Câmara de Portalegre dedica exposição a Soror Isabel do Menino Jesus

A Câmara de Portalegre inaugura amanhã, sexta-feira, dia 3 de março, a exposição “Soror Isabel do Menino Jesus, escritora do séc. XVIII”.

A mostra estará patente, amanhã, a partir das 17 horas, na Sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal de Portalegre.

Esta exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9 às 12h30 e das 13h30 às 17 horas, no horário de inverno, e das 9h30 às 13 horas e das 14h30 às 18 horas, no horário de verão.

Campo Maior com programação comemorativa do Dia da Mulher

Imagem de arquivo

No dia 8 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher e o Município de Campo Maior assinala a data com uma série de atividades que destacam o papel fundamental que a mulher tem vindo a ter ao longo da história, assim como as suas lutas e conquistas.

Assim, a partir das 10h30, o Centro Cultural de Campo Maior recebe a segunda edição do Fórum Mulher, iniciativa que vai contar com um leque de convidadas de diversas áreas, que pretende abordar vários temas relacionados com a igualdade de género.

A mostra “Somos Mulher – Exposição Comemorativa do Dia Internacional da Mulher” poderá ser visitada em vários espaços municipais. Neste dia, e até final do mês, o Município dá a conhecer algumas das personalidades que, ao longo dos séculos, se destacaram na hora de fazer ouvir a sua voz e fazer valer os seus direitos (mais em: campomaior.pt/somos-mulher).

Já na Biblioteca Municipal João Dubraz, o destaque é para as mulheres portuguesas que, ao longo do século XX, se evidenciaram no mundo da literatura.

Finalmente, no dia 11 de março, a peça de teatro “Monólogos da Vagina”, com Teresa Guilherme, Marta Andrino e Melânia Gomes, chega ao Centro Cultural. Com textos/monólogos de Eve Ensler, o espetáculo destaca a experiência feminina, abordando assuntos como sexo, prostituição, imagem corporal, amor, mutilação genital feminina, masturbação, nascimento, orgasmo, os vários nomes comuns para a vagina ou simplesmente como uma parte física do corpo feminino. Um tema recorrente em toda a peça é a vagina como uma ferramenta de capacitação feminina e a personificação máxima da individualidade.

Quinzena Gastronómica do Porco de 3 a 12 de março em Arronches

Numa iniciativa que já vai na sua sexta edição, o Município de Arronches, em parceira com os empresários locais, vai voltar a promover a Quinzena Gastronómica do Porco, inaugurando assim em 2023 o calendário de eventos realizados sob a marca “Arronches com Sabor – Cozinha com Alma”.

Entre 3 e 12 de março, os visitantes do concelho podem desfrutar de iguarias, tais como Miolada com carne de porco preto, Bacorinho, Hambúrguer à Cultural, Bochechas de porco confitadas com cogumelos silvestres, espinafres e castanhas, Rins de porco grelhados, Pezinhos de coentrada, Terra à mesa de porco preto, Lombo recheado com farinheira, Tiras de entrecosto de porco preto, Feijoada de cabeça de porco, Bochechas com molho de vinho tinto, entre outras, as quais serão preparadas pelos restaurantes aderentes, que nesta edição serão, na freguesia de Assunção, “A Cabana”, “A Estalagem”, o “Bar do Centro Cultural”, o “Hotel Rural de Santo António”, “O Fartouce”, “O Fosso”, “O Valentim”, os “Sabores do Alentejo”, a “Sede do Sport Arronches e Benfica” e o “Sossega” e, na freguesia de Mosteiros, “O Galinhas – Sede do Futebol Clube Mosteirense”.

Enriquecendo ainda mais esta iniciativa, neste sua sexta edição, o Município volta a contar com a colaboração do Monte da Faia, cujo proprietário, Duarte Silva, se encontra disponível para realizar, mediante marcação prévia, uma visita interpretativa à sua exploração de porco alentejano.

A Câmara Municipal convida a uma visita ao concelho e, utilizando a sua excelente gastronomia como ponto de partida, para partir à descoberta do valioso património histórico e cultural, bem como dos espaços de contacto com a natureza que as suas três freguesias guardam.

Prémio Inovação para mulheres agricultoras com candidaturas abertas até dia 31

O Prémio Inovação para mulheres agricultoras, promovido pelas associações europeias dos agricultores e cooperativas europeias, tem candidaturas abertas até dia 31 deste mês.

Este prémio pretende “reconhecer o papel da mulher na agricultura e no desenvolvimento rural, bem como o impacto que têm tido na promoção da sustentabilidade na agricultura”, como revela Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, adiantando que se destina a uma mulher agricultora ou empresária que seja dirigente de uma empresa agrícola.

As candidaturas a este prémio podem ser feitas aqui.

Os resultados do Prémio Inovação Mulheres agricultoras são conhecidos em julho e o prémio é de dez mil euros. Este prémio é o tema em destaque esta semana no programa Espaço Europa, para ouvir no podcast abaixo:

 

Município de Campo Maior promove concelho na BTL até domingo

O Município de Campo Maior volta a marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), com um espaço que promove o que de melhor Campo Maior tem para oferecer. Este ano, tal como em anos anteriores, o Município volta a estar integrado no stand do Turismo do Alentejo e do Ribatejo.

A cultura campomaiorense estará ainda em destaque no sábado, dia 4 de março, a partir das 14 horas, com a atuação do Grupo de Cantares “O Despertar Alentejano”.

A 33.ª edição daquela que é a maior feira de turismo do país, que decorre desde ontem, 1 de março, e até domingo, dia 5, nos pavilhões da FIL, acolhe anualmente centenas de expositores e milhares de visitantes, sendo, por isso, um palco privilegiado para divulgar o concelho.

Homem de 35 anos detido em Ponte de Sor por violência doméstica

Um homem de 35 anos foi detido, na passada segunda-feira, 27 de fevereiro, pelo crime de violência doméstica, no concelho de Ponte de Sor, pelo Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Núcleo Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE).

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, “os militares da Guarda apuraram que o agressor exercia violência psicológica, coagia e ameaçava a vítima, sua ex-companheira de 36 anos, causando-lhe medo e inquietação. Após diligências policiais, foi dado cumprimento a um mandado de detenção”, revela a GNR em comunicado.

O detido foi presente no Tribunal Judicial de Ponte de Sor, na terça-feira, dia 28 de fevereiro, tendo-lhe sido aplicadas as medidas de coação de “não permanecer na residência e nas imediações da residência da vítima e em qualquer outro local por esta frequentado, nomeadamente o seu local de trabalho, obrigação de não contactar por qualquer forma com a vítima, proibição de adquirir e usar armas ou outros objetos e utensílios capazes de facilitar a prática de outro crime”. Foi ainda “obrigado a entregar quaisquer armas ou outros objetos e utensílios, capazes de facilitar a prática de outro crime, que se encontrem na sua posse, os quais devem ser entregues no posto policial da área de residência, no prazo máximo de 48 horas, obrigação de frequentar o programa para arguidos em contexto de violência doméstica, a ministrar pela Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais”

A violência doméstica, lembra ainda a GNR, é “crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva”, pelo que quem precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica deve apresentar queixa, através do Portal Queixa Eletrónica, em queixaselectronicas.mai.gov.pt; via telefónica, através do número de telefone: 112; no Posto da GNR mais próximo (contactos disponíveis em www.gnr.pt/contactos.aspx); na aplicação MAI112, disponível e destinada exclusivamente aos cidadãos surdos, em http://www.112.pt/Paginas/Home.aspx; ou na aplicação SMS Segurança, direcionada a pessoas surdas, em www.gnr.pt/MVC_GNR/Home/SmsSeguranca.

Elvas: mais de 700 crianças esperadas em Torneio Internacional de Rugby

Mais de 700 atletas, de 16 equipas nacionais e espanholas são esperados para o 5º Torneio Internacional de Rugby Cidade de Elvas, organizado pelo Rugby Clube de Elvas, que decorre este sábado, 4 de março.

Do Alentejo participam as equipas do CR Évora e o RC Montemor, já da zona de Lisboa vêm as equipas do GD Direito, Agronomia Rugby, Cascais Rugby, CDUL, Sporting Rugby, GD Alcochetense e São Miguel, do Algarve o RC Loulé e o CR Universitário do Algarve, da Estremadura espanhola as equipas do CR Badajoz e CAR Cáceres e, pela primeira, vez duas equipas da Andaluzia, o Real Ciências de Sevilha e o ADHARAZ AltaSierra.

Este torneio é, exclusivamente, dedicado aos escalões de formação desde os sub-6 aos sub-12, pelo que “este conjunto de equipas é muito interessante e será um ótimo convívio, onde não há o objetivo primário de ganhar, mas sim que os atletas joguem rugby e se divirtam”, revela Luís Carvalho, presidente do Rugby Clube de Elvas.

Os jogos vão decorrer em simultâneo no Estádio Municipal de Atletismo e também no campo Patalino. Esta edição do torneio tem início com “a receção das equipas às 11 horas, seguindo-se um briefing, seguindo-se uma pequena atuação das Roncas D’ Elvas e, como revela Luís Carvalho, “pela primeira vez, e para dar início ao torneio, haverá um desfile de todas as equipas, na pista de atletismo, depois as equipas de sub-12 vão para o campo Patalino e as restantes ficam no Estádio de Atletismo”.

O torneio tem como padrinho João Paiva, que fez “a sua formação no Rugby Clube de Elvas, atualmente joga na Agronomia e foi jogador internacional, o que para Luís Carvalho “é um grande orgulho e as crianças veem nele uma referência”.

O presidente da direção do Rugby Clube de Elvas considera que este torneio “será uma festa enorme e também porventura o maior torneio de escalões de formação, a sul do Tejo, logicamente é muito ousado para nós, e faço ainda uma referência a todos os pais das crianças que estão envolvidos neste torneio, porque o rugby é uma família”.

Posteriormente irá decorrer mais uma jornada do campeonato de sub-14 com as equipas do RC Elvas, Sporting/Belas, Galiza e CRUAL. Para terminar, os sub-16 defrontam a equipa do Sporting Rugby em mais uma jornada do campeonato regional.

CLDS coloca alunos de Campo Maior à prova em estúdio de televisão improvisado

Os alunos da Escola Secundária de Campo Maior têm tido a oportunidade de participar, no decorrer do IV Encontro do Ensino Profissional, que se estende até amanhã, dia 3 de março, naquele estabelecimento de ensino, em diversas atividades.

Numa delas, um workshop sobre “Criatividade e Comunicação”, os estudantes dos cursos de Turismo e de Informática, tendo por base aquilo que se entende como o futuro digital, foram postos à prova num estúdio de televisão improvisado, segundo revela o responsável pela atividade, Roberto Cabral (na imagem), do CLDS 4G – Campo Maior, Vila Solidária da Europa.

“Criámos um Chroma Key, um estúdio de televisão e depois retirámos-lhe o fundo. Metemos esta malta toda a apresentar um noticiário, dentro daquilo que seria a área do turismo. Eles escolheram um tema que achassem que poderia ser importante para Campo Maior desenvolver e o noticiário começava mesmo por aí”, explica Roberto Cabral.

Sendo que na maioria dos casos, os alunos não têm a real noção de como tudo acontece num estúdio de televisão, o responsável considera esta iniciativa “muito importante”, tendo acabado por ser revelar um “sucesso”.

Partilhando o seu exemplo, Roberto Cabral explica que, após tirar um curso profissional, não seguiu para o Ensino Superior, considerando que o mais importante é “o empenho” de cada um. “Não podemos ser todos doutores. É mostrar aos alunos que é possível, através de um curso profissional, haver casos de sucesso, que conseguem singrar e vingar na vida”, remata.

O IV Encontro do Ensino Profissional, que decorre desde a passada terça-feira na Escola Secundária de Campo Maior, conta, até amanhã, com a apresentação de diversas provas de aptidão profissional e workshops.