PS e CHEGA ficam com os dois deputados de Portalegre

O distrito de Portalegre vai ter um deputado socialista e outro do CHEGA.

Foi reeleito Ricardo Pinheiro pelo PS e a novidade da eleição de de Henrique de Freitas pelo CHEGA que ficou na segunda posição.

O PS obteve 34% dos votos e o CHEGA 24.62%, à frente da Aliança Democrática que teve 23.35%.

 

PS vence em Campo Maior com 36.54%

O Partido Socialista venceu as eleições legislativas em Campo Maior com 36.54%, com 1.650 votos, à frente do Partido Chega que teve 26.55% da votação ( 1.199 votos) e da Aliança Democrática que obteve 13.09%,  591 votos.

Nas freguesias, em Nossa Senhora da Expectação, o PS venceu com 35.6%, seguido do Chega com 25.07%; da AD com 15.39% e da CDU com 9.98% do votos. Em São João Batista, o Partido Socialista teve 36.89% dos votos, também seguido do Chega com 27.43% e da AD com 12.11%. A CDU foi a quarta força com 10.67% da votação.

Em Degolados os resultados mostraram que também o PS venceu com 39.72%, seguido do Chega com 29.58%, da CDU com 12.68% e da AD com 5.92%.

Inscrições abertas para Caminhada Granfondo Eurobec

Estão abertas as inscrições para a Caminhada Eurobec Granfondo, a realizar no dia 17 deste mês e inserida na segunda edição do EuroBEC Granfondo.

A inciativa, cujas receitas revertem para uma instituição de cariz social do concelho, tem um custo de 7 euros, que dá direito à tshirt do evento e a um lanche convívio.

As inscrições podem ser feitas AQUI.

Candidaturas abertas para operacionalizar Instrumento Territorial Integrado Temático

Estão abertas as candidaturas para apresentação do Plano de Ação para operacionalização do Instrumento Territorial Integrado Temático (Investimento Integrado de Base Territorial do Oeste e Vale do Tejo), cujo período de candidatura decorre até dia 15 de abril.O Acordo de Parceria Portugal 2030 que estabelece a estratégia e a estrutura operacional do período de programação de fundos europeus relativo a 2021-2027, consagra a importância dos instrumentos territoriais como elemento central de promoção do desenvolvimento e coesão territorial.

Foi neste contexto que o Centro 2030 e o Alentejo 2030 se propuseram a responder ao desafio de atenuar as fragilidades e vulnerabilidades de territórios específicos, através de abordagens mais integradas, multissetoriais e inovadoras, assentes em modelos territoriais flexíveis, capazes de agir à escala adequada para responder a problemas concretos.

As dotações indicativas, por Programa Regional, afetas a Investimentos Territoriais Integrados do Oeste e Vale do Tejo é de 23,5 milhões de euros FEDER, repartidas da seguinte forma por cada um dos Programas Regionais, 15,5 milhões de euros para o Programa Regional Centro e 8 milhões de euros para o Programa Regional do Alentejo, que se destinam concretizar ações como de apoio a projetos piloto de integração digital de serviços e recursos, à valorização dos recursos do território comuns ligados à água e ainda Ações conjuntas de atração de investimento, internacionalização, promoção do conhecimento, e consolidação do tecido empresarial isto para alem de Intervenções que promovam a mitigação e adaptação climática.

Estes apoios serão articulados entre as AG do Centro e do Alentejo para assegurar sinergias, evitando sobreposições e o duplo financiamento.

Campo Maior: celebrações da Quaresma começam com a Procissão dos Passos dia 17

Foto arquivo

Nesta época de Quaresma e até à Páscoa, Campo Maior tem várias celebrações religiosas que começam já no dia 17, prolongando-se até 1 de abril.

O pároco de Campo Maior, Rodrigo de Sousa Oliveira, recorda o simbolismo desta época, para todos os cristãos. “A Páscoa é o centro da vida cristã, onde celebramos a ressurreição de Jesus Cristo e comemoramos a sua vitória de Jesus sobre a morte e é de onde surge toda a vida da igreja”.

A procissão dos Passos, marcada para dia 17 deste mês, é a primeira celebração religiosa, que sairá da Igreja Matriz pelas 16 horas, e “pretende reviver o percurso de Jesus Cristo até ao Calvário”.

Já no dia 22 celebra-se o Dia Nossa Senhora das Dores, com uma procissão em sua honra, às 21 horas, tem saída da Igreja de São João Baptista, com o objetivo de relembrar “as dores e sofrimento de Nossa Senhora ao ver o seu filho, no percurso até ao Calvário”.

Já no dia 24, Domingo de Ramos, são benzidos os ramos à porta da igreja de São João Baptista, às 10.30 horas, seguindo-se às 11.45 horas a procissão em direção à Igreja Matriz, onde será celebrada a Eucaristia.

A celebração do lava-pés está marcada para dia 28, às 19 horas, na igreja Matriz, onde no dia seguinte, dia 29, haverá a adoração da Cruz, pelas 15 horas e ainda a Procissão do Enterro do Senhor, às 21 horas.

O padre Rodrigo de Sousa Oliveira adianta que no domingo de Páscoa, 31 de março, haverá “Eucaristia alusiva à ressurreição do Senhor, às 9 horas, na Igreja Matriz.

Paralelamente a estas celebrações, decorrem as cerimónias religiosas em honra de Nossa Senhora da Enxara, que começam no dia 23, com a Procissão da imagem da Santa de Ouguela até à Enxara, às 21 horas; no dia 31 é celebrada a missa no Santuário de Nossa Senhora da Enxara, às 16 horas; já no dia 1 de abril tem lugar a missa de encerramento no Santuário às 16 horas, seguida de procissão às 17 horas.

Núcleo de Elvas dos Combatentes promove visita a Monsaraz no dia 23

José Miguêns, eleito presidente do Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes no início do ano, tem vindo a procurar estabelecer parcerias, com diversas associações, para levar a cabo um conjunto de iniciativas que possam envolver, não só os sócios, mas também a população em geral.

A primeira atividade, a Caminhada pela Paz, aconteceu já no passado dia 25 de fevereiro, sendo que a intenção, explica o sargento-mor, é retomar as várias iniciativas que o núcleo promovia antes da pandemia. “Antes da pandemia, o Núcleo de Elvas tinha muitas atividades e era bastante dinâmico, mas passámos dois anos em que o contacto com os sócios e a população, praticamente, se perdeu”, recorda.

Já no próximo dia 23 de março (sábado), será realizado um passeio a Monsaraz, “com visita às Antas e ao Alqueva”. José Miguêns explica que todos os lugares que não forem preenchidas pelos sócios e suas famílias, podem ser ocupados por quaisquer outras pessoas que queiram participar na iniciativa (mais informações sobre esta iniciativa no cartaz abaixo).

Numa parceria com a Delegação de Fuzileiros de Juromenha/Elvas e a Associação de Paraquedistas do Alto Alentejo, o Núcleo dos Combatentes pretende ainda realizar, a 22 de junho, por altura do São João, uma sardinhada, atividade pela qual os sócios “perguntam muito”.

No que toca às tradicionais cerimónias militares, o núcleo recorda, no próximo dia 9 de abril (terça-feira), aquela que foi a Batalha de La Lys, junto ao monumento do combatente. No mesmo dia, haverá almoço convívio do combatente. “Iremos promover isso junto dos sócios, para poder contar com a sua presença”, refere, adiantando que, em novembro, será altura de comemorar o Armistício da 1ª Grande Guerra.

 

Hoje é dia de votar para eleger a Assembleia da República

Hoje, dia 10 de março, há eleições para a Assembleia da República. Os portugueses são chamados às urnas para escolher os seus representantes para os próximos quatro anos. Atualmente, a Assembleia da República é composta por 230 deputados.

O direito de voto pode ser exercido entre as 8 e as 19 horas.

No concelho de Campo Maior há nove assembleias de voto onde os cidadãos recenseados podem votar:

Na Freguesia de Nossa Senhora da Expectação há quatro secções de voto no Pavilhão Rui Nabeiro.

Na Freguesia de São João Baptista há quatro secções de voto no Centro Comunitário de Campo Maior.

A Freguesia de Degolados tem a assembleia de voto no Centro Polivalente.

Se ainda não sabe em que local votar pode enviar uma mensagem para o n.º 3838 com RE (nº de Identificação civil) (data de nascimento no formato AAAAMMDD), ou aceder ao site www.recenseamento.mai.gov.pt.