
Depois da inauguração do espaço da antiga Escola Pré-Primária enquanto ‘ReCre’Arte’ – a denominação do Centro Recreativo de Esperança – que decorreu durante as comemorações do Dia da Liberdade, o espaço já se encontra em funcionamento e recebeu os primeiros utilizadores na tarde da passada segunda-feira, dia 5 de maio.
A receber aquela que ficará na história como a primeiríssima turma do projeto, o executivo autárquico fez-se representar no local pelo seu presidente João Crespo e pela vereadora Maria João Fernandes, que se juntaram a Liliana Policarpo, dinamizadora que assumirá a coordenação do ‘ReCre’Arte’.
Embora já existam mais inscrições, foi uma dúzia o número de alunos que marcaram presença neste primeiro dia e, a todos eles, o presidente da Câmara Municipal fez um agradecimento muito especial pela adesão ao projeto, sublinhando que apesar da autarquia proporcionar condições, será a população que terá de usufruir delas. João Crespo mostrou-se depois bastante satisfeito pela renovação de um espaço que estará disponível para toda a população, sem exceção e que será um local de convívio, de encontros e de partilha, onde todos irão certamente aprender, mas também ensinar. O edil disse ainda esperar que todos se sintam em casa e lançou o desafio para aqueles que já se encontram matriculados, que é trazerem mais pessoas, porque é importante que este projeto tenha essa dinâmica de agregar a comunidade.
Por sua vez, a vereadora Maria João Fernandes sublinhou que este é um espaço de todos e para todos, independentemente da idade, sendo um foco de convívio, de partilha e de respeito, onde aqueles que participarem nas atividades se irão seguramente tornar-se numa verdadeira família. O primeiro passo para isso foi dado de seguida com a apresentação de cada um dos presentes.
Finalmente, Liliana Policarpo falou no início de algo muito especial, dirigindo uma palavra de enorme gratidão ao executivo pela oportunidade concedida. A dinamizadora apresentou-se bastante motivada em fazer as pessoas mais felizes, referindo estar sempre disponível para ajudar aqueles que ali se deslocarem. Por fim, antes de dar conhecimento das atividades que ali terão lugar, disse ainda que o espaço será adaptável às necessidades de cada um dos participantes.
De realçar que a oferta de atividades do ‘ReCre’Arte’ é atualmente composta pelas disciplinas de Atividade Física, CLDS Sobre Rodas, Costura, Ioga, Troca de Saberes, Turismo, Cultura e Sociedade e ainda Workshops Criativos e Culinária.
As inscrições mantêm-se abertas e poderão ser efetuadas no espaço do Centro Recreativo de Esperança no período de funcionamento do serviço, entre as 14H00 e as 17H00.