Dois novos radares de velocidade instalados no Alentejo

Desde a passada sexta-feira, 1 de setembro, que entraram em funcionamento 37 novos radares, incluindo 12 que medem a velocidade média de circulação dos veículos.

No Alentejo são dois os novos radares, sendo um na Estrada Nacional 4, em Borba, ao quilómetro 155,6, que mede a velocidade instantânea no sentido Este-Oeste; e em Baleizão, o radar instalado ao quilómetro 13 da Estrada Nacional 260 controla a velocidade máxima nos dois sentidos.

O Sistema Nacional de Controlo de Velocidade duplicará a sua capacidade, passando do total de 61 Locais de Controlo de Velocidade para 123, apesar de neste caso ainda não haver data anunciada para o seu funcionamento. Um desses locais situa-se entre Évora e Montemor-o-Novo, na Estrada Nacional 114.

GNR detém quatro pessoas por condução sob efeito do álcool no distrito de Portalegre

Cinco pessoas foram detidas em flagrante delito, pelo Comando Territorial de Portalegre da GNR, entre os dias 28 de agosto e 3 de setembro, sendo quatro por condução sob o efeito do álcool e uma por falsificação de notação técnica.

No mesmo período a GNR detetou 80 infrações de trânsito, sendo seis relacionadas com iluminação ou sinalização; três por falta de seguro de responsabilidade civil; quatro por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e ainda uma por falta de inspeção obrigatória.

Ao nível da sinistralidade rodoviária registaram-se 12 acidentes de viação, dos quais resultaram cinco feridos leves.

A GNR registou ainda sete autos de contraordenação relativos à proteção da natureza e do ambiente.

Quanto a ações de sensibilização foram realizadas 16 no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 192 idosos e 14 no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 146 comerciantes.

Chuva só deve dar tréguas no Alto Alentejo na quarta-feira

Estão previstos, para o Alto Alentejo, pelo menos até amanhã, terça-feira, 5 de setembro,  aguaceiros, que podem ser, por vezes, de granizo e acompanhados de trovoada.

Em todo o distrito de Portalegre, até amanhã, e segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas máximas não devem ultrapassar os 29 graus.

A partir de quarta-feira, prevê-se uma subida de temperatura, com a chuva a dar lugar apenas a períodos de céu muito nublado, estando de regresso na sexta-feira.

Miguel Gameiro & Pólo Norte encerram Feira da Luz/Expomor

A Feira da Luz/Expomor termina esta segunda-feira, dia 4 de setembro, com a atuação de Miguel Gameiro & Pólo Norte, no Parque de Exposições e Feiras de Montemor-o-Novo.

Para este último dia estão ainda previstas atividades como exposições, oficinas recreativas, sessões abertas, impressão 3D para os mais novos, entre outras.

Miguel Gameiro & Pólo Norte sobem ao palco principal, neste último dia do certame, a partir das 22 horas. O DJ Slowminded e Miguel Azevedo estão encarregues de animar o RCM Spot, a partir das 23 horas.

Universidade de Évora envolvida em projeto inovador de produção de carvão ativado

Foi recentemente atribuída uma patente à Universidade de Évora, pelo trabalho realizado no âmbito do projeto PlaCarvões. Este projeto tem por base um processo de produção de carvões ativados, a partir de plásticos presentes nos resíduos indiferenciados urbanos, plásticos agrícolas e descartáveis, usados na agricultura.

Este processo inovador, segundo explica José Janela, da Quercus, “contribui para que os resíduos de plásticos ‘sujos’ sejam desviados dos aterros e, após a separação e recolha dos mesmos, em particular os agrícolas, originem um material poroso, o carvão ativado, que será depois aplicado no tratamento das águas residuais, nomeadamente para a adsorção de poluentes como fitofármacos e outros”.

O projeto PlaCarvões decorreu desde o ano de 2018, com o financiamento do Fundo Ambiental. Foi desenvolvido em consórcio formado, para além da Universidade de Évora, pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA) e Gestão Ambiental e de Resíduos de Évora (GESAMB).

Tudo para saber sobre o projeto PlaCarvões na edição desta semana do “Ambiente em FM”. Para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo.

SCC presta homenagem a Luís Cordeiro com 2º Torneio Internacional de Futebol

O 2º Torneio Internacional Luís Cordeiro, organizado pelo Sporting Clube Campomaiorense (SCC), com o apoio do Município de Campo Maior, teve lugar no Estádio Capitão César Correia no passado sábado, dia 2 de setembro.

Servindo este para homenagear Luís Cordeiro e José Dias, antigos jogadores do clube, o torneio contou com a participação das equipas de veteranos do Município de Campo Maior, da qual o presidente Luís Rosinha e o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, fizeram parte, do Sporting Clube Campomaiorense, à qual se juntou Hugo Milton, presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, e do Portalegrense.

Seguiu-se um almoço entre amigos e família que visou homenagear Luís Cordeiro e José Dias, reforçando o seu legado e o quanto marcaram cada um dos presentes. Neste convívio ainda se entregaram prémios de participação às três equipas e uma lembrança à família dos dois homenageados. Esta tarde emocionante aconteceu no espaço das piscinas municipais, o qual foi cedido aos veteranos do Sporting Clube Campomaiorense pelo Município de Campo Maior.

Fonte: Município de Campo Maior

Série sobre Rui Nabeiro começa a ser gravada em outubro

Uma série da TVI, baseada na vida e obra do comendador Rui Nabeiro, vai começar a ser gravada em outubro.

A informação foi avançada ontem, 3 de setembro, pelo realizador Leonel Vieira, no decorrer da gala de apresentação das novas apostas, ao nível do entretenimento e informação, do canal de Queluz de Baixo.

Para o realizador, mais que uma “grande responsabilidade”, esta é a “concretização de um sonho”. “Conhecia o Comendador e este já é um sonho de há muitos anos”, diz o cineasta. “Almoçava muitas vezes com o Comendador e ele afirmava que eu percebia a alma dele”, revela ainda.

Já João Manuel Nabeiro, filho de Rui Nabeiro, que esteve presente nesta gala, garante que a família está “muito grata” por esta homenagem que será feita, tendo a certeza que esta série será “um produto de excelência”.

Intitulada “Senhor Rui”, esta série da TVI vai ser produzida em parceria com a Coral Europa.

Aniversário da Casa-Museu Santa Beatriz da Silva assinalado na sexta-feira

A Casa-Museu Santa Beatriz da Silva comemorou, na passada sexta-feira, 1 de setembro, o seu décimo aniversário.

O presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo e as técnicas deste espaço juntaram-se para celebrar a existência da Casa-Museu Santa Beatriz da Silva, visto ser um local muito importante para os campomaiorenses, visando a memória e crença para com a obra e vida da primeira santa portuguesa.

Ainda de forma a assinalar o dia comemorativo, o Município de Campo Maior promoveu uma visita noturna que garantiu a todos os participantes uma noite memorável.

Fonte: Município de Campo Maior

“O Elvas” empata 1-1 em casa com o Sintrense

“O Elvas” empatou 1-1, em casa, com o Sintrense, na jornada 3 da Série D do Campeonato de Portugal, em partida disputada no Campo Patalino do Estádio Municipal, na tarde deste domingo, 3 de setembro.

Os golos foram marcados na primeira parte: David Rebelo, para o Sintrense, no minuto 2, e Franco Almara, para os alentejanos, no minuto 43.

Resultados da jornada: “O Elvas”, 1 – Sintrense, 1; Juventude de Évora, 0 – Lusitano de Évora, 0; Barreirense, 1 – Vasco da Gama, 1; Fabril, 3 – Serpa, 0; Oriental, 3 – Imortal, 2; Vitória de Setúbal, 1 – Moncarapachense, 2; e Louletano, 3 – Real, 0.

Classificação: 1ºs Oriental e Moncarapachense, 7 pontos; 3ºs Fabril e Vitória de Setúbal, 6 pontos; 5ºs Lusitano de Évora, Juventude de Évora e Sintrense, 5 pontos; 8ºs Barreirense, Vasco da Gama da Vidigueira e Louletano, 4 pontos; 11º “O Elvas”, 2 pontos; 12º Imortal, 1 ponto; 13ºs Real e Serpa, zero pontos.

A quarta jornada disputa-se no próximo dia 17, às 15 horas, com os desafios Real – “O Elvas”, Vasco da Gama – Juventude de Évora, Lusitano de Évora – Oriental, Serpa – Vitória de Setúbal, Moncarapachense – Louletano, Imortal – Fabril e Sintrense – Barreirense.