Okebe marca e dá a marcar na vitória de “O Elvas” por 2-0 em Gáfete

“O Elvas” foi, na tarde deste domingo, 12 de fevereiro, até ao campo do Gafetense, vencer por 2-0 o jogo da primeira mão das meias-finais da Taça da Associação de Futebol de Portalegre.

Sempre com maior domínio e posse de bola, ao longo dos 90 minutos, a equipa comandada por Pedro Canário marcou o primeiro golo logo no primeiro minuto do encontro.

Okebe, responsável por abrir o marcador, aos 66 minutos, assistiu Clésio no segundo golo dos azuis e ouro.

No outro jogo da tarde, também da primeira mão das meias-finais da Taça, o Eléctrico de Ponte de Sor empatou com o Gavionenses por 1-1.

A segunda mão joga-se a 5 de março.

Candidaturas abertas ao Prémio Literário Professor Adriano Moreira

As candidaturas à terceira ediçã do Prémio Literário da Lusofonia Professor Adriano Moreira encontram-se abertas até dia 30 de abril.

Este prémio, promovido pela Academia de Letras de Trás-os-Montes, tem como finalidade promover a produção e a criatividade literárias, no âmbito da temática da Lusofonia, valorizar as relações culturais entre Instituições Culturais de Países de Língua Oficial Portuguesa e contribuir para a divulgação e prestígio da obra de autores que cultivam a diversidade dos valores culturais e identitários dos Povos da Lusofonia.

O regulamento pode ser consultado aqui.

Fronteira: Infraestruturas de Portugal vai construir nova ponte na Ribeira Grande

A Infraestruturas de Portugal (IP) deverá avançar com a construção de uma nova ponte, a montante da histórica ponte da Ribeira Grande, em Fronteira, destruída pelas chuvas de dezembro.

A informação é avançada pelo presidente da Câmara de Fronteira, Rogério Silva, que esteve reunido, na semana passada, com uma comitiva da IP.

“A ponte sobre a Ribeira Grande situa-se na Estrada Nacional (EN) 245, ou seja, desde logo, implica uma importante delimitação. As estradas nacionais são da jurisdição da IP e, nessa medida, todas as obras, beneficiações, modernizações ou reabilitações são da sua responsabilidade”, começa por dizer o autarca. Rogério Silva lembra que, neste momento, o que está em causa é a “inviabilidade total de circulação numa estrada nacional, que constitui o acesso de ordem à vila de Fronteira”, o que implica “grandes constrangimento e graves prejuízos”.

No decorrer da reunião com os representantes da IP, na qual esteve o próprio presidente da empresa, foi transmitida à Câmara de Fronteira a intenção, não só da construção de uma nova ponte a montante da existente, mas também a reabilitação da ponte granítica, para “efeitos da sua preservação, mas também uma requalificação, no sentido de ficar afeta apenas a peões”.

Enquanto esta nova ponte não for uma realidade, até porque será “uma intervenção que vai demorar algum tempo até ficar concluída”, a IP equaciona fazer uma travessia provisória, com recurso a uma ponte militar ou a um pontão, restabelecendo, dessa forma, a ligação entre Fronteira e Alter do Chão, através da EN 245.

Ainda assim, mesmo esta alternativa não pode ser posta em prática de imediato, porque “ainda existe alguma corrente” que não permite a sua implementação. “Não há uma solução, para já, que permita atingir as duas margens”, devido à largura do leito da ribeira, explica ainda Rogério Silva.

Para além dos prejuízos registados na EN 245, a IP terá ainda de reabilitar a EN 243, também em Fronteira, depois do abatimento do aterro de suporte da via ao quilómetro 154,2.

Em todo o Alto Alentejo, o Município de Fronteira foi aquele que registou, com o mau tempo de dezembro, o valor mais elevado de prejuízos, a rondar os 14 milhões de euros.

Elvas: Portas de São Vicente reabrem ao trânsito “muito em breve”

A circulação nas Portas de São Vicente, que permitem a ligação entre a Boa-Fé e a zona baixa do centro histórico de Elvas, deve ser restabelecida dentro de 15 dias: esta é, pelo menos, a expectativa do presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida.

“Se a obra leva mais tempo, é porque estamos numa cidade classificada como Património da Humanidade. Qualquer intervenção que exista, junto das nossas muralhas, por mais urgente que seja, não se pode executar sem o respetivo parecer do Ministério da Cultura”, começa por explicar o autarca.

O Município de Elvas, adianta Rondão Almeida, esperou “praticamente dois meses” por estes pareceres que, entretanto, já foram dados. Agora, a obra “decorre normalmente” e, “possivelmente, ainda vai levar mais 15 dias, naquilo que diz respeito à interdição da passagem das pessoas”.

Mesmo depois de restabelecida a circulação, a obra vai continuar “para ser retirada toda a terra que está por cima das portas, para impermeabilizar a abóbada”. “Mas aí já não há qualquer problema no que diz respeito tanto ao trânsito automóvel e pedonal”, remata.

As Portas de São Vicente encontram-se encerradas a todo o tipo de trânsito desde 30 de outubro, após o desmoronamento e queda na via de parte do escudo de armas, por baixo da estátua do Zé de Melo. Esta intervenção custa à Câmara Municipal de Elvas mais de 30 mil euros.

Mais de 300 atletas no 15º Duatlo de Arronches

Foram mais de 300 os atletas que disputaram ontem, 11 de fevereiro, aquele que foi já o 15º Duatlo de Arronches, com provas do campeonato nacional e universitário.

Lembrando que a economia local sai sempre a ganhar com este tipo de eventos, o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, garante que a prova “superou as expectativas”, em termos de participantes, pelo que “é para continuar”.

“Isto só nos pode deixar satisfeitos porque dá uma dinâmica económica à vila muito significativa, porque a hotelaria e a restauração são sempre beneficiadas com este tipo de eventos”, garante o autarca.

O único atleta em prova do concelho de Arronches foi João Dias.

A prova de duatlo, que é composta pelas modalidades de corrida e ciclismo, teve início na Zona Desportiva de Arronches, no mesmo local onde terminou. O Duatlo de Arronches é uma organização da Câmara Municipal e da Federação Portuguesa de Triatlo.

 

“Estranho Mundo” para ver este domingo à tarde em Campo Maior

O filme de animação “Estranho Mundo” vai estar em exibição este domingo, 12 de fevereiro, a partir das 16 horas, no Centro Cultural de Campo Maior.

Os bilhetes para assistir ao filme, que têm o custo de 3,5 euros, podem ser adquiridos na Ticketline.

Sinopse do filme: uma lendária família de exploradores, os Clades, viaja por uma terra desconhecida e traiçoeira ao lado de uma equipa diversa, que inclui uma bolha astuta, um cão de três patas e uma enorme quantidade de criaturas vorazes.

Carmen Herves recebe o hábito das Monjas da Imaculada Conceição

O Mosteiro da Ordem da Imaculada Conceição, recebeu ontem, dia 11 de fevereiro, a cerimónia de iniciação à vida religiosa e tomada de hábito de Carmen Herves.

A cerimónia foi presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, perante uma igreja repleta de familiares e amigos.

Em representação da Câmara de Campo Maior estiveram presentes os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha.

Fonte: Município de Campo Maior