CCDR Alentejo debate “Regulamento Geral de Proteção de Dados”

Uma ação de esclarecimento sobre o “Regulamento Geral de Proteção de Dados” teve lugar nas instalações da CCDR Alentejo, inserida na sua missão de apoio à administração local.

Esta sessão foi dirigida às autarquias locais e às Comunidades Intermunicipais do Alentejo, sendo estendida a todos os funcionários CCDR Alentejo, tendo em conta pertinência de um tema tão atual como a Proteção de Dados.

Ministrada por Nuno Sousa, cerca de quarenta representantes das autarquias locais, Cim’s e da CCDRA tomaram conhecimento não só da legislação nacional e europeia sobre a regulamentação da Proteção de dados como também dos procedimentos a ter no sentido de assegurar a ordem jurídica nacional, relativa à proteção das pessoas singulares, no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados.

Monforte: Villa Romana de Torre de Palma vai ser requalificada

A Villa Romana de Torre de Palma, em Monforte, será o “palco”, amanhã, terça-feira, dia 12 de dezembro, da assinatura de um Contrato Interadministrativo de Cooperação entre a Direção-Geral do Património Cultural, a Direção Regional de Cultura do Alentejo e o Município de Monforte.

Este contrato, explica a Câmara Municipal de Monforte em comunicado, “visa regular as relações quanto à execução das intervenções de valorização de museus, monumentos, palácios, teatros nacionais e imóveis de interesse público, no Município de Monforte, que venham a ter financiamento através dos instrumentos financeiros da Reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o Património Cultural”.

Será também realizada a assinatura de um Contrato de Financiamento, destinado à realização do projeto de investimento de requalificação e conservação da Villa Romana de Torre de Palma.

A cerimónia, com início marcado para as 15h30, contará com a presença da secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.

Concurso ImagineEU termina esta quinta-feira

A Comissão Europeia está a desafiar os alunos dos dois últimos anos do ensino secundário a participar no concurso de vídeo ImagineEU, permite aos estudantes trabalhar em equipa e desenvolver competências que lhes permitam ser cidadãos ativos, familiarizando-os simultaneamente com a Iniciativa de Cidadania Europeia.

O concurso ImagineEU permite aos estudantes trabalhar em equipa e desenvolver competências que lhes permitam ser cidadãos ativos, familiarizando-os simultaneamente com a Iniciativa de Cidadania Europeia.

A participação no concurso, que pode ser feita em equipas, constituídas por um máximo de sete alunos, sob a supervisão de um professor, faz-se através de um vídeo, onde os jovens têm a possibilidade de apresentar sugestões para melhorias concretas na União Europeia.

Os vídeos devem ser submetidos na plataforma do concurso até ao dia 13 de dezembro, quinta-feira, ficando a votação até dia 20 deste mesmo mês.

Os votos do público serão um dos elementos tidos em conta pelo júri. As três equipas vencedoras ganharão uma viagem de estudo a Bruxelas, de 21 a 23 de março de 2024.

Terramay: um destino de turismo sustentável

Terramay é um destino autossustentável e regenerativo localizado nas margens do Alqueva, perto da aldeia do Rosário, concelho do Alandroal. Foi fundada por Anna e David com o objetivo de construir uma empresa ecológica e socialmente sustentável, este casal mudou-se para a Suíça e depois para Berlim, antes de decidirem que queriam uma vida diferente para seus filhos em Portugal.

O conceito de turismo na Terramay é baseado na proximidade com a horta, que é vista como o coração do projeto.

É preparada a terra para a agricultura de forma gradual, devido ao custo físico e psicológico elevado associado à remoção de pedras, cultivam uma variedade de hortícolas e aromáticas em 75 caixas e 82 linhas, mudando as culturas de acordo com o que o mercado pede e sempre de acordo com a micro-sazonalidade.

Tudo para saber sobre o assunto no “Ambiente em FM” desta semana, com José Janela da Quercus. Para ouvir às 12h45, 16h30 ou no podcast abaixo:

Presépio ao Vivo no próximo dia 17 de dezembro em Elvas

Foto Arquivo

O Tradicional Presépio ao Vivo, com a participação de elementos dos escuteiros de Elvas, volta a realizar-se na Praça da República de Elvas, no próximo domingo, 17 de dezembro, pelas 19 horas.

Esta iniciativa, que é já “uma tradição, por esta altura, na cidade”, revela João Favita, chefe do Agrupamento 158 do Corpo Nacional de Escutas.

O objetivo é o de “recriar o momento do nascimento de Jesus Cristo, envolvendo todos os membros dos escuteiros, desde os mais velhos aos mais novos”, refere João Favita.

Campo Maior: “Kutlangana” é mote para mais uma “Conversa de Artista”

O espaço.arte, em Campo Maior, volta amanhã, terça-feira, dia 12 de dezembro, a ser palco de mais uma “Conversa de Artista”: desta vez, com Rodrigo Bettecourt, sobre a exposição que se encontra, neste momento, disponível para visita na galeria municipal da vila, “Kutlangana”.

Ainda que Rodrigo Bettencourt não se considere curador de arte, explica a vereadora São Silveirinha, é ele quem assume essa função nesta exposição, mostra que reúne um conjunto alargado e “interessante” de trabalhos de artistas contemporâneos moçambicanos.

São Silveirinha apela às pessoas “que gostam e apreciam artes plásticas”, para que se associem a esta iniciativa, “ouvir falar destes artistas, das técnicas utilizadas por cada um deles e sobre as mensagens que tentam transmitir com estas obras”.

Entre os artistas que apresentam os seus trabalhos nesta exposição, encontra-se um – o fotógrafo Mário Macilau – que foi, muito recentemente, distinguido com um prémio internacional de fotografia. “É de louvar conseguirmos trazer trabalhos e artistas com tanta qualidade a Campo Maior”, assegura ainda a vereadora.

A exposição “Kutlangana”, patente no espaço.arte até dia 7 de janeiro, conta com obras de desenho, colagem, escultura em cerâmica e madeira, pintura e fotografia. A “Conversa de Artista” de amanhã, com Rodrigo Bettecourt, está marcada para as 15 horas.

Campo Maior: espetáculo “Rita Catita e os seus amigos” diverte público infantil

As atividades da iniciativa “Onde Tudo se Faz Natal”, prosseguiram ontem, dia 10 de dezembro, em Campo Maior, com uma forte participação dos campomaiorenses.

Durante a manhã, o Jardim Municipal foi palco de uma demonstração de ténis, da responsabilidade do Coração Delta – Academia de Ténis, liderada pelo professor Sancho Moura. Ao mesmo tempo, o GEDA voltou a marcar presença com a demonstração de Tiro ao Arco.

Também no Jardim Municipal, os insufláveis e os momentos de neve deram ainda mais cor a à manhã de ontem.

Já a Feirinha de Natal, que decorre na Praça Multimodal, recebeu o espetáculo infantil de “Rita Catita e os seus amigos”, que com músicas bem conhecidas do público mais jovem deliciou os muitos pequenos que participaram sempre de forma entusiasta e bastante animada.