A Guarda Nacional Republicana (GNR), durante o passado mês de outubro, realizou, em todo o território nacional, a Operação “Censos Sénior 2023”.
Nesta operação, a GNR sinalizou, a nível nacional, mais de 44 mil idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, ou em situação de vulnerabilidade. No distrito de Portalegre, foram sinalizados 2.892, enquanto em Évora a GNR sinalizou 2.972 pessoas.
Em reportagem realizada numa destas ações da GNR, estivemos à conversa com alguns idosos que vivem isolados e veem na visita da GNR uma companhia importante e válida.
Um dos entrevistados já reside há 32 anos sozinho, pelo que considera estas visitas da GNR “importantes”. “Venham a que horas vierem, ou só de passagem, ficamos mais descansados”, começa por referir. “Para mim, a passagem já é zeladora e só a presença deles é bom, porque eles podem trazer alguma novidade”, diz ainda.
Outro das pessoas com quem falámos admite que só tem medo de estar sozinha à noite. “De dia não me incomoda”, assegura.
Através de um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais velha, o objetivo desta operação da GNR é deixar alertas e conselhos para comportamentos de autoproteção e segurança.