Secundária de Campo Maior promoveu 3º Mundialito de Futebol de 5

O III Mundialito de Futebol de 5 decorreu esta sexta-feira, 22 de março, no Pavilhão da Escola Secundária de Campo Maior.

No pontapé de saída da iniciativa marcou presença a vereadora São Silveirinha e o Diretor do Agrupamento de Escolas, Jaime Carmona.

Esta iniciativa, organizada pelos professores de Educação Física e pela Equipa de Projetos do Agrupamento de Escolas, contou com dez equipas de alunos.

Congresso das Açordas de Portel até 7 de abril com novo formato

Portel acolhe mais uma edição do Congresso das Açordas, entre esta sexta-feira, dia 22 de março e o dia 7 de abril. A iniciativa este ano assume-se como uma quinzena gastronómica.

Quem quiser degustar as maravilhosas açordas, consideradas um ex-líbris do concelho terá de se deslocar aos restaurantes aderentes.

Segundo José Manuel Grilo, presidente da Câmara de Portel “como havia dificuldade em que todos os restaurantes estivessem presentes na habitual tenda, este ano alterou-se o formato”.

Apesar desta alteração do formato do evento, “as iniciativas culturais vão continuar a marcar presença durante este período, como é o caso do Cante Alentejano que pode ser ouvido nos diversos restaurantes aderentes”, acrescenta o edil.

O autarca espera que o evento seja um novo impulso ao setor turístico, à economia local e à restauração.

A quinzena gastronómica de Portel, culmina com uma açorda no parque para toda a população e um espetáculo musical com Miguel Azevedo no Parque da Matriz, no último dia, 7 de abril.

A programação completa e os restaurantes aderentes que pode conhecer AQUI.

Daniel Babor vence terceira etapa da Alentejana e Iuri Leitão veste camisola Amarela

Iuri Leitão

Daniel Babor, da Caja Rural– Seguros RGA, é o vencedor da terceira etapa da Volta ao Alentejo, que uniu esta sexta-feira, 22 de março, Mourão a Reguengos de Monsaraz, numa distância de 168 quilómetros.

Iuri Leitão, também da Caja Rural– Seguros RGA, ficou em segundo lugar, no entanto é o novo camisola amarela. Já Cade Bickmore, da Project Echelon Racing, foi otreceiro classificado nesta etapa.

Amanhã, sábado, dia 23 de março, na quarta etapa da Alentejana, o pelotão parte de Monforte, pelas 11h30, para um percurso de quase 148 quilómetros. Esta quarta etapa inclui três metas volantes, em Arronches, Portalegre e Castelo de Vide, e prémios de montanha em Cabeço de Moura, Serra de São Mamede, Marvão e Serra de São Paulo.

Corrida e Caminhada de Ramos no domingo em Fronteira

Fronteira será palco, na manhã de domingo, 24 de março, de mais uma Corrida e Caminhada de Ramos.

Trata-se de uma iniciativa desportiva organizada pela Junta de Freguesia de Fronteira, com a colaboração técnica da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre.

Numa extensão de cerca de seis quilómetros, a prova, revela o presidente da Junta, António Luís Palrão, que tem como padrinho o atleta Paulo Guerra, contou já, no passado, com a participação de Aurora Cunha.

“A partida efetua-se da zona desportiva Cândido de Oliveira, junto ao Pavilhão Municipal de Fronteira, e o trajeto não é muito complicado, também para incentivar a participação de pessoas de várias idades”, explica ainda o presidente da junta.

A caminhada, no domingo, tem início pelas 9h55, começando as provas de corrida cinco minutos depois.

DECO: documentos necessários na abertura de uma conta à ordem

Abrir uma conta bancária permite o acesso a um conjunto de produtos e serviços financeiros que facilitam a gestão do dia-a-dia, sendo que quem pretende ter acesso a estes meios de pagamento tem de os solicitar e de celebrar um contrato com uma instituição de crédito para a sua utilização.

No momento da abertura de uma conta, o consumidor deve ter em atenção que a seguinte informação terá de ser obrigatoriamente comprovada com documentos: nome completo; assinatura; data de nascimento; nacionalidade constante do documento de identificação; tipo, número, data de validade e entidade emitente do documento de identificação; número de identificação fiscal nacional; profissão e entidade patronal; e morada completa.

Aquando da abertura de uma conta o cliente tem de comprovar os elementos de identificação necessários. Esta comprovação é exigida na abertura de conta presencialmente e utilizando meios de comunicação à distância, nomeadamente através de reprodução de originais ou cópias certificadas, acesso aos documentos em versão eletrónica ou videoconferência.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com a jurista Ana Sofia Rosa, da delegação do Alentejo, disponível no podcast abaixo:

Barragem do Caia volta a fazer descargas de superfície na segunda-feira

A Associação de Beneficiários do Caia informa as populações dos concelhos de Elvas e de Campo Maior que na segunda-feira, 25 de março, irá proceder a descargas de superfície na Barragem do Caia, com início no período da manhã.

A Barragem do Caia encontra-se ao dia de hoje, sexta-feira, 22 de março, com o volume de água armazenada de 190 milhões e 242 mil metros cúbicos e o nível da água à cota de 232,79 metros, o que corresponde a 99,99%, da sua capacidade.

De recordar que, este ano, é a terceira vez que a Associação procede a descargas de superfície, na Barragem do Caia.

Águas do Alto Alentejo assinala Dia da Água com atividades para os mais novos

No âmbito do Dia Mundial da Água, que se assinala hoje, 22 de março, a Águas do Alto Alentejo preparou atividades que visam sensibilizar os mais jovens para a proteção deste recurso precioso.

As atividades são centradas no ciclo da água, dando a conhecer o seu processo de transformação na natureza e em alguns comportamentos, que podem comprometer a sua segurança e para os quais a empresa quer alertar as crianças, enquanto importantes agentes da mudança nas rotinas das suas famílias.

A ficha já se encontra disponível na página da Águas do Alto Alentejo, para que pais e filhos possam divertir-se com atividades que valorizam a água e nos ensinam mais sobre este recurso fundamental.

Esta data, proclamada pela ONU em 1992, tem como objetivo alertar para a importância da água, especialmente face ao agravamento das consequências das alterações climáticas, incentivando a população a agir pela sua conservação. Para 2024, a ONU definiu como tema “Água para a paz” com o objetivo de levar os agentes mundiais a refletir acerca dos conflitos que podem ser desencadeados pela falta de acesso à água, agindo com base na compreensão de que este é um direito humano, intrínseco a todos os aspetos da vida e que deve ser garantido, por um futuro pacífico e próspero.

Percursos pelo património de Elvas estão de regresso já este sábado

Os Percursos pelo Património, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Elvas, estão de regresso já este sábado, 23 de março.

“A Cor das Fachadas de Elvas” é o tema deste primeiro percurso que, amanhã, será conduzido, a partir das 10 horas, pelo professor José Aguiar.

Trata-se de um um percurso que promete dar a conhecer as diferentes cores da cidade de Elvas, acompanhado de explicação histórica.

A iniciativa é de acesso livre do público, sendo que basta comparecer, pelas 10 horas, no Posto de Turismo da Praça da República para participar na iniciativa.

Conheça toda a programação da iniciativa:

“A liberdade de ler” foi mote para celebrar Dia da Poesia em Campo Maior

A Biblioteca Municipal João Dubraz recebeu ontem, dia 21 de março, a sessão “Poesias de Abril”, inserido nas comemorações do Dia Mundial da Poesia e também na iniciativa da Semana da Leitura, que decorre até amnahã, dia 23 de março, com o mote “A Liberdade de Ler”.

A vereadora São Silveirinha participou na sessão de abertura, onde começou por agradecer a todos os que aceitaram o convite para participarem nesta sessão dedicada também ao 50º aniversário do 25 de abril de 1974, marcando assim o arranque das comemorações desta efeméride no Município de Campo Maior. A melhor maneira para o fazer, referiu a autarca, “foi através da poesia, que foi um estilo tão caro a muitos daqueles que também fizeram a revolução através da cultura”.

Durante a tarde, participaram na sessão membros da Associação Portuguesa de Poetas, alunos da Escola Secundária de Campo Maior e da Academia Sénior da CURPI, a representante da Filigrana Editora, utentes do Centro Comunitário de Degolados, a representante da IN-Finita Editora, entre outros, que se juntaram para declamar poemas relacionados com Abril e a liberdade, neste momento simbólico, servindo de início às comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril.

Para animar o evento, o coro da Academia Sénior da CURPI, juntamente com o professor Alexandre Gomes, presentearam o público com o seu reportório.

Também marcaram presença no evento o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo; a vereadora Fátima Vitorino; Sandra Rosa e Olga Madeira, em representação das Juntas de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação e Degolados, respetivamente; e Ivo Álvares Furtado, presidente da Associação Portuguesa de Poetas.

Encontro infantil de judo este sábado em Campo Maior

Foto ilustrativa

Um encontro infantil de judo tem lugar amanhã, sábado, dia 23 de março, no Pavilhão Rui Nabeiro, em Campo Maior, com início às 10 horas.

Esta iniciativa, revela Natalino Borrega, responsável pela modalidade no Sporting Clube Campomaiorense, conta com “cerca de 120 as crianças, até aos 12 anos, vindos da Associação distrital de Judo de Portalegre e também de Badajoz”, a marcar presença neste encontro.

Natalino Borrega explica ainda que, este é um formato de encontro e, apesar de existirem combates, “o objetivo é tirar o foco do resultado e proporcionar um momento de convívio aos judocas, que existirão medalhas para todos”.