Crianças e idosos de Montemor unem-se para criar peças em barro

A Oficina da Criança de Montemor-o-Novo, no âmbito do Programa de Férias de Verão, com apoio da Ação Social do Município, criou recentemente o projeto “Barro Entre 4 Mãos”, com objetivo de promover o encontro entre gerações, usando o barro “como ferramenta de comunicação”.

Nesse sentido, a Oficina da Criança está já a levar os mais novos até diversas instituições do concelho, que se dedicam aos idosos, com o pretexto da criação de trabalhos em barro.

Ao todo, mostraram-se interessadas neste projeto oito instituições, sendo que o Abrigo dos Velhos Trabalhadores foi o primeiro a acolher a iniciativa. Nessa ocasião, revela a responsável da Oficina da Criança, Maria Galego, a receção às crianças foi “bastante calorosa”, tendo a experiência sido “muito interessante”. Mais que a produção dos trabalhos, diz ainda, o importante é “o afeto e a comunicação” que resultam do contacto entre as duas faixas etárias.

Ainda que o primeiro contacto entre as crianças e os idosos possa ser receado, pelo facto de que nem todos os seniores estejam dispostos a participar, diz ainda Maria Galego, a verdade é que, nesta primeira sessão, não foi esse o caso.

Esta atividade “destina-se a crianças dos seis aos 12 anos e tem o limite de oito participantes”. As atividades desenvolvem-se sempre às quartas-feiras, até final de agosto, “no horário da manhã, das 9 horas ao meio-dia, com saída da Oficina da Criança”. As inscrições são feitas, presencialmente, na Oficina da Criança.