“O Elvas” goleia o Gafetense por 8-1

“O Elvas” goleou esta tarde de domingo, 27 de novembro, o Gafetense por 8-1, nesta que foi a terceira jornada do campeonato distrital de seniores da Associação de Futebol de Portalegre.

Tiago Espírito Santo fez um hat-trick para os azuis e ouro ao marcar aos três minutos de jogo, aos 65 e 86. Já Okebe bisou na partida, com os golos aos 8 e 28 minutos.

O Clube Alentejano de Desportos marca também aos 74 minutos, com o golo de Bruno Pragana; já ao minuto 82, na sequência de uma grande penalidade marcou João Carlos Lopes, que também bisou ao  fazer golo ao minuto 90+1 de jogo.

Um minuto antes do apito final, aos 90+2 o Gafetense marcou o seu único golo da partida, através Miguel Corado.

Ainda nesta jornada, o Eléctrico empatou a um bola com o Gavionenses e o Mosteirense folgou.

O Clube Alentejano de Desportos volta a entrar em campo no próximo domingo, às 15 horas, para defrontar, em casa, o Elétrico de Ponte de Sor, em jogo da Taça da Associação e Futebol de Portalegre.

Alunos de Campo Maior assistiram e interagiram na peça “Quem Quer Ser Saramago?”

Os alunos do ensino secundário estiveram no Centro Cultural na sexta-feira, dia 25 de novembro, para assistir à peça “Quem Quer Ser Saramago?”, um espetáculo em que as palavra do Nobel português nos guiam através da sua vasta obra, dando-nos orientações e pistas no sentido de compreender, lutar e ultrapassar os tempos conturbados que vivemos.

Esta sessão, pela companhia de teatro Andante, esteve inserida nas comemorações do 19.º Aniversário do Centro Cultural de Campo Maior e serve para assinalar o 100.º aniversário do nascimento de José Saramago.

Vila Viçosa: Câmara, Juntas e NERE promovem campanha de Natal para ajudar comércio local

Para ajudar o comércio local de Vila Viçosa, a Câmara Municipal vai promover, juntamente com as juntas de freguesia do concelho – Bencatel, Ciladas, Nossa Senhora da Conceição e São Bartolomeu e Pardais – e o Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE), uma campanha, por altura do Natal.

Com a iniciativa, chamada “O Comércio com Vida em Vila Viçosa”, explica o presidente da Câmara, Inácio Esperança, serão atribuídos, depois de um sorteio, cerca de 30 vouchers a pessoas que façam compras no comércio local que, por estes dias, está a atravessar algumas dificuldades. “O comércio local está muito mau. Temos assistido ao fecho de algumas lojas em Vila Viçosa”, comenta o autarca.

Com esta campanha, diz ainda Inácio Esperança, quer-se “dinamizar o comércio local e a incentivar as pessoas a comprar no comércio local”.

Por compras superiores ou iguais a 15 euros, a cada cliente será atribuído um cupão. No final serão sorteados estes cupões e entregues vouchers aos vencedores, para serem gastos nas lojas aderentes do comércio local de Vila Viçosa.

Nabeirauto é agora stand multimarcas

A Nabeirauto, em Elvas, passou por um processo de reestruturação e deixou, no início deste ano, de ser concessionário Opel para passar a vender viaturas de diversas marcas.

Nuno Vidinha (na foto), chefe de oficina na Nabeirauto, explica que este novo conceito de stand “está a ter uma boa aceitação por parte de todos, quer dos clientes da cidade quer de outras localidades”.

“Atualmente, contamos com viaturas semi-novas e usadas, indo de encontro às necessidades e realidade económica da cidade, neste momento”.

A Nabeirauto surgiu em Elvas há mais de 30 anos, com o intuito de preencher uma lacuna automóvel e assegurando a venda de viaturas Opel na região. O ano de 2022 trouxe novos desafios e passou a ser um stand multimarcas.

“A Magia das Flores” divulga tradições de Campo Maior aos mais novos

O Centro Interpretativo das Festas do Povo – Casa das Flores recebeu durante os últimos dias a iniciativa “A Magia das Flores”, uma ação dirigida aos alunos do pré-escolar do concelho.

Com o objetivo de estimular o gosto pelas nossas tradições, os pequenos assistiram a uma dramatização que lhes deu a conhecer mais sobre as Festas do Povo e durante a qual puderam cantar e dançar às saias com o Grupo de Cantares “O Despertar Alentejano”.

No final, as crianças meteram mãos à obra e aprenderam a fazer os tradicionais torcidos.

Esta iniciativa surge na sequência do início da Oficina da Flor de Papel e da Pandeireta que está a ser desenvolvida no Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro pelas técnicas do Município.

19 anos do Centro Cultural de Campo Maior celebrados a rigor com música e dança

O Centro Cultural de Campo Maior celebrou o seu 19º Aniversário na passada terça-feira, 22 de novembro, mas a data foi assinalada a rigor, na noite de ontem, sábado, 26 de novembro.

A noite começou com a atuação do Curso de Ballet Clássico do Projeto de Formação do Município, dirigido pela professora Maria José Cid, com as alunas a mostrarem aos presentes a beleza desta disciplina que também tem a sua casa no Centro Cultural de Campo Maior.

Seguiu-se o concerto dos “Oh Laurinda”, um projeto musical que tendo como base o cante tradicional alentejano, o mesmo é reinventado através da mistura com outras sonoridades, o que tem como resultado uma sonoridade bastante interessante que vai tocando noutros estilos musicais como o pop ou a música eletrónica.

Por fim, houve tempo de cantar os parabéns ao Centro Cultural, cortar o bolo e servir o champanhe.

O presidente do Município, Luís Rosinha, aproveitou para agradecer a todos aqueles que dão vida ao Centro Cultural, um espaço que há 19 anos se encontra ao serviço dos campomaiorenses e da cultura em Campo Maior. Os vereadores Paulo Pinheiro, São Silveirinha e Fátima Vitorino também marcaram presença na ocasião.

 

Exposição de pintura “Flores de Campo Maior” até final do ano

A exposição de pintura “Flores de Campo Maior”, da autoria de Nogueira de Barros, inaugurada a 15 de outubro, está disponível para visita, no espaço.arte, em Campo Maior, até final do ano.

Segundo o artista, natural de Almada, os 18 quadros, “de médio e grande formato”, que pintou e que compõem esta mostra, retratam flores com “diversas formas e movimentos”, com “profundidades distintas”. As obras, diz ainda, surgem depois de ter estudado Campo Maior.

Sendo esta a última exposição do ano, no espaço.arte, Nogueira de Barros garante ser uma “honra” ser o responsável por encerrar a programação daquela equipamento municipal. Convidando toda a população a visitar a exposição, o artista garante “valer a pena”, não só para o público em geral, mas também para os alunos das escolas, até porque “é desde pequenos que as pessoas se começam a interessar por arte e por pintura”.

As imagens desta exposição para ver aqui.