Bilhetes para espetáculo de Fernando Mendes em Elvas já estão esgotados

Os bilhetes para o espetáculo de comédia “Insónia”, que tem Fernando Mendes como protagonista, agendado para o próximo dia 28 de janeiro, em Elvas, já estão esgotados.

O evento, inserido no programa de comemorações dos 364 anos da Batalha das Linhas de Elvas, leva à cidade o comediante e apresentador para uma noite de muita gargalhada.

39ª Ovibeja dá o mote à melhor comunicação de e com o setor agrícola

O secretariado da 39ª Ovibeja já está a receber inscrições de expositores que tenham interesse em promover e divulgar os seus produtos e serviços na maior feira agrícola do sul do país e naquela que sempre se distinguiu pela capacidade de inovar e de acrescentar valor às atividades dos que nela participam.

A 39ª Ovibeja, a decorrer de 27 de abril a 1 de maio, conta anualmente com mais de 150 mil visitantes e mais de mil expositores distribuídos por mais de 10 hectares infraestruturados e arborizados, com pavilhões temáticos, no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Da sua diversificada oferta contam-se o Pavilhão Terra Fértil, a Arena do Azeite, o Espaço Agro-Alimentar, Pavilhão Institucional, Pavilhão da Pecuária, Pavilhão Central, de Comércio e Serviços, Pavilhão Multiusos, Pavilhão do Cante, das Artes e Ofícios Tradicionais.

Com vários restaurantes de carnes de raças autóctones, a Ovibeja conta ainda com tascas de comes e bebes em vários espaços da feira e na zona do Pavilhão do Cante, onde numa mesa de amigos, entre muitos outros petiscos, um prato de grãos, umas febras, um queijinho, uns enchidos e um copo de vinho dão o mote à confraternização e ao cante alentejano.

A Ovibeja integra ainda o 12º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja que se mantém, desde há vários anos, no primeiro lugar dos 10 mais importantes concursos do mundo.

Com mais de 350 animais em exposição no Pavilhão da Pecuária, a Ovibeja conta também com diversas provas e campeonatos hípicos, provas e demonstrações com cães, concursos de ovinos, bovinos e suínos.

A reflexão e o debate de assuntos da ordem do dia são igualmente uma imagem de marca da Ovibeja, com colóquios, seminários e workshops promovidos pela organização e por diversas outras entidades participantes no evento. Este ano o desafio da Ovibeja é colocar em cima da mesa o tema da comunicação a partir do e com o setor agrícola. A conversar é que a gente se entende, e é isso que a Ovibeja tem feito ao longo do seu percurso de 39 anos ao serviço da agricultura e da região. A organização é da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

[/shc_shortcode]

Prémio Região Empreendedora Europeia em destaque no “Espaço Europa”

O Prémio Região Empreendedora Europeia, tem este ano como tema geral “Empreendedorismo e comunidades resilientes”, cujas candidaturas estão abertas até ao dia 29 de março.

Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, revela que este prémio assume-se como “um reconhecimento de excelência, às cidades e regiões que promovam o empreendedorismo e apoiem as suas empresas locais, assente numa estratégia de apoio para os próximos dois anos”.

O objetivo, entre outros, “é ajudar as empresas para uma transição mais digital, mas também numa transição mais verde, por exemplo, com maior eficiência energética, e aposta na economia circular”, acrescenta Ana Pereira.

Ana Pereira refere ainda que “após o reconhecimento da região empreendedora haverá uma monitorização, por parte da Comissão Europeia, para perceber se as ações estão a ser realizadas, e por isso, a candidatura tem de ser muito rigorosa, nesse sentido”.

O Prémio Região Empreendedora Europeia, que pode obter mais informações aqui, é o tema desta semana do programa “Espaço Europa”, que pode ouvir no podcast abaixo:

Associação de Pais de Campo Maior reúne em Assembleia Geral na terça-feira

A Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos das Escolas do Concelho de Campo Maior reúne, na próxima terça-feira, 24 de janeiro, em Assembleia Geral, pelas 18h30, no auditório da Escola Secundária da vila.

Constam da ordem de trabalhos a aprovação do plano de atividades, a aprovação das contas e outros assuntos de interesse.

No caso de à hora marcada não estarem presentes a maioria absoluta dos associados, a Assembleia reunirá, em segunda convocação, decorridos 30 minutos, podendo então deliberar independentemente do número de associados presentes.

Festival dos Grous de regresso a Ouguela esta sexta-feira

O Festival dos Grous está de regresso, entre amanhã, 20 de janeiro, e domingo, dia 22, a Ouguela, numa organização do Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA).

A 17 de dezembro, o evento, que vai já na sua quinta edição, contou com uma primeira parte introdutória, que, como explica um dos responsáveis do GEDA, João Sanguinho, contemplou o primeiro Censo Regional de Grou Comum, com uma contagem de mais de três mil exemplares da espécie. Com esta segunda parte do festival, a organização pretende, entre outros objetivos, dar “alguma vitalidade” a Ouguela, aldeia histórica de Campo Maior altamente despovoada.

Amanhã, no primeiro dia do festival, o evento é inteiramente dedicado à comunidade escolar, até porque o propósito da iniciativa, para além de ser “promover a ruralidade, a sustentabilidade dos territórios, o turismo e a conservação da natureza, das espécies e dos seus habitats, aponta muito para a educação ambiental”, assegura João Sanguinho.

Dessa forma, durante a manhã, as crianças do primeiro ciclo vão visitar o Centro Ambiental do Xévora, onde terão também oportunidade de observar diversas espécies de aves. No Centro Cultural de Campo Maior será apresentado, também durante a manhã, e aos alunos do concelho, o documentário “Montado, o Bosque do Lince Ibérico”. Já durante a tarde, os alunos do Ensino Profissional de Campo Maior irão, devidamente acompanhados, montar caixas ninho, em postos de média tensão.

No sábado e no domingo, dias 21 e 22 de janeiro, a programação deste quinto Festival dos Grous, destinada a toda a comunidade, que se tenha inscrito para as atividades, conta com observação de aves estepárias e grous, uma conferência, uma caminhada e degustação de produtos regionais.

O Festival dos Grous é uma iniciativa do GEDA em parceria com o Município de Campo Maior, enquadrado no projeto Eurobird, apoiado pelo Interreg, através do FEDER. Esta parceria conta ainda com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, do CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), o Turismo do Alentejo e Ribatejo, o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR, a E-Redes, o Centro Educativo Alice Nabeiro e o Gin Atalaya.

Cheias: Governo avança com apoio de 185 milhões para 293 milhões de prejuízos

Identificados, em todo o país, 293 milhões de euros em prejuízos, causados pelas cheias de dezembro, o Governo aprovou, na semana passada, em Conselho de Ministros, os apoios destinados àqueles que foram afetados pela intempérie, num volume global de 185 milhões.

Estes apoios, que “são verbas muito significativas”, revela a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, dividem-se, entre outros, por 91 milhões destinados a equipamentos e infraestruturas municipais, 20 milhões para empresas e dez milhões para a agricultura.

Ana Abrunhosa irá agora reunir com os presidentes de Câmara, para “lhes explicar como é que vão ser os apoios para os equipamentos e infraestruturas municipais e para as pequenas empresas que também sofreram danos”.

“Vão ser os nossos autarcas a fazer as obras e alguns deles vão submeter a candidatura com as obras já feitas, porque me têm mandado fotografias e porque há situações que não podem esperar. Aqui é tentar agilizar a reposição das condições normais dos territórios”, diz ainda a governante.