PSP sensibiliza alunos de Elvas com peça de teatro sobre perigos da internet (c/fotos e vídeo)

“ID a Tua marca na Net” é o nome da peça de teatro que foi apresentada esta quinta-feira, 23 de março, aos alunos do 7º, 8º e 9º anos, bem como do ensino Secundário, de Elvas, de forma a alertá-los para os vários perigos da internet, nomeadamente das redes sociais.

O Comissário Rui Massaneiro, comandante da PSP de Elvas revela que esta “é uma ação que tem sido levada a cabo por esta força de segurança, a nível nacional, em parceria com a Fundação Altice, para alertar os jovens para os perigos da internet e redes sociais, de uma forma humorística, para dar alguns conselhos bastante úteis” e considera que “a mensagem principal, através desta peça, foi passada”.

O Comissário acrescenta que “nunca é demais reforçar e alertar os jovens” para os perigos na internet, recordando que para a esta peça de teatro assistiram 620 alunos de Elvas.

Questionado sobre se, em Elvas, há muitas queixas relativas crimes na internet, o Comissário Rui Massaneiro, revela que “é um número bastante diminuto, por vezes porque porque as pessoas não se quem expor a este tipo de situação, mas temos registo de algumas queixas e esperamos que  assim possa continuar, não porque as pessoas não procurem a PSP, mas sim porque adotam comportamentos defensivos para não correrem estes riscos”.

Tiago Aldeia, Pedro Górgia e Alexandre da Silva foram os atores que assumiram diferentes papéis nesta peça de teatro, que de uma forma divertida passaram mensagens bastante importantes aos jovens. Tiago Aldeia, em declarações à Rádio ELVAS, revela que este projeto “tem cumprido o seu objetivo, que é passar a mensagem do saudável da internet, através desta peça que se destina não só ao público mais jovem, ma também sénior e tem tido um feedback impressionante”.

Já Pedro Górgia revela que “não são só os mais jovens que têm estes problemas com a internet, os mais idosos não têm os mesmos conhecimentos e tem que haver uma ponte entre gerações, porque os mais velhos devem ensinar como é uma postura saudável na internet e, os mais jovens devem ensinar como se trabalha com a tecnologia”.

No final da peça, o ator Alexandre Silva relembra e fez questão de alertar os jovens para o facto de “tudo o que publicam na internet, fica para sempre, por isso pensem duas vezes antes de partilhar ou publicar alguma coisa”.

No final da peça falámos com um dos alunos. Luís Velez afirma que esta foi uma peça “muito importante, porque descreve todos os cuidados que devem ter na internet, porque tudo o que fazemos fica para sempre”.

Facejacking, perfis falsos e cyberbullying foram alguns dos temas abordados nesta peça de teatro apresentada aos alunos de Elvas, no Cineteatro municipal, numa iniciativa desenvolvida pela PSP.