UCC do Centro Social Paroquial de S. Tiago de Urra já foi inaugurada

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, inaugurou na tarde desta sexta-feira, 21 de junho, a obra de ampliação do Centro Social Paroquial de S. Tiago de Urra para Unidade de Cuidados Continuados (UCC), na Tapada das Freiras, no concelho de Portalegre.

Trata-se do maior investimento, de índole social e de saúde, no Alentejo e Algarve, na ordem dos quase 11 milhões de euros, valor cofinanciado por fundos comunitários em 88,41 por cento.

De acordo com o padre Marcelino Dias Marques, presidente da direção do Centro Social Paroquial, esta é uma obra que está agora “ao serviço da comunidade, para se cuidar dos pobres, dos mais frágeis e dos mais vulneráveis”, que, segundo diz, é “um dever de todos”.

João Manuel Nabeiro, que celebra hoje o seu aniversário, e a quem todos os presentes quiseram cantar os parabéns, mostrou-se também muito satisfeito com a abertura desta nova resposta no Centro Social Paroquial de S. Tiago de Urra, até porque o Grupo Nabeiro foi uma das entidades que apoiou a obra. “O meu pai sempre esteve ao lado do padre Marcelino”, recorda.

De recordar que esta cerimónia de inauguração, onde a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, esteve a acompanhar o primeiro-ministro, chegou a estar agendada para o passado dia 28 de maio.

João Moura esta sexta-feira na Corrida de São João em Arronches

João Moura (na imagem), Andrés Romero, Francisco Maldonado Cortes e Tomás Moura são os cavaleiros que entram em praça, em Arronches, na noite desta sexta-feira, 21 de junho, para mais uma tradicional corrida de touros inserida nas Festas de São João.

Nesta corrida, com início às 22 horas, pega em solitário o Grupo de Forcados Amadores de Arronches, capitaneado por Manuel Cardoso.

Serão lidados touros das ganadarias Branco Núncio, Dr. António Silva, Sommer D’ Andrade, Romão Tenório, Cochicho e Pégoras e um novilho da ganadaria Fernandes de Castro.

De recordar que, neste ano de 2024, celebram-se, para além dos 130 anos da Praça de Touros de Arronches, o 25º aniversário do Grupo de Forcados Amadores de Arronches.

Trabalhadores não docentes de Campo Maior iniciam greve ao trabalho suplementar

Em “em luta contra os abusos laborais impostos pela autarquia”, os trabalhadores não docentes das escolas da rede pública do concelho de Campo Maior vão iniciar uma greve, entre este sábado, 22 de junho, e o dia 30 de setembro, “a todo o trabalho suplementar”.

Em causa, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, está a exigência, por parte da Câmara Municipal de Campo Maior, de que “depois de uma semana de trabalho nas escolas, os trabalhadores não docentes tenham de exercer funções nas piscinas”.

Trata-se, segundo o sindicato, “de um abuso e de uma falta de respeito pelos trabalhadores não docentes”. No mesmo comunicado, que foi enviado à redação da Rádio ELVAS, lê-se que o “’recrutamento’ obrigatório para a realização de trabalho suplementar aos sábados e domingos começou desde o dia 8 de junho”.

Assegurando que estes profissionais não são “pau para toda a obra”, o sindicato exige “respeito pelo descanso dos trabalhadores não doentes e pelas suas funções específicas que devem ser exercidas nas escolas da rede pública”.

Feira de São de João arranca esta sexta-feira à noite em Badajoz

É já esta sexta-feira, 21 de junho, que Badajoz começa a festejar o São João, com a tradicional feira, no recinto junto aos pavilhões da IFEBA, e onde não vão faltar os carrosséis para miúdos e graúdos, os habituais comerciantes e as famosas casetas.

A abertura da feira de São João está marcada para as 22h30, (menos uma hora em Portugal), com um apontamento de fogo de artifício.

A juntar a isso, como adianta o vereador da cultura no Município da cidade espanhola, José António Casablanca, amanhã, sábado, haverá concerto de Camela, grupo que já era para ter atuado antes em Badajoz, mas que, devido à pandemia, viu o seu espetáculo cancelado.

Já no domingo, dia 23, o destaque vai para o habitual espetáculo de fogo de artifício, que será acompanhado pela música da Orquestra da Extremadura, no parque do Rio Guadiana, a partir das 22h30 (21h30 em Portugal). Na segunda-feira, Badajoz vai estar a celebrar São João, com as habituais cerimónias religiosas na catedral da cidade.

No que diz respeito à Feira Taurina de São João, este sábado, irão entrar em praça o cavaleiro Pablo Hermoso de Mendoza e os matadores Emilio de Justo e Ginés Marín. No domingo, o cartel é composto por Miguel Ángel Perera, Juan Ortega e Roca Rey. Em ambos os dias, as corridas têm início às 19h30 (18h30 em Portugal).

Até ao final do evento, destaque ainda para o concerto de Melendi, agendado para dia 27.

O programa completo do evento para conhecer aqui.

DECO denuncia Temu por violação da legislação europeia

A DECO e 16 associações que integram a organização europeia de consumidores (BEUC), apresentaram, recentemente, denúncias às respetivas autoridades nacionais contra o crescente marketplace online chinês Temu, por não proteger os consumidores e por utilizar práticas ilegais de manipulação, violando a recente legislação da União Europeia (UE).

Em Portugal, o coordenador dos serviços digitais é a ANACOM, entidade a quem a DECO entregou a sua queixa. A Temu, garante a associação, está a desrespeitar os direitos dos consumidores ao violar o Regulamento Serviços Digitais da UE.

Esta plataforma, por um lado, garante a DECO, “não fornece aos utilizadores a rastreabilidade suficiente dos comerciantes que vendem na sua plataforma. Por outro, utiliza práticas de manipulação, como padrões obscuros, e não é transparente sobre como recomenda produtos aos utilizadores”.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da Associação Para a Defesa do Consumidor, com a jurista na DECO Alentejo Ana Sofia Rosa. Para ouvir no podcast abaixo:

 

Para todas as idades, Yoga é uma “filosofia” e uma “forma de estar” na vida

Seja para aliviar o stress, seja para trabalhar o corpo através de uma alternativa à ginástica convencional ou para preparar o físico e a mente para a meditação, hoje em dia, estima-se que sejam mais de cem mil os portugueses que praticam Yoga, cujo Dia Internacional se celebra esta sexta-feira, 21 de junho.

De acordo com Tânia Melo, instrutora de Yoga e responsável pelo Centro Áshrama, em Elvas, procura-se que este seja “um dia de paz”, sendo o Yoga, acima de tudo, uma “filosofia, uma forma de estar”.

E contrariamente ao que se possa pensar, o Yoga é para qualquer idade: dos três anos até aos seniores. “Todos os exercícios são adaptados, sejam os físicos, sejam os de respiração, porque as pessoas têm a ideia de que é só a parte física ou só a meditação, o que é incorreto. Meditação é Yoga e Yoga é meditação”, garante Tânia Melo, que assegura que as “pessoas só fazem aquilo que conseguem”.

Com o tempo, e com a experiência, há “uma evolução do ser”. No que toca aos benefícios da prática, a instrutora enumera vários: “para além da flexibilidade, da musculatura que se ganha, há um combate ao stress e ganhamos mais resistência, ou seja, o Yoga confere-nos a possibilidade de conseguir ultrapassar os desafios que a vida nos coloca”. Atingir um equilíbrio interior e exterior, diz ainda, é o grande objetivo.

No Centro de Yoga de Elvas este Dia Internacional é hoje celebrado com sessões gratuitas para acompanhantes de quem as frequenta habitualmente.

O yoga, que teve origem há cinco mil anos na Índia, como uma disciplina espiritual, define-se como toda a prática que tenha como objetivo a evolução do Homem em todos os aspetos da sua existência. 21 de junho foi proclamado Dia Internacional do Yoga pela Organização das Nações Unidas, em 2014, servindo a data, acima de tudo, serve para evidenciar os benefícios que a prática desta modalidade produz no indivíduo, quer física quer mentalmente.

A entrevista completa a Tânia Melo para ouvir no podcast abaixo:

Degolados celebra São João com arraial esta sexta-feira à noite

A freguesia de Degolados, no concelho de Campo Maior, sai à rua esta sexta-feira à noite, 21 de junho, para comemorar o São João, com um animado arraial, onde não vão faltar as tradicionais sardinhas assadas e a animação musical.

Esperando uma boa adesão, tal como aconteceu no ano passado, o presidente da junta, João Cirilo, que convida todos a marcarem presença no evento, promete, acima de tudo, “uma boa sardinhada”.

“Quem quiser, estão todos convidados para visitar Degolados, esta sexta-feira, a partir das 21h30”, diz o presidente, adiantando que se pretende que o evento se traduza num momento de “confraternização” entre todos. João Cirilo revela ainda que, desta feita, o evento realiza-se, não no Largo da Igreja, como em outros anos, mas em frente ao Pavilhão Polidesportivo.

O baile deste arraial de São João vai estar a cargo do Duo Musical R&C.