Portalegre na Quinzena Gastronómica Terras do Borrego

Portalegre celebra o borrego na segunda edição da Quinzena Gastronómica Terras do Borrego. A iniciativa junta mais de 100 restaurantes do distrito de Portalegre.

O Município de Portalegre está a participar com 19 restaurantes aderentes, são estes: “JI – Restaurantes”, “Abrigo Do Martinho”, “Petisqueira Migas”, “O Martinho”, “A Lareira Da Serra”, “O Cantinho Do Pica-pau”, “Bilé”, “Palatus”, “O Leitão”, “Sal, Alho E Etc”,“O Castro”, “O Hilário”, “O Cordas”, “O Lagar”, “O Cavalinho”, “Cervejaria O Santos”, “O Poeiras”, “O Talho – Steakhouse”, “Cantinho Do Pescador”.

O evento teve início no passado domingo, 2 de abril e termina no dia 16 de abril.

 

“A Baleia” em exibição em Campo Maior no dia 14

“A Baleia” é o filme em exibição na noite do próximo dia 14, pelas 21h30, no Centro Cultural de Campo Maior.

O filme, que deu a Brendan Frases o Óscar de Melhor Ator, este ano, conta a história de um professor de inglês recluso que vive com grave obesidade, que tenta recuperar a relação com a sua filha adolescente, numa última oportunidade de redenção.

Os bilhetes, com o custo de 3,50 euros, podem ser adquiridos em Ticketline.

Férias da Páscoa no Turismo decorrem em Estremoz

O projeto “Férias da Páscoa no Turismo” é a iniciativa do município de Estremoz que pretende ocupar os mais jovens nas férias escolares.

Para Hugo Guerreiro, chefe de Divisão da área da cultura, no município de Estremoz, esta iniciativa pretende “ajudar os jovens do concelho a ter propostas culturais, durante esta pausa letiva, para além da participam do Museu, Biblioteca e setor do Turismo, há uma série de associações que irão dar um cunho cultural aos jovens”.

Hugo Guerreiro recorda que para construir públicos há atividades de enriquecimento cultural, na escola, com uma forte componente cultural, nomeadamente “AECS de Teatro, Bonecos de Estremoz, Arte Urbana, entre outros”.

Pequenos workshops de Olaria, workshops de Pintura do Azulejo, Atividades Desportivas, Visitas Lúdicas, Festas “Fantasia”, Paddy Papper no Museu, Workshop de Costura, Hora do Conto e Jogos Tradicionais são algumas das propostas para os mais jovens, nesta pausa letiva, no âmbito do projeto “Férias da Páscoa no Turismo”, que decorre em Estremoz, até quinta-feira e volta a acontecer de 11 a 14 deste mês.

Elvas está presente na Quinzena Gastronómica Terras do Borrego

Elvas une-se a segunda edição da Quinzena Gastronómica “Terras de Borrego”. Até o dia 16 de abril, será possível degustar o borrego no nosso município.

A iniciativa conta com mais de 120 restaurantes aderentes, destes, 5 estão localizados em Elvas, são estes: “O Industrial”, “Onofre”, “Palad’art”, “Adega Regional” e “O Girassol”.

 

Arronches na Quinzena Terras do Borrego’23

Arronches participa na Quinzena Gastronómica “Terras de Borrego”, encabeçada pelo Município de Sousel, com um total de seis restaurantes aderentes, que celebram as diversas maneiras de confecionar o borrego.

Para degustar pratos, em que o borrego é a iguaria de eleição pode fazê-lo em Arronches, nos seguintes restaurantes: “A Cabana”, “A Estalagem”, “Hotel Rural de Santo António”, “O Fosso”, “Sossega” e “Sport Arronches e Benfica”.

O evento decorre nos 15 concelhos do distrito de Portalegre desde o passado dia 2 e até 16 de abril, domingo.

 

Ellen Macarthur e a economia circular em “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”

Ellen MacArthur é uma inglesa que começou como marinheira e acabou por criar uma fundação, a fundação Ellenmacarthur, que apoia e divulga ideias e projetos que implementam os conceitos de economia circular.

Esta semana, no programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, ilaria Marengo, investigadora no laboratório colaborativo elvense revela que esta cidadã inglesa depois de uma longa viagem de barco, pelo mundo, percebeu a importante de usar os recursos de uma forma eficaz. “O mote que ela deixa com a sua fundação e com o trabalho que faz é inspirar todas as pessoas mas, sobretudo, os mais jovens, a criar uma economia que use as coisas em vez de esgotá-las, que construa um futuro que dê certo a longo prazo. Se o objetivo aqui é usar os recursos de forma eficaz, e desenhar objetos que acabem por voltar para o sistema, então as portas estão abertas para a criatividade, e sabemos que os jovens são criativos e cheios de sonhos e ideias. Claro que não cabe apenas aos jovens reconstruir o sistema, também, nós, os adultos, podemos fazer muito por isso”.

A história de Ellen MacArthur e a sua relação com a economia circular é o tema em destaque esta semana no programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, do InnovPlantProtect, que pode ouvir no poscast abaixo:

AFP implementa novas medidas de apoio ao futebol sénior

A direção da Associação de Futebol de Portalegre (AFP) decidiu implementar novas medidas de apoio ao futebol sénior para a próxima época desportiva.

O grande objetivo, revela a AFP em comunicado de imprensa, é “aumentar o número de clubes que participam no Campeonato Distrital de Seniores de Futebol Masculino (Liga REMAX Casas do Interior)”.

As novas medidas são a isenção de Quotas de Organização e de Taxas de Transferência, redução de 50% das Transferências Internacionais e oferta de 25 Bolas nº 5.

“Com estes apoios, queremos que não haja dúvidas de que fazemos tudo o que está ao nosso alcance para ter mais equipas no Campeonato Distrital de Seniores”, realça o presidente da direção da AFP, Daniel Pina, a propósito da implementação das novas medidas.

Daniel Pina recorda que “as taxas da AFP já são as mais baixas do país, ou seja, um clube que participe no Campeonato Distrital de Seniores em Portalegre gasta menos dinheiro do que em qualquer outra parte de Portugal”.

O presidente espera que “estas medidas contribuam para o aumento do número de equipas na próxima época”.

Sarau da Primavera anima Centro Cultural da Arronches

Foi num tom de grande animação que se passou a tarde do passado domingo, dia 2 de abril, no auditório do Centro Cultural de Arronches, palco de um espetáculo de canto e de dança que juntou escolas de jovens e academias seniores da região para apresentar o seu trabalho à população.

Como anfitriões deste evento, os alunos da Academia Sénior de Arronches demonstraram aquilo que tem vindo a ser preparado nas aulas de Dança e de Património, dando depois lugar aos seus colegas da Academia Sénior de Estremoz, que deram igualmente a conhecer as coreografias e os temas que têm vindo a ser ensaiados nas aulas de Ginástica e de Música.

Aos grupos seniores, juntaram-se também as jovens integrantes dos grupos ‘Naadirahs – Oriental Dance’, de Elvas, e ‘EsPasso de Dança’, de Portalegre, com performances de dança oriental e de ballet, respetivamente.

A assistência que bem compôs a plateia daquele espaço mostrou-se visivelmente satisfeita com aquilo a que assistiu, prestando no final uma enorme ovação aos artistas que atuaram ao longo da tarde, numa clara demonstração de o tempo empregado para assistir ao espetáculo valeu a pena.

Rugby Clube de Elvas vai a eleições brevemente

O Rugby Clube de Elvas vai a eleições entre  abril e maio. Luís Carvalho, atual presidente do clube, não descarta a hipótese de se recandidatar, adiantando que tem havido uma evolução no número de atletas, nos últimos oito anos.

“Poderá ser uma hipótese, mas já são sete ou oito anos, começámos com 30 atletas e já vamos com 130, as exigências são enormes e precisamos de toda a gente disponível, mas a recandidatura não está, logicamente, fora de questão, mas pode ser que haja uma melhor alternativa e, eu possa ficar mais resguardado”, revela.

O presidente do clube gostaria que surgissem mais listas para as eleições, com novas ideias e que enriquecessem o clube. “Há sempre ideias diferentes e, não quer dizer que as que existem são melhores, portanto quanto mais diversidade existir mais enriquecedora se torna essa vivência, pelo que haver mais do que uma lista seria muito produtivo para o clube e satisfatório, para perceber que há mais pessoas a querer entrar na vida do clube, remata Luís Carvalho.

Oferta turística de Campo Maior reforçada com reabertura da Capela dos Ossos

Com uma vasta oferta no que toca ao setor do turismo, Campo Maior viu ser, recentemente, essa mesma oferta ampliada e reforçada, com a reabertura da Capela dos Ossos.

A vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, lembrando que há agora mais este espaço museológico e religioso na vila para visitar, sempre “muito procurado pelos turistas”, garante que os campomaiorenses são “muito sortudos”, dada a variada oferta no que toca a museus.

Para além da Capela dos Ossos, ao lado da Igreja Matriz, que também pode ser visitada, diz São Silveirinha, Campo Maior conta também o Museu de Arte Sacra, o Museu Aberto, onde também se pode visitar a Casa das Flores e “fazer um workshop da flor de papel” e o Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada de Campo Maior, junto ao castelo.

Também o Lagar-Museu, “onde se pode encontrar “tudo o que é relacionado com os lagares, a produção e a degustação do azeite”, o jardim do Palácio Visconde de Olivã, o Museu de Santa Beatriz, a primeira santa portuguesa e ainda o espaço.arte, a galeria municipal da vila.

Até decisão em contrário, por parte da Câmara Municipal de Campo Maior, as entradas em todos os espaços museológicos da vila têm entrada gratuita. Funcionam todos, sem exceção, de terça-feira a domingo, das 10 às 13 horas e entre as 14 e as 17 horas.