A exposição “Contravisões – A Fotografia na Exposição António Cachola. Parte 1”, foi inaugurada esta tarde de sábado, 4 de fevereiro, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas.
O Comendador António Cachola revela que, decidiram que “este ano seria dedicado à fotografia, no MACE, sendo que este é um projeto dividido em duas partes, e hoje foi inaugurada a primeira que está patente até 18 de junho e, a segunda inaugura a 30 de junho, e estará patente até janeiro de 2024”.
Esta é a primeira vez que foi feita “uma exposição maioritariamente, com um suporte dentro das artes visuais que é a fotografia, o que permite no dia 30 de junho apresentar um livro, sobre a forografia na coleção”.
O Comendador António Cachola demonstra-se “muito satisfeito com o resultado final, o projeto é muito bonito e os trabalhos são de excelente qualidade”.
Para o Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, esta é “uma exposição notável, eu já tinha a expectativa que a exposição fosse de grande qualidade, porque se integra na Coleção António Cachola, que é de referência, na Arte Contemporânea em Portugal, por isso, correspondeu às minhas expectativas, e mostra a fotografia enquanto arte e não a desvaloriza”.
A exposição tem curadoria de Sérgio Mah, que nos explica pretende “mostrar muitas das questões importantes que a fotografia tem no domínio das artes visuais, e encontramos um panorama abrangente dos artistas que usam a fotografia enquanto arte.
Já Rondão Almeida, presidente da Câmara de Elvas enaltece a importância do MACE para a dinamização da cultura na cidade. “Eu tenho um grande orgulho de fazer parte de uma equipa que foi capaz de mudar o ciclo da nossa economia e cultura da cidade e, tivemos a sorte de ter o Comendador António Cachola, para em conjunto, trazermos para Elvas o Museu de Arte contemporânea, mais falado do país”.
O presidente acrescenta que “a Cultura transformou-se, em Elvas, num forte pólo de desnvolvimento económico”.


As candidaturas à 13º edição do Prémio Agostinho Roseta estão abertas até dia 31 de março.
O Município de Arronches encontra-se a recuperar moradias na Rua do Arco, estando já a decorrer as obras que irão transformar imóveis devolutos em espaços habitacionais de qualidade.
A Réplica da Cruz da JMJ vai despedir-se de Campo Maior, este domingo, 5 de fevereiro.
Marcos Bastinhas entra em praça, em Santa Eulália, a 25 de março, para mais uma corrida organizada pela Associação Humanitária daquela freguesia do concelho de Elvas. É por essa altura que o cavaleiro elvense dará início à nova temporada tauromáquica.
Os Encontros de Autor regressaram, na passada quarta-feira, 1 de fevereiro, à Biblioteca do Centro Educativo Alice Nabeiro, em Campo Maior.
A exposição de obras “em diálogo”, dos artistas plásticos Pedro Calapez e Rui Sanches, é inaugurada este sábado, dia 4, em dois espaços distintos da cidade.
Também hoje, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, vai ser inaugurada “uma exposição que retrata a área da fotografia, na coleção António Cachola. Aliás, o ano de 2023 vai ser dedicado à fotografia na coleção. A primeira inicia hoje e vai até meio de junho e a 30 de junho começa a segunda parte. Ambas as exposições vão ter a curadoria de Sérgio Mah, que vai também ser o coordenador editorial do livro que vamos lançar, no dia 30 de junho, sobre estes projetos da fotografia”.
Para Rui Sanchez, “o colecionador António Cachola e a câmara de Elvas têm feito um trabalho muito importante na dinamização do Museu de Arte Contemporânea que, hoje em dia, deve ser uma das melhores coleções privadas de arte portuguesa em Portugal”.
O União Futebol de Degolados celebra, este sábado, dia 4 de fevereiro, os 95 anos desde a sua fundação.
O 11º Congresso da Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos (APECATE), decorreu nos dias 1 e 2 de fevereiro em Elvas, e terminou no dia 3 de fevereiro, no Centro Cultural de Campo Maior. Na sessão de encerramento marcou presença o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha.
O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 36 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, sexta-feira, 3 de fevereiro, na chave sorteada.