Rosa Mota fecha Semana do Desporto este domingo em Campo Maior

A campeã olímpica Rosa Mota vai estar na cerimónia de encerramento da Semana do Desporto, no Jardim Municipal de Campo Maior, às 16.30 horas deste domingo, dia 8. A atleta é madrinha deste evento.

Todavia, as atividades deste último dia da Semana do Desporto começam cedo: às 9 horas, em Ouguela e nas Piscinas Municipais de Campo Maior, realiza-se o Trail Vila de Campo Maior, com organização do Campo Maior Trail Runners.

Às 16 horas, no Jardim Municipal, é a chegada da Expedição TT Alentejanis in Marocco, numa colaboração do Grupo Motard de Campo Maior.

A Semana do Desporto iniciou-se a 28 de setembro e termina neste domingo, num esforço conjunto da Câmara Municipal de Campo Maior, em articulação com as associações e clubes desportivos do concelho.

Campo Maior: exposição no CIFA evoca prémio de arquitetura

A Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitectos (OASRALT) vai inaugurar a exposição do Prémio Regional de Arquitetura, na Fortificação Abaluartada em Campo Maior, local da obra premiada. No próximo dia 15, domingo, às 15 horas, no Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada (CIFA) de Campo Maior, é colocada a placa identificativa da atribuição do Prémio Arquitetura no Alentejo.

O projeto da Fortificação Abaluartada de Campo Maior, da autoria do arquiteto Victor Mestre, venceu a primeira edição do Prémio Arquitetura no Alentejo, na categoria Reabilitação. Na inauguração, estão presentes o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, o arquiteto Victor Mestre e a presidente da OASRALT, Cláudia Gaspar.

No mesmo dia, é inaugurada também a exposição dos trabalhos apresentados a concurso, que está em itinerância, e fica patente no Centro Interpretativo de 15 de outubro a 15 de novembro, depois de já ter passado pelo Observatório do Lago do Alqueva, em Monsaraz, e pela sede da OASRALT, em Évora.

O Prémio Arquitetura no Alentejo visa distinguir “obras de reconhecida qualidade arquitetónica realizadas na área geográfica do Alentejo”. Tem uma periodicidade bienal e assume-se como “um incentivo à promoção das boas práticas do exercício da arquitetura, numa região geográfica de grande dimensão e muito diversificada do ponto de vista da paisagem” e, por isso também, “diversificada nas soluções arquitetónicas e construtivas”.

O prémio teve o patrocínio de 15 câmaras municipais do Alentejo: Alcácer do Sal, Arronches, Campo Maior, Crato, Estremoz, Évora, Grândola, Montemor-o-Novo, Mora, Moura, Odemira, Ponte de Sor, Reguengos de Monsaraz, Sines e Viana do Alentejo. A exposição em Campo Maior tem o apoio da Câmara Municipal de Campo Maior e o patrocínio da EFAPEL.

Com novo regulamento, Município de Arronches atribui 60 bolsas de estudo

O Município de Arronches vai, este ano, atribuir 50 bolsas de estudo a alunos do concelho que estejam a tirar uma licenciatura ou mestrado, e mais dez a alunos que frequentem um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP).

Desta vez, e sendo que esta medida de apoio já não é nova, explica o presidente da Câmara Municipal, João Crespo, foi elaborado um novo regulamento para que pudessem ser disponibilizadas mais bolsas, dando, com isso, resposta a mais estudantes.

“Sentimos a necessidade de apoiar também os alunos de CTeSP, porque houve alunos que frequentaram os CTeSP do Politécnico e não tiveram resposta nas bolsas de estudo. Nós, e porque a situação financeira do município nos permite, criámos dez bolsas para estes alunos, também como um apoio social, dando esse contributo para minorar os custos que as famílias têm com o Ensino Superior”, explica o autarca.

As candidaturas decorrem até dia 31 de outubro, sendo que os interessados, devem consultar o regulamento e preencher o requerimento para o efeito, documentos que se encontram disponíveis no site da autarquia.

Semana do Desporto: último dia “vai ser de muito movimento” em Campo Maior

Depois uma intensa semana de atividade, a iniciativa “Desporto em Campo Maior” chega ao fim amanhã, domingo, 8 de outubro, na presença da antiga atleta olímpica Rosa Mota, madrinha e embaixadora do evento.

Durante toda a semana não faltaram propostas de modalidades desportivas, para todas as idades, desde o ténis, à dança, passando pela malha e pelo BTT, numa iniciativa, como explica o presidente da Câmara, Luís Rosinha, gerida pelo Município de Campo Maior, em parceria com os clubes e associações do concelho. “O mais importante é perceber que a atividade física é sempre um fator muito importante na nossa vida”, assegura.

Na esperança que traga até à vila uma mensagem de “esperança e motivação” para a prática desportiva, Luís Rosinha revela que Rosa Mota vai estar amanhã no concelho por ocasião do 1º Trail Vila de Campo Maior. “Ela é a nossa primeira embaixadora do evento, que virá num dia importante, porque fazemos o 1º Trail Vila de Campo Maior. Certamente, trará uma mensagem de esperança e uma palavra de homenagem a um grande amigo que tinha nesta terra, o comendador Rui Nabeiro”, adianta o autarca.

Neste trail, organizado pelo Campo Maior Trail Runners, através do qual se que procura também divulgar o que de bom Campo Maior tem, participam mais de 350 atletas. Para Luís Rosinha este é um número “muito bom” para a primeira edição da prova. “É um fantástico início e vamos aproveitar para que, aqueles que nos visitam, que vêm de fora, possam perceber a imensidão e a diferenciação deste concelho: perceber Ouguela, perceber as muralhas, perceber o Museu das Festas. Vai ser um dia fantástico e com muito movimento em Campo Maior”, remata.

A sessão de encerramento desta Semana do Desporto está marcada para amanhã, às 16h30, no Jardim Municipal de Campo Maior, na presença de Rosa Mota.

Exposição “Os Dois Lados” inaugurada este sábado na Casa da Cultura de Elvas

João Peixe está de regresso a Elvas para, este sábado, 7 de outubro, inaugurar, na Casa da Cultura, a exposição “Os Dois Lados”, composta, sobretudo, por trabalhos produzidos à base de madeira.

Estes dois lados das obras, explica o artista elvense, apresentam duas vertentes: uma mais abstrata e outra mais figurativa. “Tenho depois umas peças mais complexas, em que junto os dois lados, em que os dois lados vão para além da peça final, mas também de textos que eu escrevo e depois transformo em peças”, adianta. A temática desta exposição acaba por englobar “muito daquilo” que João Peixe considera ter e ser como artista, numa “procura por ir evoluindo tecnicamente e artisticamente”.

Ainda que a pintura, seja em acrílico, seja em spray, tenha também o seu destaque nesta exposição, o artista explica que a base das obras é sempre a madeira, através de um trabalho de carpintaria e artesanato. Por isso mesmo, João Peixe acredita que esta é uma exposição “diferente” de todas aquelas que já estiveram patentes na Casa da Cultura.

Revelando que esta é a primeira vez que tem a oportunidade de mostrar, em Elvas, todo o seu portefólio, a título individual, o artista garante que esta exposição, para si, tem um valor “acrescentado”.

Nascido em Portalegre, João Peixe viveu até aos 18 anos em Elvas, sendo que foi em Lisboa, onde se mantém até aos dias de hoje, que se formou em Arquitetura.

A exposição, que é inaugurada às 15 horas deste sábado, fica depois disponível para visita, na Casa da Cultura de Elvas, até dia 11 de novembro. Esta mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 17 horas, e aos sábados, das 10 às 13 horas, encontrando-se encerrada aos domingos e feriados.

Sábado em cheio na Semana do Desporto de Campo Maior

A Semana do Desporto de Campo Maior tem um sábado em cheio, neste dia 7 de outubro: judo, capoeira, padel e atletismo são as modalidades em destaque neste primeiro dia do fim de semana.

Às 10 horas, no Pavilhão Desportivo Rui Nabeiro, começam a atividade relacionada com os 40 anos de judo na Casa do Povo de Campo Maior. À mesma hora, no Pavilhão Desportivo da Escola Secundária, é o início do IV Batizado e Troca de Graduações de capoeira, numa colaboração da Revolução – Escola de Capoeira.

Entre as 11 e as 19 horas, no Polidesportivo da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, jogam-se as partidas do III Torneio de Padel Henrique Costal, numa organização da Casa Benfica de Campo Maior. Por fim, às 16 horas, no Castelo, tem lugar o Kids Urban Run, organizado pelo Campo Maior Trail Runners.

A Semana do Desporto iniciou-se a 28 de setembro e termina neste domingo, dia 8, num esforço conjunto da Câmara Municipal de Campo Maior, em articulação com as associações e clubes desportivos do concelho.