A Capela dos Ossos de Campo Maior reabriu ao público na tarde deste sábado, 11 de fevereiro, numa cerimónia que contou com a presença do arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.
Após uma profunda intervenção de conservação e restauro, aquele que é um dos espaços mais emblemáticos de Campo Maior volta assim a abrir as suas portas ao público.
O espaço anexo à Capela, alvo também de uma cuidada intervenção, passa a dispor de um espaço museológico que servirá para contextualizar o monumento e dispõe de uma coleção com os diversos achados arqueológicos encontrados durante os trabalhos de limpeza e conservação.
Este espaço pretende dar a conhecer todos os factos relevantes sobre a construção do ossário, o processo de restauro, e o estudo antropológico e arqueológico realizados, com intuito de valorizar e preservar a sua história.
Nesta cerimónia, para além do arcebispo de Évora, estiveram presentes o comendador Rui Nabeiro, o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, os vereadores São Silveirinha e Paulo Pinheiro, o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, o padre Francisco Bento, bem como o presidente da Câmara de Monforte, Gonçalo Lagem.
A Capela dos Ossos passa agora a estar aberta ao público de terça-feira a domingo, entre as 10 e as 13 horas e das 14 às 17 horas, sendo a entrada gratuita.
Esta intervenção teve um custo total de 231.520 euros, financiado a 85% pelo Programa Operacional Regional Alentejo 2020, através do FEDER.


A décima edição do Corta-Mato Cidade de Elvas, Memorial a António Leitão, promovido pelo Clube Elvense de Natação (CEN), correu-se na tarde deste sábado, 11 de fevereiro, num percurso traçado junto ao Estádio Municipal de Atletismo.
Em vista, o CEN tem já a realização, em Elvas, de uma outra prova de corta-mato, mas de âmbito nacional. “Temos estado em conversações com o presidente da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre. As condições são as ideais, porque temos o Estádio de Atletismo mesmo ao lado e que serve de apoio, através dos balneários. Temos um percurso fantástico, em que podemos, lá do alto, ver o Forte da Graça com as amendoeiras em flor. Acho que temos todas as condições para termos aqui um bom corta-mato a nível nacional”, remata Hugo Tavares. 
O concelho de Monforte ainda tem, por estes dias, duas estradas, uma municipal e outra nacional, cortadas ao trânsito, depois dos estragos provocados pelas cheias de dezembro.
Os produtores de vinhos de Arronches, dois anos depois, voltam a reunir-se este sábado, dia 11 de fevereiro, ao final da tarde, para mais um momento de convívio, promovido pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa Terrimponente, no edifício “O Celeiro”.
Seis homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 18 e 44 anos, foram detidos na passada quinta-feira, 9 de fevereiro, em Elvas, por furto de cortiça, pela GNR.
O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através dos militares do Posto Territorial de Campo Maior, esteve ontem, 10 de fevereiro, a distribuir calendários pelos utentes do Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior.
Mais de dois anos depois, a Capela dos Ossos de Campo Maior reabre ao público, já este sábado, 11 de feveiro, pelas 16 horas, numa cerimónia que vai contar com a presença do Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.
Não houve totalistas no sorteio de ontem, 10 de fevereiro, do Euromilhões, pelo que o “jackpot” em jogo na próxima terça-feira, dia 14 de fevereiro, “engorda” para 62 milhões de euros.