Bicicletas elétricas podem chegar a Montemor no início de 2023

O município de Montemor-o-Novo pretende, no início do próximo ano, ter um serviço de bicicletas elétricas ao serviço da população.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, revela que será um sistema de bike-sharing, um sistema candidatado juntamento com o projeto dos percursos livres de obstáculos, com vários pontos na cidade, para fomentar o uso deste meio de transporte suave”.

O presidente diz que este serviço “não será para turistas, mas sim para munícipes, para que se desloquem para o trabalho ou escola de bicicleta elétrica, com um cartão próprio, que terá um valor simbólico anual”.

Para além disso, ao nível da mobilidade, no concelho, também existe já o transporte a pedido, a ser implementado em algumas freguesias, um projeto em colaboração com a CCDR. Trata-se, segundo Olímpio Galvão, de “transportes partilhados, “numa primeira fase com táxis, para pessoas que se queiram deslocar das freguesias para a cidade e vice-versa, a combinar “boleias” para ser mais barato, comparticipado pelo município e também para dar rentabilidade aos táxis, em determinadas alturas”.

Olímpio Galvão acrescenta que o município está a trabalhar no sentido de existir, no próximo ano, “um autocarro urbano, nos próximos meses, a circular a servir os Montemor-o-Novo, e a levar as pessoas a locais estratégicos, como Centro de Saúde, zonas comerciais e é algo que tem sido muito solicitado pelas pessoas e acreditamos que vai ser uma boa solução, a preços reduzidos.

Degolados começa a celebrar o Natal para miúdos e graúdos

Degolados, no concelho de Campo Maior, começou a celebrar o natal, este sábado, 3 de dezembro, com uma feirinha, que anima o centro polivalente da freguesia até final da tarde, bem como com uma manhã de muita diversão para os mais novos.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia, João Cirilo, a adesão das pessoas a estes dois eventos é “positiva”, sobretudo pelas crianças ao Parque Verde, onde tiveram oportunidade de comer pipocas, saltar num insuflável e andar num trenó.

João Cirilo explica que para além dos trabalhos produzidos no Ateliê das Artes, de Degolados, a feirinha de natal faz-se com a participação de vários artesãos de Campo Maior, que procuram promover e dar a conhecer os seus trabalhos.

O presidente diz também que ao ver o sorriso na cara das crianças, com a iniciativa, que estava inicialmente prevista para amanhã, mas que foi antecipada devido à previsão de chuva para este domingo, o sentimento é de “missão cumprida”. “O objetivo era fazermos uma coisa diferente e proporcionar às crianças toda esta atividade e convívio entre elas”, diz ainda.

Começar a comemorar o natal, numa “manhã diferente” para as crianças, diz, por sua vez, a secretária da Junta de Freguesia, Olga Madeira, foi o grande objetivo.

As crianças, já na feira, tiveram oportunidade de entregar uma carta ao pai natal, sendo que, durante a tarde irão receber uma prenda, oferecida pela Junta de Freguesia. Na feirinha, adianta ainda Olga Madeira, encontram-se 15 bancas de artesãos de Campo Maior, incluindo a do Ateliê das Artes de Degolados.

Esta primeira feirinha de natal, promovida pela Junta de Freguesia de Degolados, contempla diversos momentos de animação musical, com a participação das Roncas d’Elvas e de um grupo de crianças da catequese, bem como com a apresentação de um pequeno filme sobre a aldeia, da autoria de André Meira.

Arcebispo de Évora celebra crisma de 48 pessoas em Elvas

Um grupo de 48 pessoas é crismado este sábado, 3 de dezembro, na Igreja de Santa Luzia, em Elvas.

A cerimónia, com início marcado para as 19 horas, será presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho. “O senhor arcebispo vem confirmar a fé e administrar o sacramento da confirmação a 48 jovens e adultos da nossa comunidade: uns que fizeram a sua catequese, dos seis aos 16 anos, e alguns adultos que, numa experiência de um ano, conheceram um pouco a sua fé”, explica o padre Ricardo Lameira.

Apesar de este ser um número considerável de jovens e adultos, que hoje cumprem este sacramento, para o padre Ricardo, não sendo tudo, é “uma esperança”. “Os números sempre manifestam alguma coisa, são um termómetro, é um facto, mas não é o mais importante. Acima de tudo, podemos dizer que são alguém que colocaram em causa a possibilidade de Deus”, assegura.

O crisma, recorda ainda o padre, é o último de três sacramentos de iniciação cristã. “Para se ser cristão plenamente, a Igreja condeno-nos três graças, três sacramentos: o batismo, a primeira comunhão e o crisma. O crisma, no fundo, é aquele sacramento que vai dizer que se passa a ter responsabilidades na fé, a missão de levar o Evangelho, tenha-se 16, 30 ou 50 anos”, remata.

Painéis de azulejos “dão personalidade” à secundária de Elvas

A Escola Secundária Dom Sancho II, em Elvas, conta com 21 painéis de azulejos, distribuídos por vários espaços e salas do estabelecimento de ensino.

Fátima Pinto, diretora do estabelecimento de ensino, demonstra “orgulho nesta exposição, realizada pelo professor Carlos Aurélio, que além de docente é um artista, e pelos seus alunos. Este trabalho surgiu da necessidade de dar personalidade à nossa escola, depois da requalificação que sofreu da Parque Escolar

No dia da exposição, o professor teve oportunidade de explicar, a todo os que nos acompanharam, cada um desses painéis e es+erro poder fazer esta visita mais vezes, desde que surjam grupo interessados em conhecer”.

Os azulejos foram produzidos pelo professor Carlos Aurélio, em colaboração com os alunos e demoraram seis anos a estar concluídos. Os trabalhos retratam aspetos associados às diferentes disciplinas leccionadas na secundária.

Flores de Campo Maior em conversa entre Nogueira de Barros e Luiza Palma

A exposição de pintura “Flores de Campo Maior”, patente no espaço.arte, em Campo Maior, até final do ano, será mote para uma conversa, este sábado, 4 de dezembro, entre o autor, o artista plástico Nogueira de Barros, e a curadora Luiza Palma.

Sobre a exposição, revela o artista, natural de Almada, os 18 quadros, “de médio e grande formato”, que pintou e que compõem esta mostra, retratam flores com “diversas formas e movimentos”, com “profundidades distintas”. As obras, diz ainda, surgem depois de ter estudado Campo Maior.

O início desta conversa, numa sessão aberta ao público, no espaço.arte, está marcado para as 16 horas de amanhã.

Inaugurada a 15 de outubro, a exposição está disponível para visita, no espaço.arte, na antiga Escola da Avenida, até 31 de dezembro.

Euromilhões: dois terceiros prémios vêm para Portugal

Dois terceiros prémios do Euromilhões, relativos ao sorteio de ontem, 2 de dezembro, no valor de 21 mil euros, saíram a apostadores que registaram o boletim em Portugal. Outros 13 apostadores no estrangeiro ganharam o mesmo valor.

Já o primeiro prémio não saiu a ninguém, pelo que o jackpot ‘engorda’ para 143 milhões, a sortear na próxima terça-feira.

O segundo prémio, de mais de um milhão de euros, contemplou um único apostador no estrangeiro. Os 1.300 euros do quarto prémio vão para um total de 62 jogadores, nove deles com aposta registada em território nacional.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 12, 21, 35, 39 e 45 e as estrelas 6 e 11.

A informação apresentada não dispensa a consulta da lista de prémios no portal dos Jogos Santa Casa.