GNR resgatou cão vítima de maus-tratos

A GNR enviou esta tarde, 4 de julho, um comunicado que transcrevemos, relativo ao resgate de um cão com visíveis maus-tratos, em Campo Maior.

“O Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Campo Maior, no dia 1 de julho, resgatou um canídeo sem condições higieno-sanitárias adequadas, no concelho de Campo Maior.

No âmbito de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda detetaram um cão, de raça Pitt Bull, acorrentado e sem as condições higieno-sanitárias adequadas, que apresentava sinais evidentes de maus-tratos. Na sequência da ação, o animal foi recolhido pelos serviços municipais, sendo posteriormente examinado por parte do Veterinário Municipal.

Os factos foram comunicados ao Ministério Público de Elvas.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.”

“Férias nos Museus” de 8 e 19 de julho, em Portalegre

“Férias nos Museus” conta com duas semanas de atividades, entre, das 10 às 17 horas, no Museu da Tapeçaria em Portalegre – Guy Fino.

As oficinas artísticas com Susana Bicho, são dirigidas a crianças dos 6 aos 12 anos, nessas semana irão ser abordados dos temas, “Liberdade” de 8 a 12 de julho e “Cidades” de 15 a 19 de julho.

Esta iniciativa foi organizada pelo Município de Portalegre.

Odemira: FACECO anima São Teotónio de 19 a 21 de julho

A FACECO, a Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, tem lugar de 19 a 21 de julho em São Teotónio.

“O que se pretende é mostrar o que de melhor se faz no maior concelho de Portugal. O certame vai decorrer no Parque de Feiras e Exposições de São Teotónio, que é um espaço muito cuidado, num autêntico jardim que tem muitos propósitos”, revela Ricardo Cardoso, vereador na Câmara Municipal de Odemira.

“Para além da animação, tentamos ter todos os anos uma apresentação forte também naquilo que são as atividades do concelho, seja a floresta, agricultura, a pecuária e aí destacaria claramente o concurso de nacional da raça Limosine e tantos outros regionais. Também queremos mostrar o que o turismo e a gastronomia têm para oferecer no concelho”, acrescenta o vereador.

No que diz respeito à animação musical, vão passar pelo palco nomes como Ana Bacalhau, Luís Trigacheiro e os Íris.

Os produtos locais vão estar em destaque na FACECO, como é o caso do mel, do medronho, do vinho e do azeite, sendo que o artesanato local vai ser uma das principais componentes desta feira do Sudoeste Alentejano. A FACECO volta também a ser palco de várias exposições e concursos ligados ao setor pecuário.

GNR deteve indivíduo por burla MBWay

A GNR enviou esta tarde um comunicado que transcrevemos,  relativo à detenção de um indivíduo por burla MBWay, em Campo Maior:

“O Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Campo Maior, no dia 1 de julho, deteve um homem de 32 anos, por burla através da plataforma Mbway, no concelho de Campo Maior.

No âmbito de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda detetaram um indivíduo a utilizar de forma suspeita uma máquina multibanco, local já referenciado como sendo de levantamento de dinheiro resultante de burlas MBWay.

No decurso da abordagem foi possível confirmar que o indivíduo tinha acabado de cometer uma burla, através da aplicação MBWay.

Na sequência da detenção foi apreendido o seguinte material:

  • 240 euros em numerário:
  • Um smartphone.

O suspeito foi constituído arguido e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Elvas.”

Rondão Almeida: contrato de comodato com a Isekais visa criar “estabilidade”

O Município de Elvas decidiu avançar para a celebração de um contrato de comodato, por 20 anos, com a Associação de Desportos Gímnicos de Elvas, a Isekais, para que os ginastas possam utilizar uma das naves do Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) para os seus treinos, passando a ter ali a sua sede.

Contudo, a votação deste contrato, no decorrer de uma reunião do executivo da Câmara Municipal, contou com a abstenção e a “pouca vontade”, segundo o presidente Rondão Almeida, da vereadora do PSD, Tânia Rico.

Recordando o trabalho desenvolvido pela Isekais – atualmente com mais 200 atletas – ao longo dos últimos anos, em prol da modalidade, Rondão Almeida explica que os ginastas, por não terem uma sede, têm andado sempre de pavilhão em pavilhão, sem terem um local certo para a sua atividade. “A Isekais tão depressa está no ginásio da Escola Secundária, ou no ginásio do Escola da Boa-Fé, ou no Pavilhão Multiusos que temos no CNT, e isto não faz qualquer sentido”, garante.

Esta medida, segundo Rondão Almeida, vem contribuir para a criação de “estabilidade” no seio da Isekais, pelo que estranha o facto da vereadora do PSD se ter abstido na votação deste contrato de comodato. “Estamos a resolver um problema que já deveria estar resolvido há muitos anos”, assegura.

Questionado sobre o facto de uma das naves do CNT passar a estar ocupada pela Isekais, Rondão Almeida garante que aquele equipamento municipal continua a ter espaço suficiente para realizar qualquer evento. “Temos à volta de quatro mil metros quadrados para fazer exposições. Por muitas exposições que lá tivéssemos feito, nunca ocupámos mais de dois mil metros quadrados. Só a última nave que eu construí, quase nunca é utilizada”, remata.

Diogo Piçarra na noite deste sábado no Festival Raya

Diogo Piçarra atua na noite deste sábado, 6 de julho, no Festival Raya, em Campo Maior.

Antes do artista que dá voz a êxitos como “Amor de Ferro” ou “Saída de Emergência” subir ao palco do festival, cabe à jovem campomaiorense Catarina Pereira apresentar-se ao público.

A noite prossegue com a animação dos Cromos da Noite e DJ Dinga.

As portas do recinto do festival, no parque de estacionamento das piscinas municipais da vila, abrem às 21 horas. A entrada tem um custo de seis euros.