A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas tem vindo a procurar, dentro das suas possibilidades, realizar algumas obras no quartel.
Considerando que o atual edifício, já com mais de 30 anos, está “completamente ultrapassado”, face às necessidades dos dias de hoje, o presidente da direção, Amadeu Martins, revela que, com o apoio da Câmara Municipal de Elvas, o quartel conta com uma nova sala de bombeiro, que está “praticamente pronta”, faltando apenas “algum mobiliário”.
“Aqui há dois anos, também fizemos um balneário novo e quando acabarmos estas duas obras – que praticamente estão acabadas –, queremos passar a secretaria e a central telefónica para o piso térreo, porque as pessoas que vão ao quartel, para pagar a sua fatura, para marcar os seus serviços, para irem ao hospital ou fazer tratamentos, têm de subir as escadas. A população está cada vez mais envelhecida e custa-lhes subir as escadas”, adianta Amadeu Martins.
Recentemente, a direção apostou na instalação de painéis solares fotovoltaicos no quartel. “Permite-nos reduzir a nossa fatura de eletricidade, em cerca de 50 por cento. Começamos no princípio de junho, foi um investimento grande, mas penso que, no máximo de dois anos, conseguimos tirar o rendimento desse investimento”, refere o presidente. Por outro lado, e com “um esforço grande”, a associação conseguiu também mudar os portões “de acesso à garagem das viaturas, na parte de dentro da parada”.
“As obras naquela casa fazem sempre falta e estamos dispostos a lutar para que isto aconteça, porque se assim não for, não vale a pena estarmos naquela casa”, remata Amadeu Martins.