Como conseguir que os jovens de Campo Maior se fixem no concelho e como promover o turismo transfronteiriço foram mote para a segunda edição da iniciativa “Futuro Digital”, que se desenvolveu, ao longo desta quinta-feira, 11 de novembro, na Escola Secundária de Campo Maior.
Esta, como explica a coordenadora do CLDS 4G – Campo Maior Vila Solidária da Europa, entidade responsável pela organização do evento, Maria Manuel Valentim, foi destinada aos alunos dos quatro cursos profissionais da Secundária da vila – Informática, Desporto, Ação Social e Turismo – para trabalhar as suas “competências empreendedoras digitais”.
Desta vez, o evento resumiu-se a um único dia, contrariamente ao que aconteceu na sua primeira edição. “Começámos logo cedo, com uma conferência, sobre o que é isto do empreendedorismo digital e para preparar os alunos para o que ia acontecer ao longo do dia”, revela Maria Manuel Valentim.
Numa espécie de maratona de empreendedorismo digital, sendo que o evento até esteve subordinado ao tema “Hackathon” (evento que reúne desenvolvedores de software, designers e outros profissionais da área da programação, com o intuito de, num período curto de tempo, criarem soluções inovadoras para algum problema específico), os jovens foram desafiados a arranjar soluções e um protótipo para essas mesmas soluções, com vista “a introduzir os mais velhos no mundo digital”, bem como a fixar os mais novos no concelho e a pensar em formas de promoção do turismo transfronteiriço.
Com atividades como esta, explica ainda Maria Manuel Valentim, o CLDS procura que os jovens percebam “o que podem fazer para ficarem vinculados a Campo Maior, mesmo não estando em Campo Maior”, e a ajudar a desenvolver o concelho.
Estivemos ainda à conversa com alguns jovens que participaram na iniciativa e que, em pequenos grupos, desenvolveram as suas maquetes dos projetos que, com a influência digital, gostavam de ver desenvolvidos em Campo Maior. O grupo de Lara Gaita, por exemplo, desenvolveu um projeto de uma empresa, que abrangia um conjunto diverso de áreas, para que, com isso, se conseguissem atrair e fixar jovens na vila. Já o grupo de Diogo Louro desenvolveu um trabalho relativo a um parque de diversões, onde a tecnologia, como a realidade virtual seria rainha. O grupo de Ana Rijo, por sua vez, desenvolveu uma maquete de um pavilhão multiusos para Campo Maior.
“Futuro Digital”, organizado pelo CLDS 4G – Campo Maior Vila Solidária da Europa, resulta de uma parceria com o “Coração Delta” e o Agrupamento de Escolas.


A Escola Superior de Saúde (ESS) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) celebra, entre amanhã e sábado, dias 11 e 12 de novembro, o seu 50º aniversário, ocasião pela qual é promovido um Encontro de Alumni.

A Junta de Freguesia de Santa Eulália, com a colaboração de todas as associações e instituições, bem como de alguns particulares desta freguesia do concelho de Elvas, promove entre sexta-feira, 11 de novembro, e domingo, dia 13, a II Feira da Castanha.

O Concurso nacional “Árvore do ano 2023”, numa organização da União da Floresta Mediterrânica, já tem candidaturas abertas, até dia 18 deste mês.
A Câmara Municipal de Campo Maior volta a promover amanhã, sexta-feira, dia 11 de novembro, no Jardim Municipal da vila, bem como no Parque Verde, em Degolados, um magusto.
O Adega Mayor Merlot 2020 é um vinho tinto de traça alentejana, cuja casta se encontra no Monte da Pina, perto da barragem do Caia. Delicado, versátil e de cor ruby, é aromaticamente fresco e perfumado, com notas de erva fresca, flores e especiaria. Características que envolvem elegantemente a fruta vermelha madura, ameixas e framboesas em compota. No palato, é de textura delicada com taninos finos, acidez refrescante e um final pleno de sabor, longo e persistente.
O Adega Mayor Moscatel Galego Roxo 2021 é um vinho “alentejano” de cor amarela-esverdeada de aspeto límpido e brilhante. Num primeiro impacto, mantém a identidade da casta – proveniente da Península de Setúbal – mas deixa, aos poucos, desvendar as características adquiridas pelo contacto com os solos da Herdade das Argamassas. Sugere um floral perfumado, notas delicadas de rosa envoltas num fundo adocicado de lichia e uva fresca. A boca mantém o discurso do nariz, revelando um sabor intenso, frescura e muito boa acidez. À mesa, acompanha na perfeição com pratos exóticos, como sushi ou de cozinha de fusão.
Um grupo de estudantes franceses do ensino secundário e universitário foram ontem, 9 de novembro, recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Campo Maior, pelo vice-presidente Paulo Pinheiro e a vereadora São Silveirinha.
A Câmara Municipal de Arronches volta a proporcionar aos estudantes que frequentam as escolas de Portalegre, quer secundárias, quer do Instituto Politécnico, a possibilidade de regressarem ao concelho a meio do dia.
O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Campo Maior, deteve na terça-feira, dia 8 de novembro, um homem de 41 anos por furto, tendo esta força de segurança apreendido mais de 1.200 quilos de azeitona, no concelho de Campo Maior.
O evento “Futuro Digital”, subordinado este ano ao tema do empreendedorismo digital, vai decorrer esta quinta-feira, dia 10, ao longo de todo o dia, na Escola Secundária de Campo Maior.