Teatro “Sítio do Pica Pau Amarelo” levou sorrisos aos utentes do Centro Comunitário

Durante este semana, o Centro Comunitário de Campo Maior está a assinalar os 23 anos ao serviço da comunidade. Na tarde desta quarta-feira, 10 de maio, o dia foi marcado pelo teatro, com a encenação da peça “O sítio do Pica-Pau Amarelo”, no Centro Cultural de Campo Maior.

A cargo de pequenos atores, entre os 8 e 16 anos, Ana Diabinho foi a responsável pelo grupo e refere que a ideia de fazer esta peça, no âmbito dos projetos de formação do Município, foi precisamente “para os idosos e para a comunidade”.

Numa tarde de fantasia e muitos risos protagonizado por pequenos atores, a maior recompensa de quem sobe a palco são as palmas. “Faz-me muito feliz ver as pessoas alegres e a baterem-nos palmas no final, é muito divertido”, confessa Iara Cirilo, uma das personagens da peça.

A assistir estiveram utentes do Centro Comunitário, que parabenizaram a iniciativa.

“Para a gente se distrair, não estar em casa metida, que a solidão é uma tristeza”, diz Pilar Cacilhas, uma das utentes mais antigas do centro.

Já Joana Rosa, outra das senhoras que frequentas as atividades, confessa que destas experiências o que se ganha é “a amizade das pessoas”.

As celebrações do 23.º aniversário do Centro Comunitário de Campo Maior terminam esta quinta-feira com um passeio de barco pela Barragem do Caia.

Badajoz: cadeia de perfumarias Arenal abre loja na calle Menache

A cadeia de perfumarias Arenal vai abrir uma nova loja, muito em breve, na calle Menache, em Badajoz, onde antes esteve instalada a Zara.

 A abertura, atrasada em mais de um mês, está prevista para o final de maio.

O grupo galego investe nesta nova loja cerca de 1,2 milhões de euros e vai criar 20 novos postos de trabalho na cidade espanhola.

Quer em lojas físicas, quer através da internet, o catálogo da Arenal conta com mais de 30 mil produtos – desde perfumes, a maquilhagem e cosmética – a preços reduzidos.

Visitas ao Património Alentejo-Extremadura continuam em Olivença

O Ayuntamiento de Olivença, em parceria com o Município do Alandroal, está a organizar as Visitas ao Património na Raia Alentejo – Extremadura 2023. Esta iniciativa tem como objetivo promover o património cultural e as práticas tradicionais de ambos os lados da fronteira, e conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

No 15 de abril já se realizou a primeira vista a Alandroal e no dia 13 maio continua o programa com a visita guiada a Olivença. A visita começa às 10h30 (hora de Espanha), no Museu Etnográfico Gonzaléz Santana, continua no Centro de Interpretação da Torre de Menagem, passando pela muralha medieval, Igreja de Santa Maria do Castelo, Capela do Espírito Santo e Igreja de Santa Maria Madalena

Ainda em 2023, a iniciativa prevê mais uma ação, desta vez no no território Alentejo-Andaluzia, no Outono.

As visitas guiadas estão sujeitas a inscrição prévia e para a visita ao Alandroal, pode ligar para o 266 769 800 ou enviar e-mail para um dos seguintes endereços info@cultura-alentejo.gov.pt – paula.serra@cultura-alentejo.gov.pt.

As visitas são gratuitas e têm um limite de 20 pessoas por programa. O transporte e o almoço são da responsabilidade dos próprios participantes inscritos.

Arronches promove I Feira de Maio de 12 a 14 de maio

O concelho de Arronches vai receber entre sexta-feira e domingo, 12 e 14 de maio, a primeira edição da Feira de Maio. Um evento que promete trazer à vila alentejana muita música, diversões, artesanato e gastronomia.

Durante três dias, o Campo da Feira da Esperança é o local escolhido para receber esta iniciativa, onde vai decorrer também uma exposição de gado e de automóveis.

Já a animação musical vai ser outro dos pontos fortes desta feira, com demonstrações de acordeão, animação com DJ e também um encontro de cante alentejano.

Organizada pela Associação “Esperança Sobre Rodas”, a I Feira de Maio tem inauguração marcada para sexta-feira, dia 12 de maio e a entrada é gratuita.

Projeto ABC do InnovPlantProtect promove saídas de campo com alunos elvenses

Como parte do Projeto ABC, do InnovPlantProtect, os alunos da Escola Secundária Dom Sancho II e da Escola Superior Agrária de Elvas, participam em saídas de campo para praticar o que aprendem em sala. A investigadora Ilaria Marengo, investigadora no laboratório colaborativo elvense, refere que estão programadas três saídas, duas na primavera e uma no Outono, na Reynolds Wine Growers, localizada em Arronches.

O InnovPlantProtect tem reunido estes estudantes com o objetivo de os colocar no terreno em contacto com os princípios desse projeto. Ilaria Marengo refere que, desta forma, os estudantes conseguem “entender melhor o conceito da biodiversidade e como ela muda durante todo o ano”

As áreas de estudo escolhidas permitem que os alunos aprendam através da observação de um exemplo de agricultura biológica que tem como princípio a economia circular”

A investigadora ainda refere que pretende iniciar um “citizen science project”, para dar aos alunos “os instrumentos para serem eles a explorar este mundo dos insetos”

As aprendizagens, nas saídas de campo, com os alunos elvenses estão em destaque esta semana no programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, do InnovPlantProtect, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

“Ervas e Companhia” de regresso a Orada já este fim de semana

A iniciativa “Ervas & Companhia” está de regresso a Orada, no concelho de Borba, já esta sexta-feira, onde decorre até domingo.

Este ano, ao contrário da edição anterior o certame vai decorrer no pavilhão da freguesia, como revela a vereadora na Câmara de Borba, Sofia Dias, “uma vez que toda a organização entendeu que era mais cómoda quer para expositores, quer para visitantes, e é uma iniciativa com cada vez mais adesão por parte dos expositores, o que é muito bom”.

Esta é uma iniciativa que pretende promover e valorizar as ervas alimentares, aromáticas e medicinais, bem como a própria freguesia, acrescenta Sofia Dias. “A utilização na gastronomia é cada vez mais recorrente, mais saudável e substitui o sal e é bom podermos aprender, não só com uma caminhada onde uma pessoa nos vai ensinar o que podemos fazer com o que a natureza nos dá, mas também conhecer os segredos destas ervas”.

Relativamente à programação para estes três dias, a vereadora na Câmara de Borba destaca não só a atuação de grupos regionais e Dj’s “para chamar as gerações mais novas”, para o certame, mas também, no sábado, para além das provas de sopas, vamos ter animação musical com o Grupo Contramão, seguido do grupo académico “Seis tetos” e no domingo destaque para atuação de Augusto Canário, na tarde de domingo”.

Para o “Ervas e Companhia” são esperados “muitos visitantes”, mas também, revela Sofia Dias que “ganhe destaque no concelho e no distrito, nós temos, no concelho, muitos produtos que queremos valorizar”.

“Ervas & Companhia” que está de regresso a Orada, no concelho de Borba, já esta sexta-feira, estando a inauguração prevista para as 19 horas, no pavilhão da freguesia.

Município associou-se a comemorações do Dia da Europa

O Município de Campo Maior associou-se nesta terça-feira, 9 de maio, às comemorações do Dia da Europa.
Para assinalar a data, que celebra o aniversário da Declaração Schuman, momento fundador do projeto de paz, união, liberdade e solidariedade que é a União Europeia, as cores da União Europeia fizeram-se sobressair na iluminação da Fortificação Abaluartada e do Castelo.

Centro Comunitário recebeu palestra “Recuso ser Vítima”

Numa iniciativa incluída no programa das comemorações do 23.º aniversário do Centro Comunitário de Campo Maior, decorreu no dia 9 de maio a palestra “Recuso ser Vítima”, com a oradora Sílvia Abreu, da “Associação Tocar n’Alma”.
Foi através do discurso na primeira pessoa que, de uma forma inspiradora, se desenvolveu o tema da violência e as suas variadas formas. A participação fez-se notar e a mensagem que sobressaiu foi a da importância do amor-próprio.
Na ocasião, estiveram presentes na sessão os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha e os presidentes das Juntas de Freguesia de Degolados e da Expectação, João Cirilo e Hugo Rodrigo, respetivamente.
Estiveram ainda presente vários elementos do Clube dos Maiores do Município, da Academia Sénior da CURPI, da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, do Coração Delta, do CLDS “Campo Maior Vila Solidária da Europa” e as Técnicas de Ação Social do Município.

Infraestruturas da obra do Centro de Formação da GNR acabam este ano

A obra das infraestruturas que vão acolher o novo Centro de Formação da Guarda Nacional Republicana (GNR), em Portalegre, deve estar concluída até dezembro deste ano.

A presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, revela que o município está a fazer esta obra das infraestruturas, “com alguma envergadura de mais de três milhões de euros, financiada, que tem de estar concluída até dezembro, um processo que atrasou muito e, o Governo responsabilizou-se pelo projeto técnico, lançou um concurso, que está em faze de adjudicação à empresa vencedora”.

A execução desse projeto vai demorar um ano e depois desse projeto concluído será lançado o concurso para a obra. Fermelinda Carvalho acrescenta que “foi feito um protocolo entre a Câmara Municipal e o Ministério da Administração Interna, sendo que ambos estão a cumprir com o que se comprometeram”.

Obra para as infraestruturas do Novo Centro de Formação da GNR de Portalegre já avançam.

Centro Comunitário soprou velas dos 23 anos de vida

O Centro Comunitário de Campo Maior iniciou as celebrações do seu 23.⁰ aniversário no dia 8 de maio com um lanche-convívio preparado pelas técnicas do centro para todos aqueles que diariamente dão vida a este espaço municipal.
Com direito a bolo, na festa de aniversário estiveram também presentes os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha, bem como o presidente da Junta de Freguesia da Expectação, Hugo Rodrigo.