Aluna agredida por colegas no Centro Escolar de Campo Maior

Dando conta de um episódio de violência entre entre alunos de 2º Ciclo, no passado dia 14 de novembro, no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, em Campo Maior, a direção do agrupamento emitiu um comunicado, no qual garante que foi seguido “o procedimento que está previsto na legislação”.

A aluna que foi agredida terá, de acordo com o comunicado, relatado o que se tinha sucedido à adjunta do diretor do agrupamento. Vistas as imagens de videovigilância do pátio, a “adjunta acompanhou a aluna e a mesma identificou as alegadas agressoras”.

Às alegadas agressoras foi aplicada a medida de suspensão preventiva.

O comunicado da direção do agrupamento para ler, na íntegra:

II Encontro de Coros Transfronteiriço no dia 25 em Estremoz

O centenário Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, vai receber no próximo dia 25 de novembro, pelas 16 horas, o II Encontro de Coros Transfronteiriço “Tomaz Alcaide”.

No espetáculo, para além do coro anfitrião – o Orfeão de Estremoz “Tomaz Alcaide” –, participam o Coro de Cámara “Vía de la Plata”, de Almendralejo, e o Coral Frexnense, de Fregenal de la Sierra.

O encontro tem entrada gratuita, sendo necessário o levantamento de bilhete no Teatro Bernardim Ribeiro ou no Posto de Turismo de Estremoz.

A iniciativa é uma organização do Orfeão “Tomaz Alcaide” em parceria com a Câmara Municipal de Estremoz.

Ponte de Sor: GNR detém homem por violência doméstica

O Comando Territorial de Portalegre da GNR deteve, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), na passada quarta-feira, dia 15 de novembro, um homem de 52 anos, por violência doméstica, no concelho de Ponte de Sor.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, revela a GNR em comunicado, “os militares da Guarda apuraram que o suspeito exercia violência psicológica, coagia e ameaçava a vítima de 49 anos, causando-lhe medo e inquietação. Após diligências policiais, foi dado cumprimento a um mandado de detenção.”

O detido foi ontem, 16 de novembro, presente a juiz, no Tribunal Judicial de Ponte de Sor, onde lhe foram aplicadas as medidas de coação de proibição de contactos por qualquer meio com a ofendida; proibição de se aproximar da residência e do local de trabalho da vítima; realização de avaliação clínica no sentido de aferir da necessidade de tratamento ao consumo de substâncias aditivas; e proibição de adquirir, usar e entregar, as armas de fogo, armas brancas e outros objetos ou utensílios que detiver.

Candidaturas à segunda fase do Fundo Crescer abertas até final do ano

As candidaturas à segunda fase do Fundo Crescer 2024 encontram-se abertas até ao próximo dia 31 de dezembro.

“Significa isto que a Associação de Futebol de Portalegre (AFP) vai voltar a apoiar os clubes filiados através do novo fundo de apoio aprovado pela Direção da Federação Portuguesa de Futebol”, revela a AFP em nota de imprensa.

O fundo assenta em cinco grandes áreas de atuação: aumento de praticantes; aposta no feminino; melhoria de infraestruturas; qualificação de recursos; e transformação digital.

O montante total de financiamento é de 84.672,60 euros e cada projeto pode ser apoiado até 50% do valor máximo elegível de 140 mil euros. Os clubes que beneficiaram de apoio na primeira fase não se podem candidatar.

XI Noite Escutista das Sopas no dia 25 em Portalegre

O Agrupamento 142 de Portalegre do Corpo Nacional de Escutas (CNE) promove, no próximo dia 25 de novembro, mais uma Noite Escutista das Sopas, no Mercado Municipal de Portalegre, a partir das 19 horas.

“Tendo nascido como uma experiência cultural diferente em Portalegre, a Noite Escutista das Sopas tem-se vindo a afirmar, ano após ano, enquanto evento típico de outono”, revela o Agrupamento 142 do CNE em nota enviada à redação da Rádio ELVAS.

Com a colaboração dos pais dos escuteiros do Agrupamento 142 do CNE e o apoio do Município de Portalegre, esta iniciativa, que vai já na sua 11ª edição e que visa promover uma das componentes fundamentais da dieta mediterrânica, vai contar com a oferta de cinco sopas: açorda alentejana, caldo verde, canja de galinha, sopa de tomate e sopa de feijão com couve.

A entrada tem um custo de cinco euros, valor que dá direito a uma taça de barro, na qual serão servidas as cinco sopas de eleição. “Haja vontade de comer, porque as sopas dificilmente se esgotarão”, diz ainda o Agrupamento 142 do CNE.

DECO esclarece detalhes sobre funcionamento do Fundo de Garantia Automóvel

O Fundo de Garantia Automóvel, gerido pela ASF (Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões), está destinado a conceder indemnizações em consequência de acidentes de viação.

É um mecanismo público e pode ser acionado sempre que o culpado do acidente seja desconhecido ou não possua seguro automóvel. O consumidor deve sempre contactar a ASF para participar a situação, caso queira ser ressarcido pelas despesas.

Tudo para saber sobre este tema na rúbrica da DECO, com a jurista da delegação do Alentejo, Ana Batista, pode ouvir na emissão às 12:45 e às 16:30 horas ou no podcast abaixo:

Clube do Diabético de Elvas comemora 28 anos este fim de semana

O Clube do Diabético de Elvas comemora, este fim de semana, dias 18 e 19, os seus 28 anos.

Para assinalar a data, estão programadas algumas iniciativas. Carlos Pinto, vice-presidente da coletividade, revela em que “amanhã, dia 18 de novembro, há hastear da bandeira, na sede da coletividade, às 10 horas; já no domingo, 19 de novembro, tem lugar a missa, às 11 horas, na Igreja do Salvador, pelos sócios falecidos, seguindo-se um almoço convívio, no Solar dos Chorões, pelas 13 horas”.

As inscrições para o almoço convívio, podem ser feitas até ao próprio dia, com um custo de 16 euros, na própria coletividade, esclarece Carlos Pinto.

Para o vice-presidente do Clube do Diabético de Elvas, este almoço convívio é sempre “um dia muito importante para unir os sócios” da coletividade, que ultimamente tem passado por uma “situação difícil, a nível financeiro”.

A coletividade conta atualmente com cerca de 500 sócios.

Confraria Gastronómica do Alentejo reúne este sábado em Campo Maior

Campo Maior recebe este sábado, 18 de novembro, o Cabido Ordinário de Outono da Confraria Gastronómica do Alentejo (GCA).

Os trabalhos arrancam às 9h30 com a Assembleia Geral da CGA no auditório do Centro de Ciência do Café. Em simultâneo os acompanhantes dos Confrades iniciam o programa social com uma visita ao espaço.

Para as 11 horas está agendado o início da Sessão Solene no salão de eventos da Quinta das Argamassas, que incluirá um momento musical; intervenções do Grão-Mestre da Confraria, José Tirapicos Nunes, e do presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha; tributo a Confrades falecidos em 2023; entrega de Diplomas dos 25 anos de Entronização; e, por último, a cerimónia de Entronização de novos Confrades.

O alinhamento da cerimónia conta depois com o lançamento do livro “Comeres Raianos – Histórias e Estórias da Gastronomia da Raia Alentejana”, numa edição da GCA.

Segue-se um tributo sob o título “Rui Nabeiro e o Movimento Confrádico”, com intervenções do Chairman do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, João Manuel Nabeiro, do Provedor da CGA, José Casas-Novas, e do vice-presidente da Federação das Confrarias Gastronómicas de Portugal, António Cabrita. Este momento será complementado com uma visita à exposição de Trajes Confrádicos do Comendador Rui Nabeiro, patente no Centro de Ciência do Café.

O programa do Cabido de Outono da Confraria Gastronómica do Alentejo culmina de novo na Quinta das Argamassas com o almoço temático “Viagem Gastronómica pelos Trilhos da Raia Alentejana”, cuja ementa será representativa dos 13 concelhos raianos da região, a que se junta Olivença. Durante a refeição haverá provas comentadas dos pratos alentejanos e dos vinhos da Adega Mayor que os acompanham; e um apontamento de música tradicional do Alentejo.

Alter do Chão: GNR detém homem por burla através de MBWay

O Comando Territorial de Portalegre da GNR deteve, na passada quarta-feira, dia 15 de novembro, em flagrante, um homem de 43 anos, por burla através da plataforma Mbway, no concelho de Alter do Chão.

No decurso de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda abordaram um cidadão a utilizar de forma suspeita uma caixa multibanco. No decurso das diligências policiais, informa a GNR, “foi possível apurar que o suspeito tinha acabado de cometer uma burla através da aplicação Mbway, tendo sido apreendidos 400 euros em numerário e dois telemóveis”.

O detido foi constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Fronteira.

Assinala-se esta sexta-feira o Dia do Não Fumador

O Dia do Não Fumador comemora-se esta sexta-feira, dia 17 de novembro: uma data que serve para sensibilizar as populações para os fatores de risco associados ao consumo de tabaco e divulgar as formas mais eficazes para se deixar de fumar.

A Rádio Campo Maior saiu à rua para questionar os ouvintes sobre a relevância deste dia e para perceber aquilo que pensam que seriam medidas importantes, no sentido de ajudar aqueles que querem, e não conseguem, deixar de fumar.

A maioria acha este dia importante, principalmente para que os fumadores reflitam sobre os malefícios do tabaco. Sónia Branco, por exemplo, afirma que este dia não é bem assinalado: “acho que é um dia importante, que não é assinalado da melhor forma como outros dias comemorativos, mas os fumadores cada vez têm mais a vida dificultada, não só pelo valor, mas também pelos espaços em que é permitido fumar”.

José Rente, que não é fumador, garante que se sente incomodado quando fumam perto de si: “as pessoas que fumam não notam, mas eu como não fumo noto muito. Nos espaços não públicos, como restaurantes, bares, concordo que não fumem”.

O tabaco está ligado às principais causas de morte conhecidas. É um dos responsáveis por doenças como cancro do pulmão, doença pulmonar obstrutiva crónica e doença cerebrovascular. Este é um dia de reflexão, mas também de ação, podendo ser o dia ideal para se decidir deixar de fumar.