Fora da corrida à presidência da AFP, Hugo Andriaça acusa Daniel Pina de “abuso de poder”

A lista “Somos a Mudança”, liderada por Hugo Andriança, que seria candidata aos órgãos sociais da Associação de Futebol de Portalegre, revela, em comunicado, que não a “permitiram ir a votos”.

Em duras críticas ao atual presidente da AFP, Hugo Andriança, no referido comunicado, acusa Daniel Pina de “abuso de poder” e de “desvio de apoios”, assegurando ainda que a sua lista sempre se “deparou com dificuldades enormes para se preparar para o ato eleitoral”.

O comunicado para ler na íntegra:

“ETERNIZAÇÃO E ABUSO DE PODER

NÃO NOS PERMITIRAM IR A VOTOS.

Em Outubro de 2023, assumimos a vontade de concorrer à direção da Associação de Futebol de Portalegre (AFP), somos mais de sessenta pessoas, lideradas pelo Prof. Hugo Andriaça, e oriundos de todos os cantos do nosso pequeno distrito, para apresentar uma alternativa, credível e ambiciosa, a tudo o que está a acontecer, de ruinoso, no Futebol e Futsal de Portalegre.

Desde cedo, a nossa lista, intitulada “SOMOS A MUDANÇA”, se deparou com dificuldades enormes para se preparar para o ato eleitoral.

Dificuldades essas, provocadas pelo atual Presidente da AFP, Eng. Daniel Pina e restante Direção e, como é óbvio, com a conivência, esta de escandalizar qualquer um, do Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Cristóvão Crespo.

Apresentámos em Outubro, repetimos, em Outubro, via E-mail, a nossa intenção de candidatura à AFP, dirigida ao seu Presidente Eng. Daniel Pina, não obtendo qualquer resposta ao mesmo, dando-nos conta desde logo de uma arrogância e prepotência similar a quem julga poder fazer o que lhe apetece num organismo tão nobre como a, “De todos”, AFP.

Solicitámos o contacto de e-mail de todos os clubes filiados da AFP, assim como uma lista de todos os clubes que reuniam a condição de Sócio Efetivo, ou seja, Clubes que reuniam as condições para votar. Nada nos foi dito até o pedido ter sido tornado público com a sua colocação na página oficial da nossa Candidatura.

Solicitámos, várias vezes, uma vez que iríamos entrar em ano de eleições, que nos fossemos informados da data prevista para o período eleitoral e mais uma vez, nada nos foi dito, começámos a ficar incrédulos com tamanha arrogância e abusos de poder, mas o pior estava para vir.

O medo interno aumentava e a nossa lista crescia em competência e seriedade, facto comprovado pelo aparecimento de notícias caluniosas sobre a candidatura “SOMOS A MUDANÇA”, mais especificamente sobre o nosso cabeça de lista, Prof. Hugo Andriaça. Na falta de ideias e propostas para combater o nosso magnífico Projeto para a AFP, restou o recorrer à arma dos medíocres, o ataque vil e pessoal, que naturalmente não permitiremos que passe sem o conhecimento geral.

Reunimos com vários clubes, obtivemos o apoio de vários, e inclusive, conseguimos que os mesmos subscrevessem a nossa Candidatura, com a assinatura do Formulário adequado ao caso, Formulário esse usado há mais de 20 anos e que obrigava à assinatura de três elementos da direção.

De referir que os estatutos da AFP exigem a subscrição de pelo menos 25% dos Sócios Efetivos, ou seja 9 Clubes, de 33 existentes em Portalegre. Com a agravante de parte desses clubes serem clubes “fantasma” cuja atividade se resume, praticamente, ao ato eleitoral de 4 em 4 anos, desde que o Eng. Daniel Pina assumiu a liderança da AFP, incrível. Nada disto se passa nas restantes Associações de Futebol do nosso país, onde prima a democracia e igualdade e acima de tudo a integridade.

Ao ter conhecimento destas subscrições, o Eng. Daniel Pina mandou emitir um comunicado informando que com a marcação das Eleições seria disponibilizado um novo formulário de Subscrição. Com este comunicado conseguiu não só tirar a validade às subscrições que tínhamos reunido, como ficando ele a poder recolher as subscrições que necessitava pois só ele e a sua lista tinham acesso ao novo formulário e sabiam qual iria ser a data das eleições.

No passado dia 12 de Janeiro fomos informados pelos clubes amigos, da marcação das eleições e da disponibilização dos formulários. Voltamos a dizer, fomos informados pelos clubes amigos e não pela AFP, situação que fere de morte a honestidade tanto do Presidente da Direção, como a do Presidente da mesa da Assembleia Geral.

O ato eleitoral à AFP foi sempre feito no final das épocas desportivas, de forma a não condicionar a decisão dos Clubes.

Ora, o presente ato eleitoral foi marcado para dia 2 de Fevereiro de 2024, a meio da época desportiva e deixando à nossa Candidatura apenas 5 dias úteis para reunir e preencher mais de 80 formulários. Relembrar que esses formulários não nos foram cedidos pela AFP, mantendo a sua forma de estar, distante e arrogante, relativamente à nossa candidatura.

Entendemos que tudo isto é um claro ataque à democracia, que o nosso país conseguiu com o Famoso 25 de Abril. Uma verdadeira ação bélica e preconceituosa para a eternização do poder.

O medo de sair da AFP e entrar para o mundo do trabalho, ou para o desemprego, por parte do atual Presidente da AFP é gritante, tão gritante que o leva a atropelar valores que nos espanta que tenham a anuência do ex Deputado e Presidente da AG, Cristóvão Crespo.

O novo Formulário de Subscrição exige apenas a assinatura do Presidente do Clube, outro ataque claro à democracia, ficando esta decisão apenas nas mãos do Presidente, quando, no anterior formulário, e em todas as outras Associações, são necessários a concordância de pelo menos três elementos da direção.

Às 10:00 de dia 12 de Janeiro, quando nos chegou, por portas travessas, o conhecimento da marcação das eleições e disponibilização dos formulários, iniciamos de imediato o contacto a Presidentes de vários clubes e, qual não é o nosso espanto, quando nos respondem que já tinham assinado a nova subscrição em favor da lista adversária, ainda que, alguns deles nem estivessem no distrito de Portalegre, por esta ou por aquela razão.Incrivel, mas condizente com os procedimentos já antes levados a cabo.

Teriam sido dados esses documentos a esses presidentes, antes da abertura do período eleitoral? Não temos como saber. Mas estarem subscrições assinadas nos 4 cantos do distrito no principio da manhã, é, no mínimo, duvidoso. Terão viajado de helicóptero pelo nosso distrito, “à caça” de assinaturas, ou nas várias carinhas da AFP, como é apanágio do Atual presidente no seu dia a dia, para beneficio próprio ou da sua familia?

Outro ultraje. Porque fazem vários Presidentes de clubes parte da Lista “Rumo Certo” enquanto suplentes de vários órgãos, quando tal situação, à luz da ética, moral e até dos estatutos não é permitido? Deixarão esses Presidentes os “seus” clubes para tomarem posse como “suplentes” da AFP, uma vez que os cargos são incompatíveis, ou fazem parte de uma manobra, desprovida de ética para a continuidade do atual Presidente da Associação? São atropelos morais e éticos, com os quais não podemos pactuar.

Mais. Porque foi oatual Presidente do Conselho de Arbitragem, Paulo Paiva, ex árbitro, falar com o clube “X” ou “Y”, para a obtenção da subscrição? Para intimidar os clubes, principalmente, quando falamos de Presidentes de clubes que são de tenra idade e senhoras inexperientes. Alguns disseram-nos, que assinaram sem saber bem o que estavam a assinar. Terá sido? Ultrajante, simplesmente ultrajante. Esta máquina de trabalho, tem de ser denunciada. Não nos calaremos.

O Presidente do Nisa Futsal, diz-nos que não soube bem o que assinou e outros Presidentes dizem-nos que querem assinar, também, a nossa subscrição. Não.

Não é isso que queremos para a nossa AFP ou para os nossos clubes. Queremos transparência e ela não existe enquanto o Eng. Daniel Pina estiver nos comandos da AFP.

Fazemos questão de informar a “Mui Nobre” FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL sobre tudo o que se está a passar e recordar que já houve punições graves, por parte do Conselho de Justiça da FPF à pessoa do atual presidente da AFP. Continua a prevaricar e a querer fazer da AFP o seu “ganha pão”.

Vários elementos da nossa Lista foram “obrigados” a sair da mesma por medo de represálias a nível pessoal e familiar. Tudo começou com uma Advogada, que uma hora antes da nossa apresentação oficial, no IPDJ  de Portalegre, ligou ao Prof. Hugo Andriaça a pedir desculpa, mas que não podia continuar na nossa lista, aparecendo posteriormente na lista “Rumo Certo”. Inqualificável.

O clima de medo apoderou-se de alguns membros da nossa lista e tivemos de lhes explicar que estamos do lado da verdade, da transparência e temos apoio de vários clubes, camaras municipais e juntas de freguesia. Muito apoio para combater o poder instalado e o medo cultivado.

Como podemos assobiar para o lado, quando o atual Presidente da AFP alterou os Estatutos da mesma, em benefício próprio, uma vez que foi suspenso pela Federação Portuguesa de Futebol, no exercício das suas funções?

Que Associação é esta que mantém orecurso do Caso Elétrico de Ponte de Sor, há quase 3 anos, sem qualquer decisão? Onde está o Conselho Jurisdicional do “Rumo Certo”, para resolver recursos e casos como por exemplo o caso “Dos Mosteiros” onde o Árbitro Rui Petas, terminou o jogo por falta de segurança e agora, nada está a ser feito?

Que Associação é esta que não acompanha nem divulga a única equipa do distrito que se encontra na primeira divisão de Futsal, o Eléctrico Futebol Clube? Será por vergonha dos seus atos? Ou talvez da falta deles…

Que Associação é esta que só acompanha O Elvas (Campeonato de Portugal, Futebol) em dias de Festa, para se mostrar e passa anos sem visitar clubes?

Como podemos assobiar para o lado quando o Presidente da Associação de Futebol de Portalegre, foi apanhado nas malhas da lei, tentando vender bilhetes no estádio da Luz, oferecidos pele FPF, para a Final da Liga dos Campeões, Real Madrid – Atlético de Madrid, para benefício próprio, tendo sido declarado culpado e envergonhando o nosso distrito, as nossas gentes e a nossa Associação?

Como podemos assobiar para o lado, quando depois de uma visita do nosso Candidato a Presidente, à Nova Delta, conseguindo uma frutífera reunião de 1 hora, com o “Chairman” desse Império Alentejano, aparece no dia imediatamente a seguir o Eng. Daniel Pina a bater à porta do império, conseguindo uma pequena conversa de 5 minutos, muito provavelmente, aliás, certamente, para manter o seu calunioso modus operandis.

Em vez de apresentar ideias…

Mas ainda há mais, e sempre falando no exercício das suas funções nunca na sua vida particular, como alguém fez correr sobre nós e sobre o nosso candidato a Presidente, porque uma mentira dita por muita gente ou muitas vezes pode tornar-se verdade, na cabeça dos diminuídos intelectualmente.

Como podemos assobiar para o lado, quando a carrinha, mais recente e elegante, da AFP é o carro pessoal do Presidente, passeando a todo o momento pela cidade de Portalegre e mesmo fora do distrito, para benefício pessoal e da sua família? Quem paga esse combustível? Quem paga o desgaste de mais de 8 anos das carrinhas em uso indevido?

Como podemos assobiar para o lado quando o Presidente da Associação de Portalegre é ao mesmo tempo seu assalariado, com um ordenado mensal de quase 1.500€? Possivelmente o único presidente de uma Associação de Futebol que é remunerado? Ainda para mais num cargo para o qual não tem habilitações, uma vez que os seus estudos, ainda que sem exercer, são de Engenharia Civil?

Como podemos assobiar para o lado se nos vários relatórios de contas da AFP, encontramos valores astronómicos de representação e compra de vários equipamentos topo, repetimos, topo de gama?

Há necessidade da nossa AFP ou o seu Presidente, adquirirem vários telemóveis de mais de 1000€, cada um?

Viagens para Lisboa, Algarve, Coimbra “À conta da Associação” para amigos e dirigentes de Clubes?

Tudo isto acontece há pelo menos, 8 anos.

BASTA. CHEGA.

Não temos medo da máquina política que dizem estar por trás deste Presidente.

Vejam os nossos apoios políticos e sociais, de quase todas as camaras municipais e percebam onde está um dos nossos suportes. Um dos, porque o nosso maior suporte é Transparência, Ideias, Projetos e Vontade de Ajudar.

Os clubes estão desgastados e cheios de dividas e o presidente da Associação passeia como um Nobre à custa dos clubes.

Posto isto, quer pelo clima de medo instalado, quer pela inocência vigente de alguns, quer pelos atropelos éticos e morais da lista “Rumo Certo”, foi-nos vedado o acesso às próximas eleições à AFP.

Mas não abandonaremos o nosso distrito, o nosso Futebol e o nosso Futsal.

VEJAM O PROJETO QUE TEMOS EM MÃOS. NÃO INTIMIDAMOS NINGUÉM, AJUDAMOS.

Tudo o que foi aqui escrito, pode ser comprovado, tanto por documentos como por pessoas.

Tudo o que for dito, ou escrito, sobre nós, terá de ser provado em lugares próprios.

Não alimentamos calunias do “diz que disse” ou “ouvi dizer”.

SOMOS SÉRIOS E QUEREMOS LEVAR A SERIEDADE PARA A AFP.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) terá TOTAL conhecimento das reincidências ilícitas que se passam no nosso amado e desprezado Distrito.

Queremos ajudar, continuaremos a querer ajudar. SEMPRE.

SAUDAÇÕES ALENTEJANAS.“SOMOS A MUDANÇA”