Gavionenses vence Mosteirense e lidera Taça da AFP

O Gavionenses venceu, na tarde deste sábado, dia 17, o Mosteirense por uma bola a zero em jogo da Taça da Associação de Futebol de Portalegre.

Marcou para a equipa de Gavião, aos 69 minutos de jogo, o jogador Garção. No outro jogo da competição, Elétrico e Gafetense empataram a uma bola. Nesta ronda, “O Elvas” folgou.

No final do jogo, Jorge Moura, técnico da equipa de Mosteiros, lamentou este resultado, a sexta derrota consecutiva, e refere que “a equipa tem treinado bem mas nos jogos não tem conseguido marcar”.

Luís Miguel, treinador da equipa de Gavião, mostrou-se “satisfeito com a vitória” e refere que “o mais importante seria passar mais uma fase da Taça”.

Com estes resultados, o Gavionenses é líder isolado da Taça da Associação de Futebol de Portalegre, com 7 pontos, seguido de Elétrico com cinco pontos, O Elvas com quatro, Gafetense com um ponto e Mosteirense, em último lugar, com zero pontos.

Presépios de conchas de Maria José Rijo no Museu Municipal de Fotografia

A exposição “Presépios de conchas- retalhos de vida-lembranças de mar” está patente no Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro, em Elvas.

A mostra da autoria de Maria José Rijo, explica o diretor do Museu, João Carpinteiro, “encerra o ciclo de exposições deste ano, adiantando que esta “é uma grande mostra de presépios inéditos”.

No total, são cerca de 40 presépios em exposição, com registos, feitos à base de elementos do mar, como por exemplo, conchas, contando ainda com um presépio feito à mão em Madeira.

A exposição está patente até ao final do mês, pelo menos, podendo ser visitada de terça-feira a domingo, das 10 às 13 e das 15 às 18.30 horas.

Programação de Natal em Campo Maior foi reajustada

A programação da iniciativa “Onde Tudo Se Faz Natal”, em Campo Maior, foi reajustada.

Sendo assim, a Feirinha de Natal que iria decorrer no Museu Aberto não se realizará e as restantes iniciativas previstas para os dias 17 e 18 de dezembro foram alteradas e/ou canceladas, passando a realizar-se no Jardim municipal e no pavilhão Rui Nabeiro.

 

Câmara de Arronches volta a apoiar alunos do Ensino Superior

A Câmara Municipal de Arronches tem abertas, até ao próximo dia 30, as inscrições para a atribuição de 20 bolsas de estudo a alunos do Ensino Superior.

Este número de bolsas, revela, contudo, o presidente da Câmara, João Crespo, pode ainda ser aumentado, sendo “uma preocupação constante” da autarquia apoiar os alunos do concelho que prosseguem estudos.

O Município quer, através de um regime excecional, que está “dependente da Assembleia Municipal”, alargar este apoio, para que mais jovens estudantes possam beneficiar desta importante ajuda. “Contamos apoiar cerca de 35 a 40 famílias. É mais um apoio, em tempos difíceis”, remata João Crespo.

Os alunos devem formalizar a inscrição até dia 30 no Município de Arronches, onde podem obter todos os esclarecimentos.

Crianças enchem Coliseu de Elvas para cantar e tocar ao Menino com ronca

A associação juvenil Arkus reuniu, na manhã de ontem, sexta-feira, 16 de dezembro, no Coliseu José Rondão Almeida, em Elvas, o maior número de crianças a cantar e tocar ao Menino com ronca.

Com a iniciativa, que envolveu os alunos de primeiro ciclo das 11 escolas do concelho, explica o professor e presidente da direção da Arkus, Carlos Beirão, procurou-se divulgar este património, sendo que o projeto começou a ser preparado, com os agrupamentos e os respetivos diretores, em setembro.

Incentivando à reutilização de material, a Arkus pediu às crianças para levarem para a escola, entre outros, latas, que depois decoraram. Já a associação, explica Carlos Beirão, contribuiu com a pele, as canas e as cordas. Do trabalho feito nas escolas, resultaram cerca de 900 roncas. “Há aí roncas muito bonitas e este ano Elvas estará mais cheia de roncas nas casas”, assegura. Com este projeto, garante ainda Carlos Beirão, procura-se, acima de tudo, “semear a tradição” e, quem sabe, levar estas crianças a integrar, no futuro, o grupo das Roncas d’Elvas.

Já Cláudio Monteiro, vereador na Câmara de Elvas, que felicita a Arkus pelo trabalho desenvolvido com as crianças, considera esta “uma excelente iniciativa,” também ela inserida no âmbito da programação de “Elvas Cidade Natal”. Inicialmente prevista para acontecer na Praça da República, devido às condições metereológicas, teve de ser acionado o “plano B”, passando o evento para o coliseu. Neste evento, segundo o vereador, participaram cerca de 900 crianças, encontrando-se cerca de 700 familiares a assistir.

O evento acabou por resultar num “grande convívio”, em que, segundo a professora Andrelina, da Escola de 1º Ciclo de Santa Luzia, se procurou, acima de tudo, passar esta tradição do natal elvense, às crianças, “para que não morra”. A produção das roncas, segundo a professora, acabou por resultar de um trabalho transversal a todas as disciplinas.

Euromilhões com jackpot de 51 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, vai contar com um jackpot de 51 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio, de 354 mil euros, saiu a dois apostadores no estrangeiro. Já o terceiro prémio, de 41 mil euros, contemplou quatro apostadores, um com boletim registado em Portugal.

A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 2, 15, 19, 35 e 44 e pelas estrelas 2 e 7.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.