São Mateus: festa terminou com Procissão de Regresso dos Pendões

As festas em honra do Senhor Jesus da Piedade terminaram na tarde deste domingo, 1 de outubro, com a Procissão do Regresso dos Pendões à Sé de Elvas.

A cerimónia religiosa, que marcou o encerramento de mais uma edição da romaria de São Mateus, e que contou com transmissão em direto na Rádio ELVAS, fez-se debaixo de um intenso calor, depois do Selene Te-Deum de Ação de Graças, no Santuário do Senhor Jesus da Piedade.

“Estamos todos de parabéns; há sempre uma mãozinha do Senhor Jesus da Piedade e vencemos sempre. Foi bom e para o ano será ainda melhor”, diz o juiz da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, Carlos Damião, em jeito de balanço do certame, que não esconde que o tempo também foi convidativo para que multidões tivessem passado, por estes dias, pelo Parque da Piedade. “Agora é começarmos a trabalhar para que, para o ano, seja ainda melhor”, remata.

Já o padre Ricardo Lameira lembra que as festas em honra do Senhor Jesus da Piedade, desta vez, foram “grandes”, até em duração. “Se a passagem pelo Santuário é símbolo de devoção ao Senhor Jesus da Piedade, claro que estou satisfeito; não por ser uma multidão, mas por ser um coração devoto ao Senhor Jesus da Piedade”, diz ainda.

A acompanhar esta procissão, como manda a tradição, esteve a Banda 14 de Janeiro, ainda que com menos músicos que aqueles que estiveram na procissão de dia 20. De acordo com Vicente Grenho, o presidente da direção da filarmónica elvense, isso deve-se ao facto de grande parte dos elementos da banda serem estudantes universitários. “É domingo, dia de voltar para as universidades”, revela.

O início da procissão foi registado, em vídeo, pela reportagem da Rádio ELVAS:

As imagens da procissão para ver no fotorreportagem abaixo: