Marvão celebra as suas origens com o Festival Al Mossassa

De 4 a 6 de outubro, Marvão volta a celebrar a autenticidade das suas origens com o Festival Al Mossassa. Durante estes três dias, a parte alta da vila dá espaço à imaginação e leva-nos a recuar até ao séc. IX, data da sua fundação por Ibn Marwan.

Para recordar as raízes árabes da vila, o Município de Marvão, promotor desta que é também conhecida como a Festa da Fundação, preparou um programa diário muito diversificado e rico em atividades.

Entre recriações históricas, espetáculos de música, dança, artes circenses, cavaleiros em duelos de espadas, a 17ª edição do Festival Al Mossassa convida a uma visita prolongada a Marvão, para uma experiência cultural inesquecível.

No Mercado das Três Culturas, numa autêntica viagem pelo tempo, vão poder explorar-se os produtos, saberes e sabores das culturas islâmica, judaica e cristã.

Entre os grandes destaques da programação está o espetáculo “Ali Hassan e a Cisterna Oculta”, agendado para as noites de sexta-feira e sábado (21h30). Este momento conta a história de Ali Hassan que, perante um cenário desesperante de seca e opressão do povo, tem a audácia de partir à descoberta e de desafiar os seus limites, transformando a desolação do povo num oásis de liberdade.

O Festival Al Mossassa inclui ainda um espaço dedicado às atividades da época, com artesanato, acampamentos militares (cristão e árabe), exposição de armas, jogosmedievais, oficina de esgrima, tiro com arco e uma mostra de serpentes e cetraria.

A entrada no certame custa dois euros e é gratuita para menores de 12 anos, com parte da receita a reverter a favor de quatro instituições particulares de solidariedade social do concelho.

A inauguração oficial do XVII Festival Al Mossassa está agendada para as 18 horas de sexta-feira, dia 4, no átrio dos Paços do Concelho.

Obra do Centro Interpretativo do Castelo de Alandroal em fase avançada

As obras do Centro Interpretativo do Castelo de Alandroal já se encontram numa fase avançada.

Numa altura em já se começam a instalar alguns equipamentos, esta intervenção, por se revelar “mais complexa” do aquilo que se previa, conheceu alguns atrasos. “O edifício que está dentro da muralha tinha uma estrutura muito frágil e quando começaram as obras, foi preciso reformular o projeto, consolidar. Houve algumas derrocadas e tivemos um inverno muito chuvoso que atrasou um pouco o projeto”, explica o presidente da Câmara, João Grilo.

De acordo com o autarca, esta é uma “uma obra estruturante”, dado que este será o primeiro núcleo museológico de Alandroal. “Não existe um núcleo museológico ativo, onde se possa conhecer um pouco da história, da cultura e da arqueologia do concelho”, lembra João Grilo.

Através deste centro interpretativo, a autarquia pretende dar a conhecer aos visitantes e aos próprios alandroalenses os “principais aspetos culturais” do concelho. Este novo espaço será “um convite a conhecer o concelho e os futuros núcleos” que virão a ser criados. Para além de um museu dedicado “exclusivamente ao Endovélico”, está previsto um projeto com vista à valorização da Torre de Menagem do castelo. “A ideia é que o castelo, aos poucos, seja todo ele um núcleo de visitação que, neste momento, ainda não é”, garante João Grilo.

Para além do período de execução da obra, também o seu financiamento foi alargado, sendo faseado entre os programas operacionais Alentejo 2020 e 2030.

A obra do Centro Histórico e Interpretativo do Castelo de Alandroal consiste na reabilitação do edifício da Casa do Interior do Castelo e dos arranjos exteriores da zona envolvente.  Este novo espaço museológico será constituído por um espaço para exposição de peças do espólio arqueológico do concelho e outro para instalação de um conjunto de aplicações multimédia, com conteúdos de promoção e divulgação turística do concelho.

​DiscoverEU permite aos jovens que viajem à descoberta da Europa

O programa DiscoverEU volta a oferecer, aos jovens com 18 anos, a oportunidade de explorar a diversidade da Europa, aprender sobre o seu património cultural e a sua história e estabelecer contactos com pessoas de todo o continente.

Com novas candidaturas abertas de 2 a 16 de outubro, este programa da União Europeia permite aos jovens nascidos em 2006, conhecer, através, sobretudo, de viagens de comboio, vários países.

Os jovens selecionados, para além dos passes para as viagens, recebem um Cartão Jovem Europeu da DiscoverEU, que lhes dá uma grande variedade de descontos em visitas culturais, atividades de aprendizagem, atividades desportivas, transportes locais, alojamento e alimentação.

A viagem a realizar, que pode ser feita individualmente ou em grupo, até um máximo de cinco elementos, tem a duração mínima de um dia e máxima de 30 dias, entre 1 de março de 2025 e 31 de maio de 2026.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Semana dos Maiores volta a contemplar espaço de beleza e saúde

O Centro Comunitário de Campo Maior recebeu ontem, dia 25 de setembro, o tradicional Espaço de Beleza e Saúde, uma atividade inserida na Semana dos Maiores 2024, organizada pelo Município de Campo Maior, e na qual a vereadora São Silveirinha esteve presente.

Todas as participantes tiveram direito a cabeleireiro, maquilhagem e ainda a provarem gaspacho confecionado pelas técnicas do espaço.

Para quem quis participar, ainda houve tempo para um desfile de moda, que foi visto com muito entusiasmo pelas campomaiorenses.

Concertos de Fernando Daniel e Soversion esta quinta-feira no São Mateus

Os espetáculos estão de regresso, na noite desta quinta-feira, 26 de setembro, ao palco principal – o Palco São Mateus – da Expo São Mateus, no Parque da Piedade.

A partir das 22 horas, cabe ao grupo elvense Soversion animar o público, ainda antes do concerto de Fernando Daniel.

Antes, pelas 21 horas, no Palco da Feira, a animação vai estar a cargo de A.R. Musical.

Ano letivo da Academia Sénior da CURPI de Campo Maior arranca no dia 1

O ano letivo da Academia Sénior da CURPI de Campo Maior tem início na próxima terça-feira, dia 1 de outubro, mas os interessados, que tenham mais de 50 anos, ainda podem fazer a sua inscrição.

As atividades decorrem ao longo de toda a semana, no período da tarde, sendo que a oferta, este ano, como revela a chefe de serviço na instituição, Anselmina Caldeirão, volta a ser muito vasta. “Vamos ter Pintura, Oficina da Flor, Cidadania, o coro, um projeto que se chama ‘Avós Cantoras’, a aula de ‘Roda de Conversa’, ‘Envelhecer Saudável’, Poesia e Teatro, Costura e Artes Decorativas”, revela a responsável.

A Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior volta a colaborar com a CURPI, no âmbito da Academia Sénior, sendo que todos os professores do ano passado se mantêm.

A participação nas aulas, que têm em vista, sobretudo, quebrar a solidão em que muitos vivem, requer um pagamento mensal de cinco euros. Os interessados devem dirigir-se à CURPI e preencher o formulário de inscrição. “O apelo que nós fazemos é para que as pessoas não estejam sozinhas em casa. Queremos é que as pessoas venham conviver, que passem aqui um pouco da tarde, todas juntas, para combater a solidão”, garante Anselmina Caldeirão.

À semelhança do que tem vindo a acontecer ao longo dos últimos anos, a responsável, embora gostasse que a situação se pudesse alterar, acredita os homens voltem a não participar nas aulas da Academia Sénior. “Era muito bom que começassem a aderir a estas iniciativas, mas o grupo que temos frequenta a CURPI na parte da manhã e fazem aqui o convívio deles. Não vejo que este seja um ano diferente, mas fica aqui o convite para que os homens frequentem a Academia Sénior”, remata.

Academia de Ténis Coração Delta com treinos abertos no Mês do Desporto

A Academia de Ténis Coração Delta, liderada pelos professores Sancho Moura e Luís Orelhas, promoveu na segunda e terça-feira, dias 23 e 24 de setembro, treinos abertos da modalidade.

Estes treinos, integrados na programação do “Desporto em Campo Maior 2024”, tiveram lugar nos Campos de Ténis da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação.

Os participantes puderam praticar um pouco da modalidade, juntamente com os alunos que frequentam a Academia, e ficar a saber mais sobre este desporto, que conta com cada vez mais praticantes em Campo Maior. A vereadora São Silveirinha, em representação da Câmara Municipal, participou numa das sessões.

DECO celebra Dia da Sustentabilidade com LifestyleTest

LifestyleTest é o projeto de sustentabilidade da DECO, em parceria com 15 organizações europeias. O LifestyleTest é uma ferramenta online que ajuda os cidadãos a conhecer a sua pegada carbónica e o seu impacte ambiental individual. Com esta ferramenta, o consumidor pode descobrir soluções fáceis e práticas para a adoção de comportamentos mais sustentáveis, e ainda, saber como poupar tempo e dinheiro no seu dia a dia.

O LifestyleTest, ferramenta gratuita e inovadora, já entrou no quotidiano de 277 mil  europeus que testaram a ferramenta e apresentam uma pegada média de 7.820  kgCO2e/pessoa/ano; em resultado, já foram estabelecidos, pelos cidadãos, 23 mil planos  de ação para uma vida ainda mais sustentável.

Em Portugal já se realizaram mais de 7.300 testes com uma pegada média de 8.875  kgCO2e/pessoa/ano. Isto significa que estamos longe da meta para 2030, em que seria de esperar que cada cidadão apresentasse uma pegada média de 2.500 Kg CO2e, de modo que o aumento da temperatura global não seja superior a 1,5 C°.

A ferramenta avalia o comportamento humano em quatro áreas, sendo que os transportes são o que representam uma pegada de carbono média superior: 4.599 kgCO2e/pessoa/ano. Este valor representa quase 50% das emissões médias dos portugueses que realizaram o teste. A alimentação é a área com segunda maior pegada média para a emissão de GEE, com 2.304 kgCO2e/pessoa/ano.

Na área das compras, os portugueses que realizaram este teste reúnem uma pegada  média com uma emissão de 1.155 kgCO2e/pessoa/ano. A casa é a área onde os  consumidores já manifestam comportamentos mais sustentáveis, em especial no consumo de energia e água, com uma pegada média mais reduzida 816 kgCO2e/pessoa/ano, em comparação às outras áreas.

Para celebrar ativamente o Dia da Sustentabilidade, que se assinala esta quarta-feira, 25 de setembro, a DECO sugere que se entre em Lifestyletest.eu/pt e se calcule a pegada de carbono. Saber qual é o impacte ambiental de cada um pode ser o primeiro passo para motivar à mudança dos comportamentos.

Bingo e cinema entre as atividades que animam Semana dos Maiores

As atividades da Semana dos Maiores continuam a decorrer em vários espaços da vila de Campo Maior, depois da Câmara Municipal ter levado a população mais velha do concelho a Óbidos e ao Bacalhôa Buddha Eden, no sábado.

Na segunda-feira, dia 23 de setembro, no Centro Cultural de Campo Maior, a tarde foi cinema, com a exibição de “O Pátio das Cantigas”.

Já ontem, 24 de setembro, jogou-se bingo, no Centro Comunitário, numa tarde em que a vereadora São Silveirinha se juntou aos “Maiores” para desfrutar de momentos de convívio e de muita animação.