Apresentado resultado do concurso do projeto do novo Centro de Formação e Comando Territorial de Portalegre

A cerimónia de apresentação do resultado do concurso público de conceção para o projeto do Centro de Formação e Comando Territorial da GNR em Portalegre, teve lugar esta quarta-feira, 19 de julho, no no Centro de Formação da GNR.

Foram apresentadas as cinco propostas a concurso, tendo sido depois entregues os diplomas aos três primeiros classificados, incluindo o projeto vencedor. As próximas etapas serão a tramitação pré-contratual do ajuste direto e a posterior celebração do contrato e submissão do mesmo ao Tribunal de Contas.

O novo Comando Territorial de Portalegre e Centro de Formação da GNR terá cerca de 40.000 m2 de área, e comportará cerca de 1200 pessoas, entre oficiais, sargentos, guardas, civis e formandos.

Para albergar esta infraestrutura, encontra-se em fase de execução a Empreitada de Expansão da Área de Acolhimento Empresarial de Portalegre, responsabilidade do Município, no valor de 3.488.959, 90 € (+ IVA).

Esta cerimónia, presidida pela secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, contou ainda com a presença do secretário-geral do MAI, Marcelo de Carvalho, do Comandante-Geral da GNR, o Tenente-General José Manuel Lopes dos Santos Correia, do Coronel Carlos Belchior, Comandante do Centro da Formação da GNR, da presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, da vice-presidente do Município, Laura Galão e diversas entidades militares, civis e religiosas.

Obra de 155 autores associados ao concelho de Sousel apresentada dia 21

A mais recente obra “155 autores de conteúdos escritos associados ao concelho de Sousel – Cinco séculos de escritas”, do autor João Richau, vai ser apresentada no auditório da Biblioteca Municipal Dr. António Garção, em Sousel.

A obra consiste em cartas, poemas, crónicas, contos, incluindo ainda estilos de escrita e está dividida em dois livros e com um total de 900 páginas, homenageando a vida de 155 autores associados ao concelho de Sousel.

Com introdução de Afonso Cruz, o livro é dedicado a Marianna Angelica d’Andrade, poetisa de Casa Branca, e é apresentado no próximo dia 21, sexta-feira, às 17 horas, no auditório da Biblioteca Municipal, em Sousel.

Crianças e idosos de Montemor unem-se para criar peças em barro

A Oficina da Criança de Montemor-o-Novo, no âmbito do Programa de Férias de Verão, com apoio da Ação Social do Município, criou recentemente o projeto “Barro Entre 4 Mãos”, com objetivo de promover o encontro entre gerações, usando o barro “como ferramenta de comunicação”.

Nesse sentido, a Oficina da Criança está já a levar os mais novos até diversas instituições do concelho, que se dedicam aos idosos, com o pretexto da criação de trabalhos em barro.

Ao todo, mostraram-se interessadas neste projeto oito instituições, sendo que o Abrigo dos Velhos Trabalhadores foi o primeiro a acolher a iniciativa. Nessa ocasião, revela a responsável da Oficina da Criança, Maria Galego, a receção às crianças foi “bastante calorosa”, tendo a experiência sido “muito interessante”. Mais que a produção dos trabalhos, diz ainda, o importante é “o afeto e a comunicação” que resultam do contacto entre as duas faixas etárias.

Ainda que o primeiro contacto entre as crianças e os idosos possa ser receado, pelo facto de que nem todos os seniores estejam dispostos a participar, diz ainda Maria Galego, a verdade é que, nesta primeira sessão, não foi esse o caso.

Esta atividade “destina-se a crianças dos seis aos 12 anos e tem o limite de oito participantes”. As atividades desenvolvem-se sempre às quartas-feiras, até final de agosto, “no horário da manhã, das 9 horas ao meio-dia, com saída da Oficina da Criança”. As inscrições são feitas, presencialmente, na Oficina da Criança.

Papel dos insetos na luta biológica contra as pragas agrícolas no programa “ABC”

Com o compromisso de evitar o uso excessivo de pesticidas químicos, os investigadores têm sido desafiados a desenvolver métodos sustentáveis de controlo das pragas agrícolas. Um desses métodos passa por utilizar um determinado grupo de insetos que consegue desempenhar um papel importante na luta biológica contra essas pragas.

O controlo biológico, tal como o nome já indica, passa por utilizar organismos vivos auxiliares, como predadores, insetos parasitas ou até mesmo fungos e bactérias, que estão ao fim ao cabo presentes em todos os ecossistemas agrários, como agentes de controlo de pragas, que podem contribuir para a diminuição considerável da população das pragas das culturas.

Os parasitóides são um exemplo de insetos que são usados contra insetos nocivos nos sistemas agrícolas. Atualmente, os parasitóides são os inimigos naturais mais utilizados para o biocontrolo clássico em todo o mundo e têm sido relatados muitos casos de sucesso em muitos países.

Este é o tema desta semana do “ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, com Com Hadi Sheikhnejad, investigador no departamento de Proteção de Culturas Específicas do InnovPlantProtect. Para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:

Associação de Parquedistas do Alto Alentejo comemora 13 anos no sábado

A Associação de Paraquedistas do Alto Alentejo comemora no sábado, 22 de julho, os seus 13 anos de existência, dia em que se realiza o 13º encontro de paraquedistas, em Elvas.

Para assinalar a data a associação realiza uma cerimónia, de homenagem aos mortos, junto ao monumento ao combatente, depois os presentes visitarão, na cidade, o que entenderem e segue-se um almoço convívio, num total de cerca de 50 pessoas, entre paraquedistas e seus familiares”, como revela o presidente, Carlos Dores.

Carlos Dores adianta ainda que, “vêm pessoas de várias regiões do país, desde Algarve, Lisboa, Ribatejo, Alentejo, entre outros, que pretendem acima de tudo ser “um momento de convívio, entre a família paraquedista”.

Quem quiser participar no almoço de sábado, a realizar na sede da Associação dos paraquedistas do Alto Alentejo, em Elvas, aide se pode inscrever nas instalações da associação.

Torneio de futsal Ricardo Gama Pita arranca esta quarta-feira em Elvas

O Torneio de Futsal Ricardo Gama Pita vai ter início esta quarta-feira, dia 19 de julho, no polidesportivo do Jardim Municipal, em Elvas, com os jogos a decorrem, posteriormente, às segundas, quartas e sextas-feiras.

A organização deste torneio está cargo da Associação Desportiva do Bairro das Caixas. José Gago, presidente da coletividade revela que este “é sempre um torneio muito aguardado por todos e que, este ano conta com um novo escalão, que é veteranos 45+”. Trata-se assim de um torneio tem como objetivo promover “o convívio entre todas as gerações, bem como a prática desportiva e também uma homenagem a um grande amigo nosso”.

Torneio de futsal Ricardo Gama Pita que arranca esta noite, no jardim municipal de Elvas, às 21 horas e o último jogo está marcado para as 23 horas.

Praça Multimodal em Campo Maior deverá ser inaugurada em agosto

Foto arquivo

A Praça Multimodal, em Campo Maior, está praticamente concluída e, prevê-se que seja inaugurada já no próximo mês de agosto.

O presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, revela que “é possível abrir este espaço, bem como o estacionamento, em agosto, e é para isso que estamos a trabalhar e a preparar a devida inauguração que terá também algum impacto, porque depois de uma obra que demorou bastante tempo, devido à aquisição de materiais e falta de mão de obra, agora já podemos olhar para aquilo que é o processo final”.

Este será mais um espaço “para abrilhantar a zona lateral ao jardim municipal e dará mais condições de mobilidade aos campomaiorenses e a todos aqueles que nos visitam”, acrescenta Rosinha.

Para Multimodal em Campo Maior que, conta com cerca de 60 lugares de estacionamento, praça de táxis, paragem de autocarros, carregamento de viaturas elétricas, bem como mais espaço de estacionamento, e ao que tudo indica será inaugurada já em agosto.

Euromilhões com jackpot de 39 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, prevê um jackpot no valor de 39 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou, ontem, terça-feira, 18 de julho, na chave sorteada.

O segundo prémio, de 243 mil euros contemplou dois apostadores, no estrangeiro. Também o terceiro prémio, no valor de 18 mil euros saiu a seis apostadores, fora de território nacional.

O quarto prémio, de 1.362 euros, saiu a 26 apostadores, dois deles em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 04 – 12 – 34 – 35 – 45 e pelas estrelas 01 e 09.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.