Inscrições para Feira Renascentista em Vila Viçosa até 12 de maio

As inscrições para os espaços comerciais, tasquinhas e stands estão abertas até dia 12 de maio, no âmbito da “Feira de Inspiração Renascentista”, que decorrerá entre os dias 8 e 11 de junho, em Vila Viçosa.

A autarquia revela, que no caso das tasquinhas a prioridade será dada às associações do concelho, no que toca aos stands será para os empresários cuja atividade se enquadre no âmbito da feira.

O espaço das tasquinhas será dirigido à comercialização de bebidas e comidas, já o espaço dos stands é dedicado à venda de artesanato, doçaria, produtos diversos, que contam com um regulamento próprio.

As inscrições podem ser feitas através do Balcão Único (localizado no edifício da Câmara Municipal de Vila Viçosa, durante o horário das 9h00 ao 12h30 e das 14h às 16h30, ou então, através dos emails, geral@cm-vilavicosa.pt e luís.lourinho.silva@cm-vilavicosa.pt

Pode consultar as normas de participação e o formulário de inscrição aqui.

EHT Portalegre capacita a região Alentejo para o turismo de percursos pedestres

A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre inicia, já no próximo dia 28 de março, um programa de formação sobre a “Rede de Percursos Pedestres TransAlentejo”. A iniciativa, inserida no programa Formação + Próxima, do Turismo de Portugal, procura, em parceria com os municípios da região Alentejo, dotar técnicos, profissionais de animação turística ou de alojamentos, dirigentes associativos, entre outros, de conhecimentos que contribuam para a melhor promoção do destino.

Depois do estabelecimento da rede, que aconteceu entre 2014 e 2018, a Entidade Regional de Turismo Alentejo sentiu, juntamente com as autarquias, a necessidade de capacitar o destino com pessoal formado para o tornar mais interessante e competitivo dentro do setor do turismo de natureza.

A formação “Rede de Percursos Pedestres TransAlentejo” arranca, assim, no final deste mês. Com uma duração de 20 horas, o programa pressupõe um misto de aulas teórico/práticas, com o objetivo de capacitar os formandos nesta temática. A primeira ação de formação realiza-se entre os dias 28 e 30 de março, no Alvito e dirige-se, em particular, aos agentes dos concelhos de Alvito, Cuba, Ferreira do Alentejo, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira.

A ação de formação criada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre está disponível na Academia Digital do Turismo de Portugal e a inscrição é gratuita. O acesso pode ser feito a partir desta ligação.

As inscrições podem ser feitas aqui.

Cerimónias religiosas em Campo Maior ao longo da semana

Com a visita pastoral do Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, a Campo Maior, até domingo, 2 de abril, realiza-se, ao longo desta semana, um conjunto de cerimónias religiosas na paróquia.

Esta segunda-feira, 27 de março, há recitação do terço, às 18h30. Meia hora depois tem início a celebração da eucaristia e pregação.

Toda a agenda semanal para consultar abaixo.

Solos do Alentejo em projeto sobre alterações climáticas

O Projeto Mosaic, que conta como parceiro o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, vai estudar o uso do solo no Alentejo para combater alterações climáticas, bem como a perda da biodiversidade

Na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, José Janela, da Quercus, explica que, no Alentejo vão ser investigadas questões como “o aumento das estufas, os olivais de cultura intensiva na região do Alqueva e os parques fotovoltaicos. Ao mesmo tempo, o projeto propõe-se a entrar em diálogo com os vários intervenientes que têm um papel no ordenamento do território para perceber como as escolhas do uso do solo estão a ser feitas”.

A equipa, acrescenta o ambientalista, irá “realizar inquéritos e entrevistas mais profundas a um número mais restrito de intervenientes. Serão entrevistados os proprietários de terra, os agricultores, os arrendatários, os empresários na área do turismo e das energias renováveis, do lado do setor privado, e, no sector público, os municípios, os técnicos das câmaras, os políticos e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo”.

O Projeto Mosaic é o tema em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”, que pode ouvir no podcast abaixo:

Santa Casa de Campo Maior debate cuidados em fim de vida

A Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior promove amanhã à tarde, terça-feira, dia 28 de março, um intercâmbio de profissionais da área da gerontologia, sob o tema “Cuidar em fim de vida”.

Nesta iniciativa, que decorre no auditório do Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada (CIFA), de Campo Maior, vão estar técnicos, quer da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, quer da Santa Casa de Borba.

Este encontro de amanhã, explica Rosália Guerra, da Santa Casa campomaiorense, teve origem numa reunião de trabalho sobre o projeto “Cidades Compassivas”, que está relacionado com “a dignificação e a compaixão dirigida às pessoas em fim de vida”. “Esta reunião despertou nos técnicos a necessidade de se refletir e de partilhar ideias e estratégias, sobre os cuidados nesta última fase da vida”, adianta.

Neste intercâmbio vão participar vários profissionais de saúde, incluindo médicos, que irão, entre outros, explicar que cuidados se devem ter com estas pessoas, sendo esta, segundo Rosália Guerra, “uma problemática cada vez mais premente”, até porque “a longevidade veio para ficar”. “Temos de nos questionar, nós que somos profissionais nesta área, sobre como cuidamos das pessoas que estão na última fase da vida”, diz ainda.

Uma das oradoras desta sessão é a médica que coordenada a iniciativa “Cidade Compassiva” em Borba. “Vem-nos falar da forma como as cidades e todos os cidadãos se podem tornar membros deste movimento”, explica ainda Rosália Guerra.

Saúde mental de crianças e jovens em debate em Elvas

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Elvas, em parceria com o Centro de Respostas Integradas do Norte Alentejano, promove esta segunda-feira, 27 de março, o primeiro Encontro de Saúde Mental na Infância e Juventude, sob o mote “Saúde Mental não é Brincadeira”.

O objetivo da iniciativa passa por promover um dia de reflexão e debate, junto das entidades com competência em matéria de infância e juventude, famílias e jovens, num evento aberto a toda a comunidade, segundo explica a coordenada da CPCJ, Raquel Guerra. “Vamos debater todas estas questões e tentar ver junto de especialistas quais são as principais problemáticas associadas aos diagnósticos de saúde mental das nossas crianças e jovens, quais são as respostas que, neste momento, temos no terreno, quais é que se vislumbram a criar, na comunidade, para dar resposta a esta problemática”, adianta.

Raquel Guerra assegura que a saúde mental de crianças e jovens tem de ser debatida, sendo que este encontro surge na sequência das ações que têm vindo a ser desenvolvidas no âmbito do plano local dos direitos das crianças. A responsável, embora garanta que já se “vislumbrem algumas melhorias” em termos das respostas comunitárias, de proximidade, para uma ação mais “urgente e imediata”, garante que há ainda muito a fazer nesta área. Contudo, e dando conta que há a possibilidade de, ainda este ano, a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano vir a constituir uma equipa comunitária infanto-juvenil, para atuar nesta área.

A iniciativa decorre esta segunda-feira, no Auditório São Mateus, em Elvas, entre as 9 e as 17 horas.

Programação:

EntrePalcos apresenta “O Sítio do Picapau Amarelo” em Campo Maior

O projeto de Teatro do Município de Campo Maior, EntrePalcos, subiu ao palco do Centro Cultural este domingo à tarde, 26 de março, onde apresentou “O Sítio do Picapau Amarelo”.

Os pequenos deliciaram os presentes com a história que segue as aventuras de Narizinho e da sua boneca de trapos, Emília, no Sítio do Picapau Amarelo, um local onde a fantasia se mistura com a realidade e habitado por uma galeria de personagens inesquecíveis.

Esta foi mais uma peça inserida na programação da iniciativa “Março – Mês do Teatro”, que vai concluir com a apresentação de “Egresso ao Passado” do Centro Educativo Alice Nabeiro. De relembrar que esta produção foi anteriormente adiada e irá realizar-se em data a divulgar oportunamente.

Fonte: Município de Campo Maior

A abertura dos Jogos do Alto Alentejo em imagens

A edição deste ano dos Jogos do Alto Alentejo arrancou ontem, domingo, 26 de março, com a cerimónia inaugural, realizada junto ao Castelo de Alter do Chão.

As atividades, que vão desde futsal, a padel, caminhadas, pesca, natação, canoagem, entre muitas outras, desta 21ª edição dos Jogos do Alto Alentejo decorrem até julho.

As imagens da cerimónia de inauguração para ver na fotorreportagem abaixo:

Dia Mundial do Teatro celebra-se a 27 de março

O Dia Mundial do Teatro celebra-se, anualmente, a 27 de março.

Para comemorar a data decorrem neste dia vários espetáculos teatrais gratuitos ou com bilhetes mais baratos e são relembrados alguns dos artistas e das obras mais importantes da história do teatro. O objetivo da data é promover a arte do teatro junto das pessoas.

O teatro é uma arte milenar e funciona como um meio de divulgação da cultura de diferentes povos. Desde a antiguidade, o homem usou o teatro como forma de expressão. Existem vários géneros teatrais como a comédia, o drama, a farsa, a tragédia, a tragicomédia, o melodrama, a revista e o teatro infantil, entre outros.

A data foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro. No Dia Mundial do Teatro, várias organizações culturais apresentam espetáculos teatrais para comemorar a efeméride, permitindo o acesso gratuito aos mesmos.

Gil Vicente, autor de diversas obras teatrais, é um dos nomes mais conhecidos do teatro português. O Auto da Barca do Inferno e o Auto da Índia são algumas das suas obras mais populares. Embora Gil Vicente seja considerado o pai do teatro português, existem inúmeros registos de manifestações desta arte muito anteriores ao teatro vicentino, classificadas essencialmente em dois grandes grupos: o teatro religioso e o teatro profano. Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, é outra criação máxima do teatro português.