Turismo do Alentejo e Ribatejo com “preenchida agenda de eventos” na BTL

A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo vai estar representada, com “o maior stand do certame”, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), nos pavilhões da FIL, no Parque das Nações, de 28 a fevereiro a 3 de março.

No evento, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo irá reunir, para além de mais de 50 empresas, todos os seus municípios e duas comunidades intermunicipais.

O stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo, com uma área superior a 1290 metros quadrados, contará com uma “preenchida agenda de eventos” e várias novidades, como duas áreas de atendimento ao público e de exposição.

Nos dias dedicas a profissionais do setor, a Entidade Regional de Turismo irá apresentar as mais variadas temáticas, desde o enoturismo, às atividades náuticas e ar livre que, quer o Alentejo, quer o Ribatejo têm para oferecer.

Desta vez, o stand do Turismo do Alentejo e do Ribatejo terá uma área dedicada aos órgãos de comunicação social, “dado o papel fundamental na cobertura da presença dos Destinos/Regiões na BTL”

Portalegre: Tunapapasmisto celebra 20 anos de “Capotes Negros”

A Tunapapasmisto, Tuna Mista do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), a celebrar os seus 30 anos de existência, promove, entre quinta e sexta-feira, dias 22 e 23 de fevereiro, a 20ª edição do evento “Capotes Negros”.

Este encontro de tunas, de acordo com a presidente da Tunapapasmisto, Margarida Frade, ainda antes da celebração do aniversário em março, divide-se entre uma Noite de Serenatas, na quinta-feira, e uma Noite de Tunas, seguida de animação com DJ, na sexta.

Recordar as memórias de todos os tunantes, que passaram por esta tuna, bem como dos estudantes do IPP está na base do tema das celebrações destes 30 anos de Tunapapasmisto: “30 anos de tuna, 20 edições de memórias”.

A Noite de Serenatas, a ter lugar na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPP, com início às 21 horas, na quinta-feira, contará com a participação do Grupo Académico Serenatas de Portalegre. Já na noite de Tunas, com encontro marcado no Mercado Municipal de Portalegre, às 22 horas, no dia seguinte, participam, para além da tuna anfitriã, as Tuninfas (Tuna Feminina do IPP), a Enftuna (Tuna Académica da Escola Superior de Saúde de Portalegre), da TunaBebes (Tuna Mista da Universidade do Algarve), a VivanTuna (Tuna Mista de Estudantes da Faculdade de Psicologia e Instituto de Educação de Lisboa), a Quantunna (Tuna Mista da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra) e a K&Batuna (Tuna Académica Mista de Coimbra).

Com este evento, garante a responsável, pretende-se promover “algo de diferente”, não só para os estudantes, mas também para a própria comunidade de Portalegre. Lembrando que foram muitos os estudantes que permitiram manter “viva” a tuna, Margarida Frade garante que estes foram, sobretudo, 30 anos de “resiliência”.

“Em relação ao aniversário, vai ser no dia 23 de março, em que vamos ter um almoço para os membros da tuna e alguns convidados, mas estamos também em pensar fazer algo mais virado para a comunidade”, revela a responsável.

Jogos do Alto Alentejo com sessão de abertura em Arronches no sábado

A XXII edição dos Jogos do Alto Alentejo têm a sua sessão de abertura no próximo sábado, 24 de fevereiro, a partir das 15 horas, no Convento da Nossa Senhora da Luz, em Arronches.

Promovidos pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), os Jogos do Alto Alentejo contam este ano com a participação de 14 dos 15 municípios da região: Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.

Ao longo de vários meses, e no decorrer das diversas fases concelhias e distritais, serão muitas as modalidades a serem disputadas, como pesca, canoagem, cicloturismo, sueca, futsal, malha e natação.

CIFA acolhe reunião do Conselho Regional de Inovação do Alentejo

O Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada (CIFA) acolheu ontem, segunda-feira, dia 19 de fevereiro, a primeira reunião deste ano do Conselho Regional de Inovação do Alentejo (CRIAlt).

O CRIAlt é uma plataforma que reúne um conjunto de entidades e instituições da região e que se afirma como um espaço privilegiado para discutir ideias, estabelecer parcerias e encontrar soluções inovadoras para o crescimento e desenvolvimento do Alentejo.

A sessão de abertura contou com a presença do presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, que deu as boas-vindas a todos os participantes. O autarca destacou o empenho de Campo Maior em contribuir para o paradigma da inovação no Alentejo, assumindo um papel ativo na valorização do território como um verdadeiro pólo de mudança a nível nacional e internacional.

Luís Rosinha esteve acompanhado pelo vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), Aníbal Reis Costa, e o vogal executivo da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Alentejo, Tiago Teotónio Pereira.

Concelho de Elvas volta a jogar à malha até ao 25 de Abril

O 28º Torneio da Malha do Concelho de Elvas João Brioso vai decorrer, ao longo de dez jornadas, a partir do próximo sábado, 24 de fevereiro, numa organização da Câmara Municipal de Elvas, com o apoio das Juntas de Freguesia do Concelho e da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).

As jornadas vão ter lugar nas freguesias rurais do concelho, sendo que o torneio termina, como é habitual, na Praça da República, no feriado nacional de 25 de abril.

Esta, que, segundo diz o presidente da Câmara, Rondão Almeida, era uma modalidade que estava praticamente extinta no concelho, quando chegou, em 1994, a Elvas, é hoje praticada por “mais de uma centena de atletas”. “O objetivo é de usarmos aquilo que são as nossas tradições, os nossos usos e os nossos costumes, termos semore a preocupação de não os deixar para trás”, acrescenta.

Todas as jornadas deste torneio da malha têm início às 14h30, exceto a da Praça da República, que está marcada para as 9 horas.

O Torneio da Malha está dividido em quatro escalões: seniores masculinos, para idades entre os 16 e os 69 anos; seniores femininos, para idades iguais ou acima de 16 anos; sub-15, para idades até aos 15 anos; e veteranos masculinos, para idades iguais ou acima de 70 anos.

As inscrições têm um custo de dez euros para todos os participantes e apenas podem ser feitas até à sétima jornada.

Livro com poemas de Lurdes Almeida lançado sábado em Campo Maior

“Do Poema Fiz Canção” é o nome do livro que reúne poemas da campomaiorense Lurdes Almeida, falecida em 2022, e que vai ser apresentado, no sábado, 24 de fevereiro, no Centro Comunitário de Campo Maior.

Este livro, segundo revela o filho de Lurdes, José Almeida, era um sonho da sua mãe, por isso a família reuniu e decidiu torná-lo realidade. “Este era um sonho da minha mãe e que ela estava a preparar há algum tempo e, por isso, decidimos, em família, concretizá-lo, até porque os poemas já estavam escolhidos por ela”, refere.

José Almeida explica que o título “Do Poema Fiz Canção”, surge do facto de a sua mãe ter descoberto a poesia “numa fase da vida em que a ajudou a ultrapassar os obstáculos da vida e, entre várias emoções decidiu transformar a poesia em algo agradável para ela, ou seja, música, para embelezar a poesia tão sofrida que ela escrevia”.

O livro conta com cerca de cem poemas, sendo que no sábado, na apresentação, “alguns responsáveis que alimentaram este sonho”, ou seja, antigos vereadores da Câmara de Campo Maior terão oportunidade de ler um dos poemas de Lurdes Almeida.

Este lançamento do livro é “uma simbólica homenagem” a Lurdes Almeida, que é feita no Centro Comunitário, “a segunda casa” da poetisa. José Almeida revela ainda que “o dinheiro angariado com a venda do livro reverte para uma instituição”, que ainda não está decidida e vai ser anunciada nesse dia.

José Almeida agradece ainda “a todos aqueles que contribuíram para a realização deste sonho da sua mãe”.

“Do Poema Fiz Canção” é o livro com poemas de Lurdes Almeida que vai ser apresentado sábado, pelas 16 horas, no Centro Comunitário de Campo Maior.