Marisa Liz no São João de Évora esta quinta-feira

A presença de Marisa Liz, no palco principal às 22 horas, é o destaque da Feira de São João, em Évora, nesta quinta-feira, 29 de junho, feriado municipal na capital do Alentejo. O programa completo é publicado de seguida.

9 horas – Caminhada da Feira de São João: Pelo Caminho d’ Aparição, de Vergílio Ferreira, no Recinto da Feira (junto ao Stand do Grupo de Caminheiros Évora), organização do Grupo de Caminheiros de Évora

17 horas – I Concurso Lançamentos de Basquetebol “LançART”, no Pavilhão da Escola EB 2/3 André de Resende, organizado pelo Grupo Desportivo e Recreativo André de Resende

18 horas – Jogos e atividades – Projeto “Raposa Chama” – Apelo “Portugal protegido de incêndios rurais graves”, no Parque Infantil Almeida Margiochi: Espaço Criança | Org.: SMPC/ GTF | ICNF | AGIF

18 horas – Workshop infanto-juvenil “Lambidelas caninas” (Projeto FIEL – Serviço de Veterinário Municipal) e 19 horas – Nos Caminhos do Cordel “Cordel para Crianças” (Companhia de Teatro Depois das Cinco), no Parque Infantil Almeida Margiochi: Espaço Criança

19 horas – I Torneio de São João de Teqball, no Jardim Público, Parque Diversão Desportivo, com apoio do Lusitano Ginásio Clube

das 19 às 20 horas e das 21 às 22 horas – Animação de rua | Teatro Universo dos Pequeninos | artes circenses, no Parque Infantil Almeida Margiochi: Espaço Criança | Av. General Humberto Delgado: Alameda Social

19.30 horas – Alunos do 3.º Ano da EB Bairro da Câmara, na Av. General Humberto Delgado – Alameda Social (palco)

20 horas – Canto Coral Alentejano (Associação de Humanidade e Respeito pelos Idosos de Évora) e 21 horas – Concerto Didático – Cantigas de animais (Quinteto de Metais Alentejanos), no Parque Infantil Almeida Margiochi: Espaço Criança

21 horas – Exibição de Desportos de Combate, no Jardim Público: Parque Diversão Desportivo | Apoio: Clube Stone Boys

21.30 horas – Diogo Casaca, no Jardim Público: Espaço Jovem (Palco Pequeno)

22.00 horas – Concerto com Marisa Liz, no Espaço Rossio – Palco Principal (junto ao Monte Alentejano)

22.00 horas – DJ, no Palco AJASUL

22.00 horas – MOMMA T (Capote Música), 22.45 horas – AMAURA (Capote Música) e 00.00 horas – DJ Toy. no Jardim Público: Espaço Jovem (Palco Jovem).

Festas de Vale de Cavalos começam esta sexta-feira em Alegrete

As Festas em honra de Nossa Senhora de Fátima de Vale de Cavalos, em Alegrete, no concelho de Portalegre têm lugar entre amanhã e domingo, de 30 de junho a 2 de julho.

Numa organização do Centro Comunitário de Vale de Cavalos, recorda o presidente da Junta de Freguesia de Alegrete, Luís Ricardo, estas festas contarão com “várias atuações musicais, touradas e largadas, bem como a restauração a funcionar e stands de artesanato”, assumindo-se como “as primeiras festas de verão da freguesia”.

Festas em honra de Nossa Senhora de Vale de Cavalos, na freguesia de Alegrete que têm início amanhã e decorrem até domingo.

“Sabores do Ti Pereira” já abriu portas em Campo Maior

“Sabores do Ti Pereira” é a nova pastelaria e padaria, de fabrico próprio, de Campo Maior, que abriu portas na passada segunda-feira, 26 de junho.

Este é já o 15º balcão do Grupo Pereira, que, agora na vila, abraça “um novo desafio”, fora da sua “zona de conforto”, segundo revela nas redes sociais.

“Sabores do Ti Pereira” encontra-se nas antigas instalações da Raiana, na rua Heróis do Ultramar.

Campomaiorense Tiago Sena sagra-se vice-campeão nacional de Enduro

Imagem: Facebook Tiago Sena

O campomaiorense Tiago Sena sagrou-se, no passado fim de semana, vice-campeão nacional de Enduro, na classe de promoção.

No seu ano de estreia, Tiago Sena iniciou esta aventura aos comandos da sua KTM EXC-F 250.

No total foram oito corridas, numa época bastante disputada, tendo apenas ficado a um ponto do vencedor da categoria.

 

Utentes da Loja Social visitam espaços emblemáticos de Campo Maior

Os utentes da Loja Social acompanhados pelos funcionários, realizaram na passada terça-feira, dia 27 de junho, uma visita ao Museu Aberto e à Casa das Flores, inserida no programa de comemorações do 11.º aniversário deste espaço.

Esta visita proporcionou ao grupo a oportunidade de contactar com as tradições das gentes de Campo Maior e com toda a dinâmica que envolve as Festas do Povo e todo o trabalho que as mesmas implicam até chegar à tão desejada noite da enramação.

Por fim, tiveram ainda a possibilidade de participar no Workshop da Flor sempre com entusiasmo e acompanhados das saias de Campo Maior.

Antes de iniciar a visita, o presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, e o vereador Paulo Pinheiro estiveram à conversa com os funcionários e utentes da Loja Social.

Fonte: Município de Campo Maior

Seminários de programação da Comissão Europeia no “Espaço Europa”

Durante o mês de julho, a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu promovem dois seminários de programação, em quatro datas.

Nos dias 4 e 11 de julho, as sessões são dedicadas ao tema “Como Criar um Website” e nos dias 18 e 25 ao “Tratamento de Dados na Web – Disrupção do ChatGPT e do Google Bard”.

As sessões realizam-se online e são de acesso gratuito. Ainda assim, é necessária uma inscrição prévia para que os interessados possam ter acesso aos materiais didáticos que serão disponibilizados após a formação. Os formadores são certificados e, a quem realizar a inscrição e participar na ação, será disponibilizado um certificado de presença.

Os seminários são transmitidos ao vivo em streaming nas redes sociais Facebook e Twitter da Comissão Europeia e no Facebook e Twitter do Parlamento Europeu e também gravados. As gravações estarão posteriormente disponíveis nas mesmas redes.

Este é o tema desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir na íntegra no podcast abaixo:

Elvas: “A Portuguesa”, Marco Rodrigues e “Os Boinas” nos 11 anos de Património Mundial

Elvas comemora, entre amanhã e sábado, dias 30 de junho e 1 de julho, o 11º aniversário da classificação da cidade como Património da Humanidade, pela UNESCO, com um programa diverso e cujo destaque vai para um espetáculo de videomapping, na Sé de Elvas.

O programa das comemorações inclui, esta sexta-feira, um concerto do grupo “A Portuguesa”, um projeto musical de fado de Raquel Guerra. Ainda que o grupo tenha nascido em 2019, este será o espetáculo de apresentação em Elvas de “A Portuguesa”, explica a artista, que adianta que a banda, composta por vários músicos do concelho, apresenta o fado, mas de uma forma “mais contemporânea”.

“A Portuguesa” apresenta uma sonoridade de fado dançado e contemporâneo, uma aliança desta tradição musical portuguesa, que de forma contemporânea recupera os tempos em que o fado era bailado e promove uma viagem transatlântica da canção urbana de Lisboa desde o tradicional, à morna, samba, tango e ao bolero.

Em palco, neste espetáculo de “A Portuguesa”, vão-se juntar o fadista Marco Rodrigues e ainda o Grupo Coral “Os Boinas” de Ferreira do Alentejo.

Amanhã, ainda antes do concerto de “A Portuguesa”, pelas 21h30, haverá espetáculo com Quintas Percussion e DJ Dinga, entre as 19 e as 21 horas, na Praça da República. O espetáculo de videomapping na Sé de Elvas tem início às 23 horas.

No sábado, haverá animação musical com Quintas Percussion e DJ Cuba, das 21 às 23 horas, seguindo-se novamente o espetáculo de videomapping.

Este espetáculo de videomapping promete ser uma performace audiovisual “única e irrepetível”: uma experiência “imersiva num espetáculo de 40 minutos, permitindo que o público se envolva profundamente na narrativa e na atmosfera criada pela tecnologia do videomapping”.

Elvas: Mercado da Boa-Fé no domingo na Zona da Fonte da Prata

A zona da Fonte da Prata recebe no domingo, 2 de julho, o primeiro mercadinho da Horta, que vai decorrer semanalmente, nesta zona do Bairro da Boa-Fé.

José Galguinho, presidente da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova revela que fazer um mercado, nesta zona sempre foi um dos seus objetivos, para dar oportunidade aos pequenos agricultores de ali venderem os seus produtos. “Sempre tive vontade, desde o início, de fazer este mercadinho da horta, para dar oportunidade aos pequenos agricultores, principalmente aqueles que tinham hortas, algumas ainda resistem, junto à Ribeira do Cêto, falei com eles e consideraram uma excelente ideia e estão já a produzir mais, para este mercado”.

Inicialmente estava previsto que este mercado fosse quinzenal, mas como não era compensatório para os pequenos produtores, por isso decidiu-se que iria acontecer todos os domingos, das 8 às 14 horas.

José Galguinho refere que no total “são cerca de 15 as bancas presentes, não só de produtos agrícolas, mas também regionais como laticínios, enchidos e o típico brinhol”.

O presidente convida todos a marcarem presença neste mercadinho, onde os produtos biológicos estão em destaque, a preços acessíveis e adianta que a inauguração está marcada para as 11 horas, e contará com animação musical.

Mercadinho da Horta, que decorre no domingo, 2 de julho, entre as 8 e as 14 horas, na zona da Fonte da Prata, apesar de a inauguração propriamente dita acontecer às 11 horas.

 

Évora: Jorge Palma apresentou os seus maiores êxitos na Feira de São João

Jorge Palma atuou, na noite de ontem, 28 de junho, no palco principal da Feira de São João, em Évora, apresentado ao público presentes os seus maiores êxitos.

Mas na Feira de São João não faltam as mais variadas propostas, a nível cultural, desportivo e de lazer, para miúdos e graúdos.

Depois do concerto de ontem de Jorge Palma, seguem-se, esta quinta-feira, 29 de junho, Marisa Liz; amanhã, sexta-feira, os Átoa; no sábado, 1 de julho, os D.A.M.A; e, por fim, no domingo, 2 de julho, os Clã.

As imagens do concerto de Jorge Palma, bem como dos vários espaços da feira, incluindo o Espaço Criança, no jardim público, para ver nos vídeos e na galeria abaixo.

Loja Social de Campo Maior completa 11 anos de existência

A Loja Social comemora esta quinta-feira, 29 de junho, 11 anos de existência. Depois de ter decorrido uma caminhada no passado domingo, para assinalar o aniversário hoje haverá um lanche, neste local.

A vereadora na Câmara de Campo Maior São Silveirinha, revela que este “é um projeto que se assume como muito importante, principalmente, no contexto social e económico que nos encontramos”.

A Loja Social em Campo Maior nasceu em 2012 e desde então tem vindo a ajudar as famílias mais carenciadas do concelho.