Elvas no Estado Novo em debate nas VI Conferências Internacionais da AIAR

Imagem: Blog “Restos de Colecção”

A AIAR, a Associação de Desenvolvimento pela Cultura, promove este sábado, 7 de outubro, a sexta edição das Conferências Internacionais de Elvas, nas instalações da Escola Superior Agrária.

Desta vez, como explica Nuno Grancho, um dos elementos da direção da AIAR e responsável pela organização da iniciativa, estas conferências são dedicadas “ao crescimento e à modernidade de Elvas”, no Estado Novo, entre outros, com a abertura da cidade para fora das muralhas com a criação do viaduto.

“É desde os anos 40 que a cidade cresce para lá de muralhas e depois, nos 50, com a criação da Pousada, que é a primeira coisa que se constrói fora das muralhas, e depois com o Bairro da Boa-Fé e o Bairro de Santa Luzia”, recorda Nuno Grancho. A modernidade, adianta, acaba por chegar ao centro histórico de Elvas. A construção de edifícios como o da Caixa Geral de Depósitos e dos Correios são alguns dos exemplos dessa passagem da modernidade para dentro das muralhas.

Participam nestas conferências diversos oradores, muitos deles professores e investigadores de universidades portuguesas, mas também da Extremadura, “que possam contribuir com perspectivas enriquecedoras em matérias tão distintas, quanto às artísticas, históricas, culturais, económicas e turísticas, entre outras, que o tema possa oferecer”.

Estas conferências são “uma oportunidade de estudo e discussão no âmbito do tema eleito, servindo o Estado Novo, como ponto de partida e/ou chegada, para distintos olhares sobre a cidade de Elvas, nomeadamente a partir da vizinha Extremadura” (Espanha).

As VI Conferências Internacionais de Elvas decorrem amanhã, sábado, a partir das 10 horas, no anfiteatro Escola Superior Agrária de Elvas, contando com entrada gratuita.

O programa completo para conhecer abaixo: