Pulseira eletrónica para homem detido por violência doméstica

O Comando Territorial de Portalegre, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), deteve no passado dia 6 de maio um homem de 52 anos, por violência doméstica, no concelho de Vila Velha de Rodão.

Refere a GNR que no âmbito de um processo de violência doméstica, “foi possível apurar que o suspeito de ameaçava e agredia física e psicologicamente a sua companheira, uma mulher de 49 anos”, residente em Alpalhão.

No decorrer das diligências policiais foi dado cumprimento a um mandado de detenção. O detido foi presente, no dia 9 de maio, no Tribunal Judicial de Nisa, onde lhe foram aplicadas as medidas de coação de proibição de contactar com a vítima por qualquer meio, proibição de frequentar a freguesia onde a vítima reside, proibição de se aproximar da residência da vítima, bem como do seu local de trabalho, proibição de adquirir armas de fogo e obrigação de entregar todas as que tiver em seu poder, sujeitar-se a consulta de avaliação de consumo de bebidas alcoólicas, e controlado por pulseira eletrónica.

Esta ação contou com o reforço do Núcleo de Apoio Operativo (NAO) de Castelo Branco e do Posto Territorial de Vila Velha de Rodão.

A GNR lembra ainda que a violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva. As denúncias podem ser feitas no Portal Queixa Eletrónica, em queixaselectronicas.mai.gov.pt; via telefónica, através do número de telefone: 112; no Posto da GNR mais próximo à sua área de residência; na aplicação App MAI112 disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx; na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.

Utentes do Centro Comunitário passearam de barco na Barragem do Caia

Os Clubes dos Maiores do Município deslocaram-se esta manhã até à Barragem do Caia para um passeio de barco, iniciativa que contou com a colaboração dos Militares da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário e do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial da GNR de Elvas.
Para além do passeio de barco, a GNR deu a conhecer algumas curiosidades da Barragem do Caia e dos animais que a frequentam. Os militares alertaram ainda os utentes dos Clubes dos Maiores para os cuidados a ter no sentido de prevenir os incêndios rurais e também para a promoção da segurança das pessoas idosas.
Esta foi mais uma iniciativa inserida no programa das comemorações do 23.º Aniversário do Centro Comunitário.

César Mourão apresenta “Talvez não seja nada” esta noite no CAEP

“Talvez não seja nada” é o nome do espetáculo de César Mourão, apresentado esta noite de quinta-feira, 11 de maio, no Centro de Artes do Espetáculo (CAEP), pelas 21.30 horas.

Um álbum de originais é a sua mais recente criação. César Mourão compôs letras e músicas, com a direção musical de Guilha Marinho, na guitarra e com Jaume Pradas, na bateria, Nuno Oliveira, no baixo, Diogo Duque, no trompete e João Rato no piano.

“Talvez não seja nada” ou talvez seja tudo, é ver para crer.

Festival Quina das Beatas arranca esta sexta-feira no CAEP

O Festival Quina das Beatas tem lugar esta sexta-feira e sábado, dias 12 e 13 de maio, no Centro de Artes do Espetáculo em Portalegre (CAEP).

Trata-se de uma iniciativa que pretende “divulgar a nova música portuguesa e decorre três vezes por ano”, revela o diretor do CAEP, Joaquim Ribeiro adiantando que a edição deste ano conta com os espetáculos de Sebenta, Summer of Hater, Jepards, Sunflowers, Mordo Mia e Conjunto Júlia”.

O primeiro espetáculo hoje tem início marcado para as 21.30 horas, com a duração de uma hora, seguindo-se a atuação das restantes bandas. Também amanhã os espetáculo têm início à mesma hora. Os bilhetes podem ser adquiridos junto dos contactos do CAEP.

Cartão Europeu de Deficiente vai ser uma realidade ainda este ano

Atualmente, não existe um reconhecimento mútuo do estatuto de pessoa com deficiência entre os Estados-Membros da União Europeia, o que pode causar dificuldades a estas pessoas.

Neste sentido, a Comissão Europeia propôs, depois de um projeto piloto em oito países e que teve um feedback muito positivo, que até ao final deste ano este cartão seja aplicável a todos os países da União Europeia.

Este Cartão garante a igualdade de acesso das pessoas com deficiência aos benefícios existentes noutros países, principalmente nos domínios da cultura, do lazer, do desporto e dos transportes. Através do cartão, as pessoas com deficiência poderão obter mais facilmente um apoio adequado quando viajam ou decidem viver noutro país da União Europeia.

Este é o tema em destaque esta semana, no programa “Espaço Europa, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir, na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Alandroal: Jorge Guerreiro e Quim Barreiros nas Festas da Santa Cruz

Santiago Maior e a Aldeia da Venda, no concelho de Alandroal, estão em festa este fim de semana, de sexta-feira, 12 de maio, a domingo, dia 14. Pelas Festas da Santa Cruz vão passar, na sexta-feira, Jorge Guerreiro e, no sábado, Quim Barreiros.

Mas para além desta componente mais popular, estas festas, que “envolvem toda a comunidade”, têm uma vertente religiosa e de “muita tradição”, o que faz delas, segundo o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, “uma das mais importantes do concelho”.

“No passado, terão existido mais Festas da Santa Cruz, na região e noutras localidades, mas algumas foram-se perdendo. A verdade é que, ao dia de hoje, as Festas da Santa Cruz da Aldeia da Venda mantêm-se”, lembra o autarca. Considerando estas festas “muito diferenciadores”, João Grilo garante que movimentam sempre bastante a freguesia de Santiago Maior.

Neste momento, avança o autarca, está a ser ultimada uma candidatura para a classificação das Festas da Santa Cruz como Património Imaterial do Alentejo, desenvolvida em parceria com o Centro de Cultura e Recreio da Aldeia da Venda e com a colaboração da Direção Regional da Cultura.

Festas como esta, diz ainda João Grilo, são dinamizadas sempre numa colaboração estreita entre o Município, as juntas de freguesia e as associações locais.

Para além de Jorge Guerreiro e Quim Barreiros, a animação vai estar, ao longo do fim de semana, a cargo do duo Thy Subry, Sons & Tons, Rui Grilo e dos DJs Brat e Peat.

A tradicional tômbola, duas vacadas, uma delas noturna, e a apresentação do documentário “Fé Milenar – Santa Cruz” são outros dos ingredientes destas festas.

Consulte abaixo o cartaz completo:

 

Três amigos pedalam por solidariedade e incluíram Elvas na sua rota (c/fotos)

Unir o desporto à solidariedade é o objetivo de três amigos, que saíram do Porto, a 2 de maio, na sua bicicleta e estão a pedalar por toda o perímetro do país, para angariar dinheiro para duas associações portuenses que ajudam crianças com paralisia cerebral.

“2434 Sobre Rodas” é o nome que deram a esta aventura que começou, junto a uma das associações que vão ajudar, no Porto, segundo revela Fernando Abreu. “Esta aventura começou com um desafio pessoal, o Miguel pensou em fazermos isto com um cariz social e acaba por ser um desafio, com muitos quilómetros para ajudar Associação No meio do Nada e ANECE, que dão apoio a crianças com paralisia cerebral e propusemo-nos angariar um euro por cada quilómetro feito”.

Fernando Abreu revela ainda que as pessoas podem ajudar através do número de conta que se encontra disponível do instagram da página, onde podem também  acompanhar esta viagem.

Elvas esteve incluída na rota destes amigos, que chegaram ontem e partiram esta manhã da Praça da República. Fernando Abreu classifica a cidade como “muito acolhedora e fantástica”, adiantando que têm pernoitado “nos bombeiros de algumas cidades e também em parques de campismo”.

Já Miguel Leitão adianta que se juntou a esta iniciativa “pelo ciclismo que pratico há muito tempo, depois fazer o perímetro de Portugal, porque acho que nunca ninguém o fez e também pela vertente social porque todos devemos contribuir para que haja uma mudança, neste caso ajudar as crianças”.

Miguel acrescenta que Elvas é “fantástica” e apesar das dores, de tanto pedalar, mas considera que “é uma dor que dará prazer pelos motivos iniciais”.

Já José Gomes integrou a iniciativa a meio, para ajudar na causa que representa, considerando que tem sido “muito” o apoio que têm recebido e em Elvas “ficámos surpreendidos pelo excelente acolhimento”. Quanto a valores monetário, José revela que neste momento a conta tem perto de dois mil euros.

“2434 Sobre Rodas” a iniciativa que une o desporto à solidariedade através de três amigos que percorrem o perímetro do país, num total de 18 etapas. Ontem chegaram a Elvas e hoje partiram do coração da cidade rumo à Amareleja.

Utentes da CURPI surpreendidas por filhos no Dia da Mãe

No passado Dia da Mãe, a Academia Sénior preparou na CURPI – Comissão Unitária dos Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Campo Maior uma surpresa para as utentes da instituição.
Para atenuar a distância entre mães e filhos, as utentes foram presenteadas com vídeos feitos pelos filhos, num momento de muitas emoções.
O momento, no qual estiveram presentes os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha, ficou ainda registado em imagens. Veja a seguir.

Portalegre recebe semana de preparação para Campeonato Europeu das Profissões

Portalegre foi o local escolhido para a preparação da equipa portuguesa que vai participar no Campeonato Europeu das Profissões, EuroSkills Gdansk 2023, que vai acontecer na Polónia, de 5 a 9 de setembro.

Até lá, decorre a preparação dos participantes. A primeira semana de treinos está a decorrer esta semana, no Serviço de Formação Profissional de Portalegre (IEFP).

Com 22 profissões selecionadas para participar neste campeonato europeu, os futuros concorrentes vão experienciar num rigoroso programa de estágio.

Os dois primeiros classificados em cada uma das profissões a concurso cumprirão um exigente plano de treino específico, condizente com os objetivos de participação nacional.