“EuroBEC Desenhada” é o nome do livro do artista elvense, Miguel Silva, que foi apresentado esta tarde de domingo, 6 de novembro, no Espaço.arte, em Campo Maior.
O autor revela que este livro resulta dos desenhos que começou por fazer nas suas horas de almoço, na TecniDelta, e depois de os divulgar nas redes sociais surgiu o convite feito pelo município de Campo Maior, a quem expôs a ideia de fazer “uma coletânea de desenhos de Elvas, Campo Maior e Badajoz”.
No total, o livro conta com 90 desenhos, 30 de cada uma das localidades que compõem a Eurobec. Miguel Silva adianta ainda que cada desenho tem uma história diferente, porque “os de Elvas estão mais espaços no tempo e foram feitos em contexto de urban sketching; os desenhos de Campo Maior têm outra história porque estão condicionados pela hora de almoço, têm outro tipo de traço de desenho; já os de Badajoz, foram feitos, numa altura em que as fronteiras estavam fechadas, e resultam, por isso, de fotografias que captou e têm outra estética”.
Questionado sobre qual o desenho que elegeria de cada uma das localidades, o artista revela que seria a menos provável, ou seja, aquele que retrata locais desconhecidos por muitos. “Normalmente tento ir para desenhos que passam despercebidos a outras pessoas, seguramente, não iria para o Aqueduto, Fortes ou Castelo, e provavelmente, seria uma fonte esquecida que ninguém se lembra que existe, em Campo Maior e Badajoz exatamente a mesma coisa, porque agrada-me a outra visão e não aquilo que é evidente, garante o artista.
Miguel Silva demonstra-se “feliz” com a obra, mas diz que, hoje, talvez melhorasse algumas coisas e substituísse alguns desenhos. Outra ideia que Miguel Silva considera interessante é “juntar os urban sketchers que desenham nesta região, e fazer um livro mais amplo, com vários tipos de traço e estética”.
Já o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha considera que “Miguel Silva não perde muito nas horas de almoço, mas ganha” e que “este livro caracteriza muito bem este território, e o difícil deve ter sido enquadrar tanta beleza, monumento e arte urbana e hoje vemos isso consolidado num livro”.
Luís Rosinha afirma ainda que este livro “é uma forma diferente de vermos aquilo que é um roteiro turístico da nossa Eurocidade e mais importante é que o livro seja um centro, para que todos possam descobrir e redescobrir o património fantástico que a nossa Eurocidade tem para oferecer”.
Livro “Eurobec desenhada”, da autoria do artista elvense Miguel Silva que foi apresentado esta tarde, em Campo Maior.


A maior competição de Crossfit da região, o Badajoz-Elvas Throwdown 2022, vai realizar-se em Elvas, de 11 a 13 de novembro de 2022 no Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas.
“O Elvas” goleou esta tarde de domingo, 6 de novembro, o Mosteirense, por 6-1, na primeira jornada do campeonato distrital de seniores, da Associação de Futebol de Portalegre.
A Câmara Municipal de Elvas quer fazer face à atual política de arrendamento de habitação, tendo em conta os elevados preços praticados, sendo que, segundo o presidente, Rondão Almeida, “um dos grandes investimentos” que a autarquia irá fazer é, precisamente, para “atenuar”, em grande parte, esse problema.
Terminada a campanha de rega deste ano, na passada segunda-feira, dia 31 de outubro, a Barragem do Caia conta com 57 milhões de metros cúbicos de água o que corresponde a 30 por cento da sua capacidade máxima.
O livro “EuroBEC Desenhada” é apresentado este domingo, 6 de novembro, pelas 16 horas, no espaço.arte, em Campo Maior.
O historiador espanhol Moisés Cayetano Rosado apresentou ontem, sábado, 5 de novembro o seu mais recente trabalho, “Salgueiro Maia – Das Guerras em África à Revolução dos Cravos”, uma obra que oferece uma nova perspetiva sobre a vida de um dos heróis da Revolução de 25 de Abril de 1974.
O “Mercado Cá da Terra” volta a realizar-se este domingo, 6 de novembro, no Jardim da Avenida, em Campo Maior, até início da tarde.
A Fundação Eugénio de Almeida lançou um programa de apoio ao alojamento de alunos universitários do Alentejo Central e de alguns concelhos dos distritos Santarém, Setúbal, de Portalegre, nomeadamente a Elvas e Campo Maior, cujas inscrições podem ser feitas