Espetáculo “Humor a Roçar no Negro” estreia no dia 24 em Elvas

O espetáculo de stand-up comedy “Humor a Roçar no Negro” estreia na noite da próxima sexta-feira, 24 de maio, no cineteatro municipal de Elvas.

Com este espetáculo, revela o comediante Nuno Cardoso, procura-se “desmistificar alguns tabus e alguns problemas” que os próprios humoristas em palco enfrentaram ao longo da vida, em algumas situações, através do chamado humor negro, mas não só.

“O espetáculo tem um pouco de humor negro, mas não tanto. Os textos no stand-up comedy acabam por abranger tudo aquilo que o humorista decidir na altura”, explica Nuno Cardoso.

Num espetáculo que terá como convidado Pedro Luzindro, com Nuno Cardoso, em palco, estarão ainda Marcos Bilro e Scaitt Borrabeu. “Este vai ser o primeiro espetáculo que vamos fazer”, adianta o comediante, que confessa não conhecer o público de Elvas. Ainda assim, espera que o cineteatro se possa encher nesta noite.

Os bilhetes, com um custo de 11,20 euros, encontram-se à venda na plataforma Pica Bilhetes. O espetáculo, recomendado para maiores de 16 anos e com uma duração de hora e meia, tem início marcado para as 21h30.

Arte de jovens criadores em exposição na Casa da Cultura de Elvas

Uma exposição de obras selecionadas do Certame Transfronteiriço de Jovens Criadores “JABA 2024”, promovido anualmente pelo Município de Badajoz, encontra-se disponível para visita, até final deste mês de maio, na Casa da Cultura de Elvas.

A mostra, que apresenta trabalhos das categorias a concurso – audiovisual, banda desenhada, design gráfico, escultura, fotografia, fotojornalismo e pintura –, inclui o trabalho vencedor da elvense Rita Henriques.

Esta exposição, de acordo com o vereador na Câmara de Elvas Cláudio Monteiro, insere-se na programação daquele que é o mês dedicado à juventude na cidade, sendo já a quinta mostra apresentada, este ano, na Casa da Cultura. “Quem visitar a Casa da Cultura vai encontrar artes totalmente diferentes”, assegura o vereador, apelando, no futuro, à participação de mais jovens artistas elvenses neste certame transfronteiriço

Já a vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, que, e tendo em conta que a exposição apresenta quase na sua totalidade trabalhos de jovens espanhóis, diz “faltar incentivar à participação” dos jovens alentejanos no JABA. “Temos jovens ligados ao mundo das artes com grande qualidade, mas possivelmente teremos de incentivar mais na divulgação”, assegura, dando conta que a intenção é que esta exposição possa vir a ser apresentada em Campo Maior no âmbito do festival Raya Jovem.

Já Mariema del Carmen Seck, vereadora no Município de Badajoz, confirma que, e apesar da participação de jovens de vários municípios de Portugal, a “grande maioria” dos trabalhos é de artistas da Extremadura. Na próxima edição do JABA, a vereadora espera que mais artistas participem: “todos os jovens, desde os 13 aos 35 anos, que queiram, apresentem os seus trabalhos”.

A mostra pode ser visitada até 31 de maio, na Casa da Cultura de Elvas, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas e, ao sábado, das 10 às 13 horas.

Câmara de Vila Viçosa procura figurantes para a Feira de Inspiração Renascentista

Foto: município Vila Viçosa

A terceira edição da Feira de Inspiração Renascentista tem lugar, em Vila Viçosa, entre os dias 31 deste mês e 2 de junho.

Durante três dias Vila Viçosa vai recuar no tempo com várias atividades não só no interior do castelo, mas também em várias ruas da vila.

Depois de as inscrições para stands e tasquinhas terem sido rapidamente preenchidas, agora o município procura figurantes, com o objetivo de “envolver a comunidade, nas atividades deste certame”, revela o presidente da Câmara, Inácio Esperança, garantido que “só assim é que as iniciativas fazem sentido, para mostrar às pessoas o que se passou na vila, bem como as efemérides importantes que tiveram impacto também no país e no mundo”.

Não tendo dúvidas que esta terceira edição irá “exceder as expectativas”, o autarca espera que seja, “uma vez mais, um sucesso”.

De 31 de maio a 2 de junho, Vila Viçosa acolhe a terceira edição da Feira Renascentista, para a qual estão abertas as inscrições para figurantes. Pode consultar toda a informação, AQUI.

Bombeiros de Elvas investem cem mil euros em duas novas viaturas

Os Bombeiros de Elvas têm duas novas viaturas de transporte de doentes não urgentes ao serviço da população, resultado de um investimento a rondar os cem mil euros.

Um dos veículos, adianta o presidente da direção da associação humanitária, Amadeu Martins, é de seis lugares, com espaço para uma cadeira de rodas. O outro, de nove lugares, tem espaço para duas cadeiras de rodas.

“Nunca tinha havido, nesta associação, uma viatura com capacidade para duas cadeiras de rodas. É a primeira vez que a temos, mas são viaturas muito caras e todos estes valores, para aquisição das viaturas, dos painéis fotovoltaicos e dos portões, foram pagos pela associação. Não tivemos comparticipação de nada nem de ninguém”, revela o presidente.

Só nos últimos sete anos, revela ainda Amadeu Martins, os Bombeiros de Elvas já adquiram 12 viaturas novas, para além de outras três usadas. “Estamos a falar num total de 15 viaturas, que ascende, mais ou menos, a 700 mil euros. São cem mil euros por ano. Para quem diz que os Bombeiros não investem e estão parados, não é bem assim, porque nós temos investido muito”, remata o presidente.

Inscrições abertas para o Night Trail Ouguela

Estão abertas as inscrições para o Night Trail Ouguela, que tem lugar nesta aldeia histórica do concelho de Campo Maior, no dia 8 de junho, numa organização do Grupo Campo Maior Trail Runners.

Esta atividade desportiva, como revela Carlos Pepê, do grupo, pretende “ficar na agenda para perdurar no tempo e dignificar Ouguela, pelo seu enquadramento paisagístico, patrimonial e histórico”.

Tendo em conta a relação de Ouguela com o contrabando pretende-se “levar os participantes a percorrer os trilhos do contrabando, mas de uma forma desportiva e no período noturno”.

O trail tem um percurso de 15 quilómetros e está “devidamente sinalizado e iluminado, com vários pontos de abastecimento e acompanhamento de guias, para garantir a segurança de todos os atletas”. Em simultâneo decorre uma caminhada, de oito quilómetros, que percorre vários pontos emblemáticos de Ouguela, como a Nossa Senhora da Enxara, margens do Xévora e Abrilongo e Centro Ambiental do Xévora”.

No final, acrescenta Carlos Pepê, haverá “um evento cultural com música, animação e surpresas para os atletas, numa noite de convívio agradável”, esperando que “fique na memória”, para que segundo diz, no próximo ano possam acrescentar “ainda mais valor à aldeia de Ougue,a que tanto merece”.

As inscrições já estão a decorrer e podem ser feitas AQUI. Carlos Pepê revela que “há já cerca de 125 pessoas inscritas, “muitas delas também de Elvas e Badajoz”, apelando a todos aqueles que se queiram juntar para se inscrevam porque, adianta, “a festa é garantida, assim como o convívio, amizade e do desporto”.

Paralelamente, a esta iniciativa desportiva, no Instagram do Grupo está a decorrer uma exposição digital com fotografias de Ouguela, captadas por Rui Morais, para que este evento desportivo seja também “um momento de promoção do concelho”.