Campo Maior: revoltados com agressões, pais de alunos protestam e reúnem com autarca

Depois de mais uma agressão a uma aluna por colegas, na semana passada, no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, em Campo Maior (ver aqui), dezenas de pais e encarregados de educação juntaram-se em protesto, na manhã desta segunda-feira, 20 de novembro.

O grupo, depois de se manifestar junto à escola, seguiu para a Câmara Municipal, onde foi recebido pelo presidente Luís Rosinha. Nesta reunião, conta o autarca, os pais transmitiram-lhe “sugestões e críticas”, no sentido de se tentar reforçar a segurança nas escolas. Enquanto autarca e pai, Rosinha diz “condenar” qualquer tipo de violência, tendo sido essa, precisamente, a mensagem que passou aos encarregados de educação.

Com a intenção de se vir a “reforçar a ideia de segurança na escola, porque a escola nunca deve ser tida por um sítio inseguro”, o autarca lembra que o próprio diretor do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, tendo em conta o regulamento interno dos estabelecimentos de ensino, tem algumas “limitações naquilo que possam ser penas a aplicar”.

“Reuni aqui hoje uma série de informação, uma série de sugestões, com vista a perceber de que forma nós, Câmara Municipal, sempre com o apoio da direção do agrupamento de escolas, da associação de pais e até das forças de segurança, podemos olhar, sobretudo, para o nosso centro escolar e percebermos de que forma é que podemos melhorar o ambiente escolar”, assegura.

Adiantando que junto do Ministério da Educação tem tentado perceber como se podem “erradicar”, das escolas, os “prevaricadores”, Luís Rosinha revela que os alegados agressores, no que à última situação de violência vivida no centro escolar diz respeito, foram suspensos provisoriamente, sendo que o processo encontra-se em processo de inquérito.