“1618” em exibição este sábado à noite em Campo Maior

O filme português “1618” é exibido na noite de sábado, 5 de novembro, pelas 21h30, no Centro Cultural de Campo Maior. Os bilhetes têm o preço de 3,50 euros.

Baseado em factos verídicos, o filme “1618” conquistou mais de 50 prémios internacionais em festivais de cinema, tornando-se o filme português mais premiado de sempre. “1618” faz parte de um projecto interreligioso e de combate ao antissemitismo entre a Comunidade Judaica do Porto (detentora dos direitos sobre o filme) e a Diocese católica do Porto.

Sinopse: “Matos de Noronha, Visitador da Inquisição, dirige-se para a cidade, numa carruagem escoltada pela sua guarda. Muitos cristãos-novos são suspeitos de terem praticado heresias judaicas. António Álvares, mercador e filantropo respeitado pelos habitantes do Porto, é o primeiro alvo da Visitação. A fuga parece ser o seu único caminho.

Tapete de Arraiolos: uma tradição para todos os gostos

Santo António, São Bento, Dom Luís, Javali ou Guerra Junqueiro são alguns dos tipos de tapetes de Arraiolos existentes no mercado.

Antónia Franco, da Casa dos Tapetes de Arraiolos Loios, refere que “cada tapete tem a sua história e os seus elementos obrigatórios. Depois a pessoa pode escolher a cor e o tamanho. Até hoje, o mais bizarro que nos pediram foi uma cliente do norte que queria um tapete roxo, um branco, um rosa choque e um amarelo”.

“O preço do tapete varia consoante o tamanho. Atualmente, o maior que temos mede 3.30 metros por 2.80 e custa mais de 2300 euros”, referiu-nos Antónia Franco.

A Casa dos Tapetes de Arraiolos Loios é uma das empresas presentes na Mostra Gastronómica, Feira do Tapete e Festival da Empada que está a decorrer até dia 6, no pavilhão multiusos de Arraiolos.

Avaliação da casa em destaque na rubrica da DECO

A avaliação da casa é um processo indispensável na hora de pedir um crédito habitação. É um dos passos a dar, tendo em vista a compra de uma casa com recurso a empréstimo bancário. Uma coisa é certa: o resultado da avaliação vai influenciar o montante de crédito a conceder, que, no caso de habitação própria e permanente não deverá ser superior a 90% do valor da avaliação.

De acordo com Neide Brás, jurista na delegação do Alentejo da DECO, “a avaliação da casa tem de ser executada por um avaliador independente, habilitado para o efeito e registado na CMVM -Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Convém o consumidor saber que, em regra, a avaliação do imóvel é paga pelo consumidor”.

Somente quando uma pessoa compra o imóvel ao próprio banco, por retoma, poderá ficar isento da comissão de 10 por cento e obter financiamento a 100%.

A avaliação da casa é o tema da edição desta semana da rubrica da DECO, com Neide Brás, jurista na delegação do Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor.

Festival de Caminhadas: percurso pelas Defesas de Campo Maior este sábado

O Festival de Caminhadas do Alentejo, o TransAlentejo Walking Festival, chega amanhã, sábado, dia 5 de novembro, a Campo Maior.

Este, que é o penúltimo dia do festival, para além de outros trajetos, inclui o percurso pedestre pelas Defesas de Campo Maior, que arranca, do Largo do Barata, pelas 10 horas.

Este percurso, segundo o diretor técnico do festival, José Pedro Calheiros, “dignifica a recuperação” que tem vindo ser feita ao nível do castelo e das muralhas da vila. A caminhada de amanhã, em Campo Maior, conta um trajeto de 7,5 quilómetros, sendo considerado de dificuldade média.

Esta edição do festival de caminhadas termina no domingo, dia 6, entre outros, com o percurso pedestre das Linhas de Elvas.

Convívio motorizado este fim de semana na Enxara

O parque junto ao Santuário de Nossa Senhora da Enxanra recebe este fim de semana os participantes daquele que é o primeiro convívio motorizado, organizado pelo Grupo Motard de Campo Maior.

Segundo o presidente do grupo, Nelson Carrilho, trata-se de uma iniciativa, que inclui um acampamento, destinada a todos os amantes das motos, motorizadas e jeeps, e um passeio, este sábado, 5 de novembro, pelo concelho. “Vamos acampar, no parque fechado, junto à praça de touros, e passar lá o fim de semana”, começa por dizer. “Esta sexta-feira vamos para lá, ao final do dia, para montar as tendas. Vamos lá ter um barzinho, só para quem queira ir lá fazer uma visita”, acrescenta.

O passeio, amanhã, com passagem pelas barragens do Abrilongo e do Caia, e paragem em Degolados, tem início pelas 14h30, com saída do Santuário. Já durante a noite, haverá música, para animar este convívio, antes dos participantes regressarem a casa, no domingo.

Se a afluência, neste primeiro convívio, corresponder às expectativas, diz ainda Nelson Carrilho, o grupo motard irá ponderar, já para o próximo ano, organizar o evento, mas “a uma escala maior”.