Economia Circular na Agricultura e Práticas Sustentáveis no “ABC”

Quando se fala em economia circular aplicada à agricultura, estamos a referir-nos a um sistema em que os recursos são utilizados de forma eficiente e os resíduos são reduzidos através de práticas como a reciclagem e a reutilização.

Os agricultores já utilizam várias práticas como a compostagem e a utilização de fertilizantes naturais. Ao minimizar os resíduos e maximizar a eficiência dos recursos, a economia circular pode conduzir a práticas agrícolas mais sustentáveis, reduzir os custos e proporcionar novas oportunidades económicas, como é o caso da produção de embalagens biodegradáveis ou da bioenergia.

Outra das alternativas sustentáveis é a agricultura não convencional, como é o caso da agrosilvicultura, em que o foco é promover solos mais sustentáveis. Mas transformar a produção agrícola não é fácil, quer pela resistência de agricultores quer pela falta de sistemas de apoio e infraestruturas.

A economia circular na agricultura e como esta pode ser utilizada para promover práticas agrícolas sustentáveis é o tema em destaque esta semana no programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, com a investigadora no InnovPlantProtect, Maysa Toledo, que pode ouvir no podcast abaixo: