Município de Vila Viçosa celebra Semana do Japão com comunidade escolar

Faz, em 2024, 440 anos que a Embaixada Japonesa Tensho esteve de visita a Vila Viçosa.

Para celebrar a data, o Município de Vila Viçosa associou-se à Embaixada do Japão em Portugal, à Fundação da Casa de Bragança e ao Agrupamento de Escolas, com o intuito de organizar um programa de atividades relacionado com o tema.

Desta forma, a Semana do Japão é celebrada, em Vila Viçosa, sobretudo junto do público escolar, entre hoje e sexta-feira, de 18 a 22 de março, revela o vereador Tiago Salgueiro. “Com isto, queremos aproximar, em termos culturais, Portugal e o Japão, com especial incidência aqui no Alentejo, sobretudo em Évora e Vila Viçosa”, adianta.

Para o público escolar, há um conjunto de atividades programadas, como “sessões de origami, algumas representações teatrais e workshops sobre a cultura japonesa”.

Com vista à “valorização desta ligação importante entre Portugal e Japão”, avança Tiago Salgueiro, o Município de Vila Viçosa tenciona ainda atribuir a uma rua o nome da Embaixada Tensho. Para novembro, está também previsto um espetáculo cultural, na Igreja dos Agostinhos, a par de outras iniciativas, a serem desenvolvidas ao longo do ano, através das quais a autarquia procura “dinamizar esta ligação histórica”.