Curso de árbitros junta 30 formandos este fim de semana em Campo Maior

A Associação Distrital de Judo de Portalegre promove este fim de semana, dias 15 e 16 de junho, no Pavilhão Rui Nabeiro, em Campo Maior, mais um curso de árbitros da modalidade.

Lembrando a importância da formação em todas as áreas, o presidente da associação, António Chavigas Drogas, explica que a formação de arbitragem tem, no judo, uma “relevância ainda maior” por ser um “complemento à própria prática” da modalidade. “Quem é árbitro tem que ser praticante e ter uma determinada graduação”, adianta.

Considerando ser positivo existirem árbitros da região, Chavigas Drogas revela que nesta formação, que será ministrada por João Guerra, participam cerca de 30 pessoas de vários clubes, sobretudo, do distrito de Portalegre.

Nesta formação serão abordados temas como a teoria geral sobre a missão de arbitrar; o regulamento de arbitragem da Federação Portuguesa, bem como da Federação Internacional de Judo; e os gestos, posicionamento e deslocações no combate. A formação é destinada a candidatos a árbitros, a árbitros estagiários, associativos, regionais e nacionais, e a treinadores.

O início da primeira sessão, este sábado, está marcado para as 9 horas.