinta-feira, 15 de maio, no Palácio Provincial, em Badajoz.

O concerto, de entrada gratuita, tem início marcado para as 20h30 (19h30 em Portugal).

O Festival de Fado de Estremoz, considerado um dos mais importantes do género em Portugal e o maior do Alentejo, é organizado pelo Município de Estremoz e conta com direção artística de José Gonçalez.

Sessão de abertura da avaliação externa no Agrupamento de Escolas nº2 de Elvas contou com “casa cheia”

A manhã desta terça-feira, dia 13 de maio, ficou marcada pela sessão de apresentação da avaliação externa do Agrupamento de Escolas Nº 2 de Elvas que será submetido a uma avaliação por parte da Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), entre esta terça e sexta-feira, de 13 a 16 de maio.

A sessão de apresentação contou com a presença de alunos, docentes, não docentes, pais, encarregados de educação e entidades parceiras e teve como objetivo dar a conhecer o funcionamento da escola. Para a diretora do Agrupamento de Escolas nº 2 de Elvas, Brígida Gonçalves, esta sessão de apresentação teve como objetivo “dar a conhecer o agrupamento a toda a equipa inspetiva e aos órgãos parceiros, explicando o funcionamento da nossa escola, pois muitos deles não sabem como é o dia-a-dia e quais as atividades planeadas durante o ano letivo”.

No que diz respeito à apresentação, foram abordados temas como a avaliação generalizada dos alunos, a auto avaliação da escola, no que diz respeito aos resultados em si, tal como a relação desta instituição com o comunidade e o contexto que em será feita esta avaliação externa.

Em termos práticos, Brígida Gonçalves adianta que “a equipa inspetiva vai desenvolver vários painéis de avaliação, ou seja, irá reunir e entrevistar as direções de turma, os diversos departamentos, a comunidade, no sentido da IGEC ficar a conhecer todos os aspetos da escola e como funcionam os mesmos”, frisando que “após esta avaliação será elaborado um relatório com o resultado final, onde irá referir se há aspetos a melhorar ou não”.

Para a diretora, esta avaliação é uma mais-valia, afirmando que “a escola de ano para ano tem estado a melhorar, graças ao esforço de todos e iniciativas como esta ainda ajudam colmatar problemas que possam existir, portanto é continuarmos assim ano após ano”.

Esta sessão de abertura contou com a presença de entidades parceiras como a Câmara Municipal, PSP, Bombeiros Voluntários, Cruz Vermelha, Associação Empresarial de Elvas, Segurança Social, CEFOPNA, entre outros.

AFP repudia atos de violência e desrespeito em jogos de competições distritais

Daniel Pina, presidente da AFP

A direção da Associação de Futebol de Portalegre, em comunicado enviado à redação desta estação emissora, “manifesta publicamente o seu repúdio a todos os atos de violência e desrespeito que infelizmente ocorreram em alguns jogos das competições distritais nesta época desportiva”.

Os episódios “lamentáveis”, a que se têm vindo a assistir, seja durante os jogos de futebol ou futsal, ou até mesmo nas redes sociais, diz a AFP, “mancham o bom nome do desporto” e “comprometem a segurança de atletas, treinadores, dirigentes, árbitros e das famílias e adeptos”.

Defendendo o fair-play como a “melhor tática”, a AFP lamenta ainda “o comportamento de alguns agentes desportivos, que deveriam ser exemplo de conduta e promotores do espírito desportivo”, e que acabam por contribuir para fomentar comportamentos considerados “inaceitáveis”.

O comunicado para ler na íntegra:

“A Direção da Associação de Futebol de Portalegre manifesta publicamente o seu repúdio a todos os atos de violência e desrespeito que infelizmente ocorreram em alguns jogos das competições distritais nesta época desportiva.

Os episódios preocupantes que se registaram, tanto no âmbito de jogos de futebol e de futsal como através das redes sociais, onde assistimos igualmente a ofensas a clubes, agentes desportivos e até à própria Associação de Futebol, mancham o bom nome do desporto, das nossas modalidades e comprometem a segurança de atletas, treinadores, dirigentes, árbitros e das famílias e adeptos que procuram viver o futebol de forma saudável.

Lamentamos igualmente o comportamento de alguns agentes desportivos, que deveriam ser exemplo de conduta e promotores do espírito desportivo, e acabam por contribuir, direta ou indiretamente, para fomentar comportamentos que consideramos inaceitáveis.

A prática do futebol e do futsal deve ser sinónimo de inclusão, respeito mútuo e fair-play, e a Associação de Futebol de Portalegre reafirma o seu compromisso com a promoção de um desporto mais ético, seguro e formativo. Tomaremos medidas firmes, dentro do nosso quadro de competências, para responsabilizar todos os que desrespeitem estes princípios.

Por último, apelamos a todos os adeptos e agentes desportivos para que assumam o seu papel na construção de um futebol e de um futsal melhor, onde o exemplo e o respeito prevaleçam sobre qualquer rivalidade.

A melhor tática cresce com valores e vence com fair-play!”

Antiga pré-primária de Esperança é agora um centro recreativo polivalente onde todos têm lugar

A antiga escola pré-primária da freguesia de Esperança, no concelho de Arronches, é agora um Centro Recreativo. Inaugurado no feriado de 25 de Abril, pretende-se que o espaço, a que foi dado o nome de “Recre’Arte”, seja um ponto de encontro, de criatividade e de inclusão.

Este “espaço de convívio polivalente”, explica o presidente da Câmara, João Crespo, que será palco das atividades dos “ATL de verão e das restantes interrupções letivas”, surge do “reaproveitamento de um edifício que estava sem utilização”. “O que quisemos fazer ali foi adaptar o espaço, com uma pequena reabilitação”, adianta o autarca, que revela que, no “Recre’Arte”, terão também lugar aulas da Academia Sénior.

“Vamos, de certa forma, prolongar as atividades da Academia Sénior para aquele espaço, dando oportunidade às pessoas que não têm transporte para se deslocarem a Arronches, para também terem algumas atividades”, explica João Crespo.

Considerando que este é um “espaço para todos”, a intenção é que ali seja também promovido o convívio entre “a comunidade estrangeira da freguesia, entre os residentes, os mais novos e os mais velhos”.

A oferta de atividades do ‘ReCre’Arte’, a pensar sobretudo nos mais velhos, é atualmente composta pelas disciplinas de Atividade Física, CLDS Sobre Rodas, Costura, Ioga, Troca de Saberes, Turismo, Cultura e Sociedade e ainda Workshops Criativos e Culinária.

Elvas: videoinstalação de uma das mais influentes artistas do século XX em exposição no Paiol até final de junho

A videoinstalação “In/visibilidade”, de Ana Vieira, uma das artistas mais influentes da arte portuguesa do século XX, falecida em 2016, está em exposição, no Paiol de Nossa Senhora da Conceição, em Elvas, até 28 de junho. Inaugurada no passado dia 3 de maio, a exposição, formada por esta única peça de arte, integra o projeto “Cadernos de Montagem”, promovido pelo Centro de Arte Oliva, que já passou por São João da Madeira, Braga e Guimarães. 

De acordo com a curadora Antonia Gaeta (na imagem), este projeto expositivo e editorial, que surgiu há cerca de três anos, nasceu para que a arte de Ana Vieira – “as instalações que ficaram ao cuidado dos herdeiros” – pudesse voltar a ser apresentada ao público. “Por falta de um manual de instruções, as instalações nunca poderiam voltar a ser montadas. O que achámos interessante é que, para poder voltar a mostrar estas obras, teríamos de estudá-las”, explica a curadora.  

Ao abrigo deste projeto, todos os envolvidos estiveram a estudar toda a documentação que Ana Vieira deixou sobre as suas instalações, durante três anos, o que, segundo Antonia Gaeta, acabou por se revelar “um desafio”. Do espólio do projeto fazem parte, sobretudo, instalações, algumas delas “construídas de raiz”. A curadora explica ainda que “In/visibilidade” é a obra de arte de Ana Vieira que melhor se adapta ao espaço da Paiol de Nossa Senhora da Conceição.

Do projeto “Cadernos de Montagem”, para além da curadora Antonia Gaeta, fazem parte a arquiteta Astrid Suzano e a conservadora e investigadora Sofia Gomes.

Feira do Livro de Campo Maior de regresso ao Largo do Barata a 28 de maio

Entre os próximos dias 28 e 31, o Largo do Barata, em Campo Maior, dará lugar a mais uma feira do livro, promovida pela Câmara Municipal.

A par das habituais bancas, onde será possível encontrar todo o tipo de obras, a autarquia, tal como explica a vereadora São Silveirinha, volta a organizar um conjunto de dinâmicas, a pensar tanto no público escolar, como no público em geral. “Estamos a preparar uma programação muito rica, ao nível da literatura”, assegura a autarca, adiantando que a feira irá funcionar das 10 às 13 horas e entre as 14 e as 18 horas.  

Convidando todos a visitar a feira do livro, a vereadora, de toda a programação, que contempla encontro com os escritores Isabel Ricardo, Anabela Carrazedo, Júlia Silveira, José Regala, Pedro Ribeiro da Silva e Gonçalo Ramos, para além de Hora do Conto com Bru Junça, São Silveirinha destaca ainda a realização de uma conversa do Mulherio das Letras de Portugal, sobre “A inspiração de Maria Teresa Horta na literatura feminina portuguesa”.

“Associem-se a nós. Para quem gosta de ler, para quem gosta de escrever, temos aqui uma série de dinâmicas muito interessantes”, remata.

A abertura da feira está marcada, no próximo dia 28, para as 10 horas, no Museu Aberto.

Programa completo:

28 MAIO | Museu Aberto

10:00H – Abertura da Feira do Livro

Encontro com a escritora Isabel Ricardo

10:15H – 5º e 6º anos do 2º ciclo

11:15H – 7º e 8º anos do 3º ciclo e ensino profissional

Encontro com a autora Anabela Carrazedo

Apresentação da obra Literária “A Crença do Desamor”

15:00H – Público Sénior

29 MAIO | Museu Aberto

Encontro com a autora Júlia Silveira

Apresentação do livro “O céu é infinito”

10:15H – turmas de 1º e 2º anos do 1º ciclo

11:15H – turmas de 3º e 4º anos do 1º ciclo

Encontro com o escritor José Regala

Apresentação da obra literária “Um tempo que já foi tempo”

16:00H – Público Geral 

30 MAIO | Museu Aberto

Hora do Conto com Bru Junça

10:00H – Ensino pré-escolar

11:00H – Infantário «O Despertar»

14:30H – Ensino pré-escolar e CEAN

Encontro com o escritor Pedro Ribeiro da Silva

Apresentação da obra literária “A cidade dos dias desacontecidos”

16:00H – Público Geral

31 MAIO | Museu Aberto

Conversa do Mulherio das Letras Portugal 

“A inspiração de Maria Teresa Horta na literatura feminina portuguesa”

Moderadora – Adriana Mayrinck

Convidadas: Amélia Vadillo, Cátia Terrinca, Maria do Céu Pires 

10:30H – Público Geral 

Encontro com o escritor Gonçalo Ramos 

Apresentação da obra literária “A memória das recordações” 

16:00H – Público Geral

Homem perde a vida após despiste de motociclo em Campo Maior

O despiste de um motociclo, na variante à vila de Campo Maior, resultou numa vítima mortal, na tarde de ontem, 12 de maio.

O homem de 65 anos que conduzia a moto ainda foi transportado ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas, em estado grave, mas o óbito viria a ser declarado naquela unidade hospitalar.

O alerta para o acidente foi dado às 17h37, sendo que para o local foram mobilizados 15 operacionais, entre Bombeiros de Campo Maior, GNR e INEM, apoiados por seis veículos, incluindo uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Elvas.