Militares nos 364 anos da Batalha das Linhas de Elvas

O ponto alto das comemorações dos 364 anos da Batalha das Linhas de Elvas foi esta manhã de sábado, 14 de janeiro, na Praça da República com o regresso das forças militares e militarizadas em parada, depois de dois anos, devido à pandemia, seguindo-se o desfile, pela Rua da Cadeia.

De entre as forças presentes, estava o Regimento de Cavalaria nº3 de Estremoz, os Bombeiros de Elvas, a GNR e o Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa.

O Tenente Coronel Fernando Rita, do Exército português, depois de recordar os acontecimentos do 14 de janeiro de 1659, destacou, no seu discurso, a importância para Elvas da vitória portuguesa nesta batalha.

Depois seguiu-se o discurso do presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, que pode ler, na íntegra, abaixo:

“Permitam-me que as minhas primeiras palavras sejam dirigidas a todos os elementos das forças em Parada e seus superiores, pela resposta positiva e entusiástica ao desafio de tornar possível o regresso destas cerimónias a esta nossa magnífica sala de visitas que é a Praça da República, depois da paragem a que a pandemia nos obrigou nos últimos dois anos.

Neste que é também o meu regresso enquanto presidente do Município às comemorações do aniversário da gloriosa Batalha das Linhas de Elvas, quero igualmente deixar a minha gratidão aos elvenses pela confiança que depositaram em mim para liderar os destinos do nosso concelho e, desta forma, me darem a oportunidade de continuar a trabalhar em prol da população.

Por todas estas razões, é bom estar de volta e assinalar o nosso feriado municipal com toda a dimensão e dignidade que sempre caraterizaram as cerimónias evocativas dos nossos heróis do já longínquo mas sempre presente 14 de Janeiro de 1659.

Bem hajam, pois, todos aqueles que colaboram ou se associam a esta cerimónia, que pela sua imponência muito me orgulha e certamente orgulha os elvenses!

Caríssimas autoridades, convidados e meus conterrâneos. Não poderia deixar de aproveitar esta minha intervenção para fazer um sucinto balanço destes primeiros 15 meses do mandato.

A primeira preocupação foi “arrumar a casa” e, ao mesmo tempo, desenhar uma estratégia de gestão administrativa e financeira que nos permita fazer face aos muitos projetos que temos em mente.

Ao receber o testemunho do mandato anterior, tivemos também a preocupação de dar continuidade – e concluir – obras que estavam assumidas. Refiro a título de exemplos a 1.ª fase da recuperação do Aqueduto da Amoreira, o Lar da Boa-Fé e a requalificação da sede da Banda 14 de Janeiro.

Sem descurar o passado recente, olhamos agora para o futuro, tendo em vista um conjunto de investimentos que poderemos candidatar ao abrigo do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e do programa de fundos comunitários para o quadro 20/30.

Posso garantir-vos, com toda a convicção, que temos uma Câmara Municipal preparada com um conjunto de projetos para dar resposta aos desafios futuros.

Elvenses, Embora se diga que ninguém é bom juiz em causa própria, considero que já muito foi feito.

Fizemos um investimento significativo em áreas como a cultura, o lazer e o desporto, a pensar não só na população local como sobretudo nos milhares de pessoas que nos visitaram. No desporto foram disso exemplo o final de etapa da Volta a Portugal em Bicicleta e o Mundialito de Futebol de Formação.

No setor da cultura promovemos a inovação da Expo S. Mateus, realizámos recentemente a edição inaugural do evento Elvas Cidade Natal e fomos sede do certame APLEC Internacional, que trouxe até nós a cultura da Catalunha.

Quero, ainda, realçar outros eventos que conheceram grande impacto, não só a nível nacional como em termos internacionais. Incluo nestes a comemoração dos 15 anos do Museu de Arte Contemporânea de Elvas, os 400 anos do Aqueduto da Amoreira e os 10 anos de classificação de Elvas como Património Mundial.

Todo o trabalho desenvolvido em pouco mais de um ano foi possível graças ao espírito de união demonstrado por todos os eleitos do executivo a que tenho a honra de presidir.

Deixo, por isso, a minha palavra de gratidão para com os elementos desta equipa que vestiu literalmente a camisola pela nossa Elvas, mostrando ao país que é possível atender aos anseios de uma população sem ser notada a existência de maiorias ou minorias.

Fica este público agradecimento a todos os meus colegas de executivo, pela capacidade e entusiasmo que têm vindo a demonstrar nesta missão em prol das nossas gentes, sem cores ou partidos políticos. Em meu nome pessoal e dos elvenses digo-vos: Muito obrigado!

Minhas senhoras e meus senhores,

Agora é tempo de começarmos a olhar para o futuro. Neste novo ano de 2023 a nossa principal preocupação passa por resolver alguns problemas que persistem na nossa cidade e no mundo rural.

No setor da habitação continuaremos a investir para proporcionar respostas às necessidades existentes. É precisamente neste âmbito que se enquadra o programa Renda Acessível, que permitirá a famílias com menores rendimentos mensais aceder ao mercado público de arrendamento.

O nosso Centro Histórico é outra das preocupações do atual executivo. Fizemos já uma completa remodelação das infraestruturas básicas da cidade e a estratégia passa agora por recuperar, requalificar e reutilizar o parque predial. Isto sem esquecer o esforço necessário para resolver os problemas relacionados com o parqueamento de viaturas na zona intramuros.

Neste momento estamos a fazer a aquisição de habitações degradadas, que iremos requalificar; e temos em projeto a criação de dois parques de estacionamento subterrâneos no coração da cidade.

Vamos também apostar na revitalização do nosso comércio tradicional, numa estratégia que passa por envolver as principais artérias comerciais, melhorando as condições no que diz respeito ao pavimento, climatização, sombreamento e estacionamento.

Outra preocupação do Município – e minha enquanto presidente – passa pela criação de uma bolsa de terrenos que permita a criação de um Parque Empresarial para complementar a Plataforma Logística instalada em Badajoz e que chegou a estar prevista para o Caia.

Com este futuro Parque Empresarial estaremos em condições de dar resposta à grande procura existente para investimentos em parcelas de menor dimensão.

A eficiência energética será outra das nossas grandes apostas.

Face ao grande problema que estamos a viver mundialmente a nível da energia – com tendência para se agravar – torna-se imperioso pôr em prática um Plano Estratégico de Eficiência Energética, que temos jápreparado.

Com esse Plano, que podemos implementar recorrendo a candidaturas ao Programa 20/30, conseguiremos diminuir de forma significativa os custos com a energia.

Outra das grandes preocupações que temos é o setor da Educação. O nosso Parque Escolar está em grande parte obsoleto, porque a sua construção remonta aos anos 50 do século passado e, como tal, pretendemos proceder à sua requalificação para o poder dotar de todas as condições para o ensino moderno, com novas tecnologias e mais conforto.

Na área do ensino superior vamos continuar a trabalhar em parceria com o Instituto Politécnico de Portalegre, visando criar condições para alargar a oferta formativa disponível na nossa Escola Superior Agrária. É também objetivo implementar outras áreas de formação, adaptando a oferta às necessidades do mercado laboral.

Ao investir cerca de 4 milhões de euros na construção de uma Residência de Estudantes para o ensino superior, damos o sinal inequívoco da nossa vontade de ver aumentada a capacidade da Escola Agrária para receber um maior número de alunos.

Na área social, sendo um dos concelhos em que todas as freguesias possuem valências para a infância e terceira idade, continuaremos atentos para poder atenuar os problemas que se verificam aos dias de hoje.

Atravessamos uma conjuntura muito difícil, em que se prevê que o cenário de crise mundial continue a levar ao aumento exagerado da inflação, com impacto direto no rendimento das pessoas e afetando por isso a economia dos cidadãos e das famílias.

Deixo aqui, perante vós, a garantia que em 2023 reforçaremos os investimentos na vertente dos eventos, do desporto e da cultura, reduzindo a quantidade e aumentando a sua qualidade.

Elvas tem hoje reunidas todas as condições para proporcionar uma cada vez maior oferta turística em diferentes vetores, desde a História ao riquíssimo património arquitetónico, gastronómico e cultural.

A nossa cidade está preparada com todos os equipamentos para acolher grandes eventos, congressos e assumir-se inclusivamente como um centro de estágios na área do desporto, para quem procura infraestruturas e uma programação de grande nível.

Posso, pois, afirmar com enorme orgulho que a nossa Elvas é hoje uma cidade ímpar, única na região e no país, aberta ao mundo e pronta para enfrentar tudo aquilo que o futuro nos possa trazer!

Viva Elvas! Vivam os Elvenses! Viva Portugal!”