Festival Internacional de Cinema “Periferias” esta terça e quarta-feira em Arronches

A 11ª edição do Festival Internacional de Cinema “Periferias” volta este ano a ter uma extensão a Arronches, esta terça e quarta-feira, dias 18 e 19.

Amanhã, terça-feira, 18 de julho, haverá maratona de filmes infantis, no Auditório do Centro Cultural de Arronches, pelas 10 horas. Já às 21.30 horas tem lugar uma sessão de cinema ao ar livre, no Marco (Esperança) com a visualização do filme “No País de Alice” de Rui Simões; segue-se às 22.30 horas a visualização da curta-metragem “Rayanas” do Colectivo Cala.

Já na quarta-feira, 19 de julho, pelas 21 horas há sessão de cinema, no Auditório do Centro Cultural de Arronches, para visualização do filme ‘Nayola’ de José Miguel Ribeiro; já pelas 22.30 horas haverá música ao vivo, com Alberto Mundi, no jardim do Fosso.

Obra da piscina de Portalegre deve ter início ainda este ano

Com o projeto de arquitetura da piscina municipal descoberta de Portalegre já pronto, a obra, tão desejada pelos portalegrenses, deve arrancar ainda este ano.

A presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho, que confessa que gostava que, no próximo verão, a obra estivesse já concluída, lembra que a intervenção “vai levar o seu tempo”, até porque é preciso renovar “totalmente” o espaço, ou não estivesse ele “muito degradado”.

“Já terminámos o projeto de arquitetura e vamos adjudicar agora as especialidades da obra da piscina descoberta. Queremos ainda, este ano, iniciar a obra, que encerrou portas, acho eu, mal, porque faz muita falta e percebemos que era uma prioridade”, comenta a autarca.

Considerando esta uma obra “de grande envergadura”, se não estiver ainda pronta, no próximo verão, estará, por essa altura, “muito adiantada, com certeza”, diz ainda Fermelinda Carvalho.

Para já, funcionam as outras quatro piscinas municipais do concelho: a da Quinta da Saúde, do Reguengo, da Ribeiro de Nisa e de Alegrete. A Piscina da Quinta da Saúde encerra à segunda-feira; a do Reguengo, à terça; a da Ribeiro de Nisa, à quarta; e a de Alegrete, à quinta. Funcionam todas das 10 às 20 horas.

Transporte gratuito nas praias do Litoral Alentejano no “Ambiente em FM”

Cinco municípios do litoral alentejano – Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira – disponibilizam transportes públicos gratuitos para dez praias da região, nos meses de julho e agosto, no âmbito de um projeto-piloto, que tem como objetivo diminuir o tráfego automóvel nas zonas balneares.

José Janela, da Quercus, na edição desta semana do programa “Ambiente em FM” revela este projeto possibilita o acesso às praias por parte da população e visitantes, a título gratuito, tornando vantajoso economicamente o recurso aos transportes públicos, em detrimento do transporte individual.

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral prevê, durante os dois meses, a realização de mais de quatro mil ligações, que totalizarão mais de 45 mil quilómetros percorridos pelos autocarros neste território.

Este projeto piloto é o tema em destaque no programa “Ambiente em FM”, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

CDS-PP elege concelhias para o distrito de Portalegre

Os plenários concelhios do CDS-PP, do distrito de Portalegre, realizaram-se no final do passado mês de junho, com o objetivo de eleger novas estruturas.

A concelhia de Alter do Chão é liderada por Frederico Maria Trigueiros Alvim de Sousa Pimentel; em Castelo de Vide foi eleita Lucina Aurora Alexandre de Moraes Baptista; já Nuno Miguel Serra Pereira foi eleito para a concelhia de Marvão; em Nisa foi eleito para liderar a concelhia Maria Alcina Jesus Costa e Silva Baptista e, em Portalegre, Paulo Jorge Lusitano de França Andrade.

As Comissões Políticas de Concelhia, agora eleitas, cumprem mandatos de 2023 a 2025.

Presidente da AD Ialbax faz balanço positivo da época

A época desportiva, para os cerca de 70 atletas que fazem parte da Associação Desportiva Ialbax, ainda não terminou.

No entanto, Humberto Pestana, presidente da associação, revela que “esta época tem sido bastante positiva, em termos da classificação dos atletas federados, que se encontram bem classificados, não só no distrito, mas também nas provas, a nível nacional, em que participamos e levamos o nome da associação de da cidade a bom porto”.

Apesar de a época desportiva estar a terminar, alguns atletas “acabam por não parar e participam também no circuito de corridas de verão em Badajoz”.

Associação Desportiva IALBAX que apesar de estar prestar a terminar esta temporada desportiva, continua a participar em provas em Badajoz, durante o verão.

CIFA comemora esta segunda-feira dois anos desde a sua inauguração

O Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada de Campo Maior comemora esta segunda-feira, 17 de julho, dois anos, desde a sua inauguração.

Para assinalar a data, como revela a vereadora no município campomaiorense, São Silveirinha, já decorreram algumas iniciativas, nomeadamente, “a inauguração de uma exposição que está patente neste local, ‘Duarte de Armas – Do Cálamo ao Drone’, da autoria de Santiago Macias, que apresenta um estudo sobre um livro das fortalezas, onde estão desenhados os castelos de Campo Maior e de Ouguela”.

Para além disso, recorda São Silveirinha, no passado dia 8, o projeto de requalificação da fortificação, da autoria de Victor Mestre, recebeu o prémio de arquitetura do Alentejo 2023, na categoria de reabilitação”.

São Silveirinha acrescenta que as comemorações não se ficaram por aí, pelo que de 18 a 22 de julho, no CIFA, estará um vídeo com vários momentos deste espaço, assim como no dia 22, sábado, há um concerto musical a cargo de José Santos e Rui Sérgio, às 21.30 horas”.

Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada de Campo Maior que comemora hoje dois anos, desde a sua inauguração.

Festival Raya: “maior enchente de sempre” para ver os Calema

As noites do Festival Raya regressaram ao Parque de Estacionamento das Piscinas Municipais na passada sexta-feira, dia 14 de julho, com “a maior enchente de sempre do evento para ver os Calema”, revela o município.

Os concertos começaram com a atuação de “Os Raiz” que entre originais e covers, bem conhecidos de todos, deram o pontapé de saída ideal numa noite com um grande ambiente de convívio e de festa, com destaque para a participação da campomaiorense Mariana Guerra.

Seguiu-se então a subida a palco do executivo municipal, liderado pelo presidente Luís Rosinha que agradeceu ao público do Festival Raya, bem como a todos os patrocinadores, bares e funcionários do Município que tornaram possível realizar um evento de sucesso.

Seguiu-se o momento mais aguardado da noite, com os Calema a não desiludirem com um concerto “que ficará na história do Festival Raya”. A dupla pôs o público, que esgotou a bilheteira, a cantar os seus êxitos, mostrando o porquê de serem uma das bandas mais badaladas do momento.

Para continuar a festa seguiu-se o “Remember 90’s & 00’s” que levou ao recinto os grandes êxitos dos últimos anos que levou as milhares de pessoas que enchiam o recinto a dançar. A noite terminou ao som do campomaiorense, DJ Pinasoad.