As imagens do último adeus ao Comendador Rui Nabeiro

Campo Maior e o país despediram-se esta terça-feira, 21 de março, do Comendador Rui Nabeiro.

A missa de corpo presente realizou-se ao final da manhã, na Igreja Matriz de Campo Maior: uma cerimónia presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, ainda antes do cortejo fúnebre até ao Cemitério Municipal da vila, acompanhado por uma multidão de gente.

As imagens das cerimónias fúnebres para ver abaixo:

GNR detém seis pessoas numa semana

Seis pessoas foram detidas em flagrante delito, pelo Comando Territorial de Portalegre da GNR, na semana de 13 a 19 de março. Destas detenções, destacam-se cinco por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de estupefacientes.

Relativamente às operações de fiscalização de trânsito foram registadas 155 infrações, com destaque para 36 por excesso de velocidade; dez por falta de inspeção periódica; sete por falta e utilização incorreta do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças; sete relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação para crianças.

A GNR registou também 21 acidentes de viação, dos quais resultaram sete feridos leves, dois feridos graves e duas vítimas mortais.

A nível da fiscalização geral, foram detetados nove autos de contraordenação relativos à proteção da natureza e do ambiente.

Durante o período em causa foram realizadas ações de sensibilização, por parte do Comando Distrital de Portalegre, das quais 28 no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sensibilizado 334 idosos,  24 inseridas no programa “Escola Segura”, conseguindo chegar a 496 pessoas da comunidade escolar e por fim, no decorrer do programa “Comércio Seguro”, foram realizadas 12 ações, onde foram sensibilizados 117 comerciantes.

Carlos César considera Rui Nabeiro “um grande exemplo de empreendedorismo”

Carlos César, atual presidente do Partido Socialista (PS), refere que se perdeu” uma grande referência para o partido, mas também um grande exemplo de empreendedorismo”.

O Comendador Rui Nabeiro, “enquanto militante do PS era também uma referência para o partido. Lembro-me sempre quando, em 1996, me candidatei a presidente do Governo dos Açores e tive por várias circunstâncias o seu apoio”, relembra o presidente do PS.

“Tornou-se também uma figura de referência enquanto empreendedor, pois conseguiu desenvolver e dinamizar a sua própria empresa, tornando-a uma obra especialmente relevante, não só para a sua comunidade mais próxima, mas também para a representação externa e para a pujança comercial no país”, remata Carlos César.

Presidente da FIPA: Rui Nabeiro “mostrou que é possível no interior de Portugal, criar e gerir um grupo empresarial líder”

A Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA) manifesta o mais profundo pesar pela partida do Comendador Rui Nabeiro.

“O Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro mostrou que é possível a partir do interior de Portugal, criar e gerir um grupo empresarial líder no setor agroalimentar e que se encontra em forte expansão nos mercados internacionais”.

O presidente da Direção da FIPA, Pedro Queiroz, envia “as mais sentidas condolências a toda a família e ao Grupo Nabeiro”.

Mais que patrão, Rui Nabeiro foi “um amigo e um pai” para Emídio Caramelo

Emídio Caramelo foi motorista do Comendador Rui Nabeiro, durante quase 40 anos.

“Era um amigo e não um patrão. E ele também não me considerava um motorista. Tratava-me como um filho e eu a ele como um pai”, revela em declarações a esta estação emissora.

Enquanto trabalhou com Rui Nabeiro, Emídio Caramelo assistiu sempre à preocupação deste com todos aqueles à sua volta: “até comigo, nunca me deixava para trás, estava sempre preocupado onde é que eu estava e como é que fazia as minhas refeições”.

Emídio Caramelho revela ainda que assistiu a muitos pedidos de ajuda, feitos a Rui Nabeiro. “Nunca deixou ninguém ficar mal, nunca se esquecia de ninguém”, garante.

CCDR reconhece que Rui Nabeiro fez muito “em prol do desenvolvimento da região”

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) envia as mais sentidas condolências à família do Comendador Rui Nabeiro.

“Este que foi um grande homem, um visionário e um grande empresário, que doou a sua vida empresarial e comunitária em prol do desenvolvimento da região, levando a todo o mundo o reconhecimento de um país que se agigantou na presença de alguém cuja existência permanecerá e viverá para sempre, o grande Comendador Rui Nabeiro”, pode ler-se na nota enviada á nossa redação.

Rui Nabeiro estava “sempre disposto a ajudar” a Santa Casa de Campo Maior

Luís Machado, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, recorda a ajuda que o Comendador Rui Nabeiro prestou sempre à instituição.

“Era uma pessoa excecional e espalhou o bem por este país”, garante.

“Por vezes sentíamos grandes dificuldades e era ao Comendador Rui Nabeiro a quem acabávamos por recorrer. Fomos sempre ouvidos e ajudados”, revela ainda o provedor da instituição.

João Soares “admirava profundamente” o Comendador Rui Nabeiro

João Soares, antigo presidente da Câmara de Lisboa e um dos rostos do Partido Socialista, “admirava profundamente” o Comendador Rui Nabeiro.

Para João Soares, o Comendador Rui Nabeiro “era um homem com uma seriedade, com um percurso pessoal absolutamente admirável, com uma grande generosidade”.

Rui Nabeiro era um grande empresário, mas tinha também as suas convicções políticas, pertencia ao Partido Socialista (PS), “foi sempre do PS, deu sempre a cara pelo PS. E isso a mim dá-me um grande orgulho”, refere João Soares, enquanto apoiante deste partido.

Engenheiro Mira Amaral reconhece Rui Nabeiro como “um visionário”

O Engenheiro Mira Amaral refere que com a morte do Comendador Rui nabeiro “o país que perdeu um grande empresário, um grande homem, um visionário, que esteve sempre muito à frente no seu tempo”.

O Comendador Rui Nabeiro tinha uma grande capacidade social, “um respeito pelas pessoas, pelos trabalhadores, o que fazia dele um homem com uma dimensão moral ímpar” é assim que o Engenheiro Mira Amaral o define. “Eu conheci-o bem no governo, como ministro da indústria e energia, vim inaugurar uma das fábricas dele”, conta ainda.

O fundador da Delta Cafés, esteve sempre envolvido na área empresarial, contudo, nunca perdeu a preocupação pelos problemas sociais. Assim, a “homenagem prestada aqui, é sentida, com muito calor humano, porque as pessoas reconhecem esta figura como um exemplo” diz o Engenheiro Mira Amaral.

Os Verdes destacam papel de Rui Nabeiro na economia portuguesa

O Partido Ecologista Os Verdes, de Portalegre, endereça as mais sentidas condolências pelo falecimento do Comendador Rui Nabeiro, a toda a sua família e amigos.

“Rui Nabeiro teve um papel inegável na economia portuguesa e na sua projeção internacional através de uma marca que muito cedo se afirmou no país e além-fronteiras. Teve a coragem de manter a atividade industrial na sua terra, Campo Maior, localizada no distrito mais despovoado do país, contribuindo assim para o desenvolvimento da região e de Portugal, contrariando toda uma visão neoliberal de deslocalização das empresas para outros países ou para o litoral”, lê-se na nota de pesar.