Torneio Luís Pires junta cinco equipas em Elvas no dia 10

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos organiza na próxima segunda-feira, feriado de 10 de junho, o Torneio Luís Pires, no Campo Pedro Barrena, no Estádio Municipal de Elvas.

Este evento desportivo, organizado em memória do ex-atleta Luís Pires, terá início às 10 horas com uma cerimónia de homenagem

O torneio, disputado em nas categorias de futebol 7 e futebol 9, contará com as participações de “O Elvas”, Monfortense, “Os Elvenses”, Lusitano de Évora e Associação para o Desenvolvimento da Quinta do Conde.

O Torneio Luís Pires “promete ser uma celebração emocionante e uma oportunidade para honrar a memória de alguém que tanto contribuiu para o desporto e associativismo local”.

Época balnear tem início este sábado em Campo Maior

A época balnear em Campo Maior tem início este sábado, 8 de junho, com a abertura das piscinas municipais descobertas ao público.

Aquele equipamento vai funcionar até dia 8 de setembro, com os seguintes horários: às segundas-feiras das 15 às 19h30; e de terça-feira a domingo entre as 9h30 e as 19h30.

Fotografias do Prémio Santiago Castelo em exposição em Campo Maior

O Museu Aberto de Campo Maior acolhe uma exposição das obras finalistas do VII Prémio Internacional de Fotografia Santiago Castelo 2023, a partir desta quinta-feira, 6 de junho.

A mostra vai poder ser visitada até dia 9 de julho, das 10 às 13 horas e entre as 14 e as 17 horas. A entrada é gratuita.

O Prémio Internacional de Fotografia Santiago Castelo, instituído pelo Centro Unesco da Extremadura em memória do seu presidente fundador, D. José Miguel Santiago Castelo, viu o seu campo de atuação alargar e cruzar fronteiras em 2019, assumindo então um cariz transfronteiriço entre Espanha e Portugal e contando com o patrocínio e colaboração da Direção Geral de Ação Exterior da Junta de Extremadura através do Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças e a participação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e do Alentejo.

AFP promove terceira edição do Torneio Carolina Mendes no sábado

O Estádio Municipal Eduardo Sousa Lima, em Portalegre, recebe no próximo sábado, 8 de junho, a terceira edição do Torneio Carolina Mendes, organizado pela Associação de Futebol de Portalegre (AFP).

O evento desportivo de homenagem à atual jogadora do Sporting de Braga e internacional portuguesa, como revela o presidente da associação, Daniel Pina, volta a juntar as Seleções Distritais Femininas Sub-12 das Associações de Futebol de Portalegre, Castelo Branco, Évora e Santarém. “É um torneio que serve de preparação para estas quatro associações, com mais tempo, participem nos torneios da Federação”, explica o responsável.

Este torneio, em que não há vencedores, acaba por ser “um convívio”, em que todas as equipas se defrontam entre si. “As seleções das outras associações gostam muito de vir cá e por isso é que continuam a ser as mesmas”, assegura Daniel Pina.

Sendo natural de Estremoz, Carolina Mendes começou a sua carreira, no futebol, em três clubes do distrito de Portalegre. “É uma das atletas que tem mais internacionalizações, que tem mais golos ao serviço das nossas seleções, é atleta que marcou o primeiro golo no primeiro Europeu em que Portugal participou”, diz ainda Daniel Pina, justificando a escolha do nome da atleta para este torneio.

Os jogos, entre as quatro seleções distritais, vão ser disputados quer de amanhã, quer à tarde, no sábado, no Estádio Municipal de Portalegre.

Rondão Almeida: “Elvas só tem a ganhar” com concessão do “Patalino”

Foi na passada sexta-feira, 31 de maio, que a Assembleia Municipal de Elvas aprovou a concessão do Campo Patalino, do Estádio Municipal, à SAD de “O Elvas”.

Esta concessão, por um período de 30 anos, implica, por parte da SAD, um investimento de mais de um milhão de euros, em dois anos, e uma renda mensal de 1.150 euros.

Lembrando o “grande investimento” a ser feito neste campo, com a sua requalificação, para o presidente da Câmara, Rondão Almeida, “Elvas só tem a ganhar” com esta concessão. “Quando falo em Elvas, falo em Elvas na sua totalidade, não só na área do desporto, porque tudo aquilo que está previsto, neste encontro entre a SAD e a Câmara Municipal, requer, por parte desses empresários, um grande investimento para requalificar o nosso complexo desportivo, no que diz respeito ao campo de futebol ‘Patalino’”, começa por dizer o autarca.

“Têm um plano de trabalho que, do meu ponto de vista, vem servir muito bem à própria cidade. Basta dizer que, neste momento, esta SAD já tem 62 contratos formados, ou seja, possivelmente, na última década, esta sociedade foi a maior empresa que se formou em Elvas”, garante Rondão Almeida.

Reconhecendo o investimento feito pelos empresários que lideram a SAD do clube, já na época passada, o autarca lembra ainda a evolução dos azuis e ouro, entre esta temporada e a última década: “‘O Elvas’, tal e qual como ele estava, era impensável poder andar em competições a nível nacional”. “Na época passada, já conseguimos ver o campo ‘Patalino’ a recordar-nos aquilo que foram umas décadas atrás”, acrescenta.

Hoje, diz ainda Rondão Almeida, e na esperança num futuro “mais risonho”, no que toca ao desporto rei, “O Elvas” tem agora “contas certas”, devido ao investimento de “mais de 700 mil euros” por parte da SAD. O autarca tece ainda elogios à direção do clube que, até então, esteve a dirigir os seus destinos.

Programa PAS continua a apoiar comércio e instituições de Campo Maior

O Programa de Apoio Social (PAS), promovido pela Junta de Freguesia da Expectação, em Campo Maior, tem vindo, ao longo dos anos a apoiar o comércio e as instituições locais.

Esta é uma iniciativa que “não pára, nem pode parar”, garante Hugo Milton, presidente da junta, adiantando que “mediante um orçamento já definido se pretende ajudar o comércio local, localizado na freguesia”.

No total são apoiados “cerca de 20 estabelecimentos do comércio local, com a aquisição de bens de primeira necessidade, em duas lojas por mês, que são posteriormente entregues a instituições como a CURPI, os Bombeiros Voluntários, a Santa Casa da Misericórdia e também Loja Social”.

De recordar que o Programa de Apoio Social resulta de uma cooperação entre as três juntas de freguesia do concelho de Campo Maior, com o objetivo de contribuir com diversos tipos de bens para instituições de cariz social.

Próximo sorteio do Euromilhões com jackpot de 130 milhões de euros

Nenhum apostador acertou na chave vencedora do sorteio de ontem, 4 de junho, do Euromilhões, pelo que na próxima sexta-feira, dia 7, estará em jogo um jackpot de 130 milhões de euros.

O segundo prémio, de 279.488,36 euros, saiu a dois jogadores do estrangeiro, enquanto o terceiro, de 18.663,15 euros, contemplou sete jogadores, todos eles também fora de Portugal. Para Portugal vem um quarto prémio de 1.565,06 euros. Mais 25 jogadores ganharam este prémio.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 6, 7, 9, 14 e 43 e as estrelas 3 e 4.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.